O movimento das águas marinhas

As águas marinhas realizam vários movimentos, mas são as marés as mais fáceis de serem observadas sem que seja necessária a utilização de nenhum tipo de instrumento. As ondas são provocadas pela ação dos ventos sobre a superfície dos oceanos.

As marés correspondem ao movimento periódico de cheias e de vazantes, sendo a primeira o momento de maré alta, e a segunda de maré baixa, ambos são de águas oceânicas, tal fenômeno acontece em período intercalado de cerca de 12 horas.

A movimentação das marés é provocada por fatores exógenos (externos) e endógenos (internos), os agentes que dão origem às marés são a lua e o sol e as forças de gravidade presente no interior da Terra.

O movimento das marés entra em contato com a superfície continental, criando dessa forma um efeito que consiste em uma gradativa perda de velocidade no movimento de rotação da Terra.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
Mar

Mar

Por: Eduardo de Freitas

Artigos relacionados

A Lua

A lua, O que é a Lua, A lua e a curiosidade humana, A distância da Lua em relação à Terra, O diâmetro da Lua, A massa da Lua, As características da Lua, Os movimentos realizados pela Lua, As fases da Lua.

Ação da água sobre o relevo

Entenda a função, o impacto e a importância da ação da água sobre o relevo.

Correntes marítimas

Correntes marítimas, águas oceânicas, oceanos, mares, desertos, umidade, continentais, litoral, ilhas britânicas, invernos, Golfo do México, zonas polares, zona intertropical, Terra, correntes quentes, correntes frias.

Erosão

Conceito, causas, efeitos, estágios e os principais tipos de erosão.

La Niña

La Niña: o que é La Niña, quais os efeitos e consequências do La Niña na Terra e no Brasil.

Maré

Maré, O que é a maré, Como acontece a maré, maré alta, maré baixa, Quais são as consequência da maré.

Movimento de rotação

Movimento de rotação, O que é o movimento de rotação, Como ocorre o movimento de rotação, O que provoca o movimento de rotação, As características do movimento de rotação.

Oceanos

Oceanos, o que é oceano, oceano Pacífico, oceano Atlântico, oceano Ártico, oceano Índico, oceano Antártico, para que os oceanos são importantes.

Oceanos e mares

Oceanos e mares, planeta, climático, economia, países, fluxos comerciais, exportação, importação, recursos hídricos, peixes, pescados, renda, jazida, petróleo, navegadores, terras, Américas, Pacífico, Atlântico, Índico, Ártico, Antártico, mares abertos, mares interiores, mares fechados.

Relevo Submarino

Clique aqui e conheça as principais formas de relevo submarino!

Água

A água, características da água, como a água pode ser encontrada, o ciclo da água, a água para ser consumida, o processo de tratamento da água.

Águas subterrâneas

Águas subterrâneas, O que são águas subterrâneas, Onde são encontradas as águas subterrâneas, O que representa as águas subterrâneas para o homem.