Geografia Física

A Geografia Física é área do conhecimento responsável pela compreensão das dinâmicas atmosféricas, litosféricas, hidrosféricas e da biosfera terrestre.

A Geografia Física busca a compreensão do espaço natural da Terra

A Geografia Física é a área do conhecimento responsável pelos estudos do espaço terrestre no que concerne aos seus aspectos naturais, ou seja, é o ramo que estuda as formas e dinâmicas do sistema terrestre. Mais do que uma simples descrição, a Geografia Física é também responsável pela investigação, análise e explicação de fenômenos referentes à natureza, sobretudo em seu substrato superficial.

Mas de que natureza estamos falando? Afinal, existem muitas outras áreas do conhecimento que também se preocupam em compreender os elementos naturais.

No presente caso, para o conceito de Geografia Física, o sistema natural da Terra é composto por quatro grandes compartimentações de uma mesma realidade: a hidrosfera, a atmosfera, a litosfera e todas essas camadas juntas, compondo a biosfera, conforme podemos observar no esquema a seguir:


Composição dos elementos do sistema terrestre

A hidrosfera refere-se à parte da Terra composta pela água, ou seja, os oceanos, os mares, os rios, os lagos, as bacias hidrográficas, as redes de drenagem, entre outros. Trata-se, portanto, de uma importante questão, pois é o entendimento da hidrosfera que permite compreender a função da água na superfície, bem como a sua disponibilidade e formas de utilização.

A atmosfera, por sua vez, envolve a porção gasosa da Terra, constituída por centenas de quilômetros de extensão e responsável por inúmeros fenômenos. A compreensão da atmosfera, para a Geografia Física, diz respeito não só à sua estrutura e composição, mas principalmente ao seu funcionamento, e isso envolve os climas da Terra e seus fenômenos associados.

A litosfera representa a porção sólida da Terra. Basicamente, ela é entendida como a crosta terrestre, constituída, assim, por rochas e minerais. Na verdade, é a agregação dos minerais que dá forma às rochas, que, por sua vez, compôem o relevo terrestre, que nada mais é do que o modelado sólido superficial da Terra.

A biosfera é, assim, a porção do nosso planeta constituída pelos seres vivos. Ela só se estrutura mediante as condições fornecidas pelas demais camadas em conjunção, fornecendo as bases para a manutenção da vida. Desse modo, a Geografia Física busca lidar não diretamente com os seres vivos, mas como eles transformam e são transformados pelo meio em que vivem, bem como a sua distribuição pelas diferentes localidades.

Vale lembrar, no entanto, que a Geografia (e, por extensão, a Geografia Física) é uma ciência humana, ou seja, centra-se em analisar o comportamento e as dinâmicas das sociedades pelo espaço geográfico. Assim, a relevância dos estudos sobre os temas acima apresentados refere-se tanto para auxiliar a ação humana sobre o meio quanto para entender os impactos gerados pelas atividades antrópicas, além de estabelecer as compreensões sobre como o meio físico interfere nas nossas práticas históricas e cotidianas.

Gostaria de compreender melhor a Geografia Física e, por assim dizer, a dinâmica do sistema terrestre? Então confira os nossos textos!

Boa leitura!


Por Me. Rodolfo Alves Pena

Por: Rodolfo F. Alves Pena

Artigos de Geografia Física

Últimas Aulas

Júlia Lopes de Almeida
Triângulo isósceles
Florestas do Brasil: Amazônia
Elemento químico
Todas as vídeo aulas

Versão completa