Oceanos e mares

Oceanos e mares formam ondas propícias para a prática de esportes.
Oceanos e mares formam ondas propícias para a prática de esportes.

Os oceanos e mares são de fundamental importância para o nosso planeta, pois contribuem para o equilíbrio climático, além de ser muito importante para a economia dos países. Tendo em vista que a maioria dos fluxos comerciais (exportação e importação) ocorre através dos oceanos.

Esses recursos hídricos oferecem também peixes, que são pescados e comercializados gerando renda. Seu subsolo pode abrigar enormes jazidas de petróleo.
No passado, os oceanos e mares serviram de vias para que os navegadores atingissem terras desconhecidas, como por exemplo, as Américas.
Atualmente são considerados como oceanos: Pacífico, Atlântico, Índico, Ártico e Antártico.

Os oceanos são gigantescas massas de água salgada que abrangem uma enorme parte da superfície terrestre, superando as de terras emersas. Entre os oceanos não existe separação geográfica, isto é, todos se encontram interligados em uma só massa de água.

As partes dos oceanos que se encontram perto de áreas continentais ou dentro dos mesmos são consideradas mares, que apresentam pouca profundidade e são influenciados por elementos oriundos das áreas continentais, como as águas de rios que neles desembocam.

Os mares são classificados em: mares abertos, mares interiores e mares fechados; organizados de acordo com a sua disposição no espaço e suas características geográficas.

• Mares abertos: são mares ligados com oceanos vizinhos.
• Mares interiores: são mares ligados com oceanos vizinhos por meio de estreitos.
• Mares fechados: são aqueles mares que não possuem nenhum tipo de ligação direta com o oceano.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
Por: Eduardo de Freitas

Artigos relacionados

Correntes marítimas

Correntes marítimas, águas oceânicas, oceanos, mares, desertos, umidade, continentais, litoral, ilhas britânicas, invernos, Golfo do México, zonas polares, zona intertropical, Terra, correntes quentes, correntes frias.

Deriva Continental

Deriva Continental, O que é Deriva Continental, Quem desenvolveu a Teoria da Deriva Continental, Quando surgiu a Teoria da Deriva Continental, As evidências para elaboração da Teoria da Deriva Continental.

Maré

Maré, O que é a maré, Como acontece a maré, maré alta, maré baixa, Quais são as consequência da maré.

O movimento das águas marinhas

O movimento das águas marinhas, O que são os movimentos das águas marinhas, Como ocorrem os movimentos das águas marinhas, Quais são os fatores responsáveis pelos movimentos das águas marinhas.

O que são rios e lagos?

Rios, lagos, mundo, água, natureza, atmosfera, oceanos, mares, continentes, sólido, líquido, gasoso, recursos hídricos, civilizações, humanidade, história, relevo.

Oceano Índico

Conheça o oceano Índico e algumas curiosidades sobre ele. Entenda a origem do seu nome. Saiba que recursos são encontrados no oceano Índico.

Oceanos

Saiba mais sobre os cinco oceanos terrestres. Entenda o processo de formação dos oceanos, as suas principais características e a sua importância socioambiental.

Pangéia

Pangéia, O primeiro continente do planeta, O que é a Pangéia, As divisões da Pangéia, Quem criou a teoria da deriva continental, Como foi alcançada a teoria da deriva continental.

Placas tectônicas

Entenda as placas tectônicas. Saiba como elas se movimentam e a consequência desses movimentos. Conheça as principais placas tectônicas do mundo.

Relevo Submarino

Clique aqui e conheça as principais formas de relevo submarino!

Águas subterrâneas

Águas subterrâneas, O que são águas subterrâneas, Onde são encontradas as águas subterrâneas, O que representa as águas subterrâneas para o homem.