Enem

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é a maior prova do Brasil. Criado em 1998 para avaliar o ensino médio, o Enem passou a ser a principal forma de ingresso em universidades públicas do país, o que resultou na participação de milhões de estudantes todos os anos.

O Enem pode ser feito por estudantes do ensino médio ou que já tenham concluído os estudos. No entanto, somente quem já formou no ensino médio ou está no terceiro ano é que pode usar as notas do exame para entrar em uma faculdade.

De 1998 a 2019, o Enem foi realizado somente por meio de provas impressas, sendo que em 2009 ele foi reformulado para substituir os vestibulares de algumas universidades públicas. As 63 questões objetivas foram substituídas por 180, distribuídas em dois dias. A prova de redação está presente desde a primeira edição do Enem.

Em 2020, os estudantes ganharam a opção de fazer as provas pelo computador. Diferente da modalidade impressa, o Enem Digital só pode ser feito por estudantes do terceiro ano ou quem já completaram o ensino médio.

Como é o Enem?

O Enem recebe inscrições no mês de maio, pela internet, na Página do Participante. O exame tem uma taxa, mas estudantes de baixa renda podem solicitar a isenção do pagamento em abril, em um prazo estipulado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), vinculado ao Ministério da Educação (MEC).

Em outubro, os estudantes têm acesso ao Cartão de Confirmação de Inscrição com os locais de prova do Enem. O documento é apenas para localização do participante, já que não é possível alterar a cidade de prova depois do fim da inscrição.

Provas

O Enem é realizado em dois domingos consecutivos, geralmente no mês de novembro. Suas provas são divididas pelas chamadas áreas do conhecimento e suas respectivas disciplinas. O primeiro dia do exame é voltado para Linguagens e Códigos, Redação e Ciências Humanas, já o segundo conta com Ciências da Natureza e Matemática

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Cada área do conhecimento (prova) é composta por 45 questões de múltipla escolha (em que o candidato assinala com X). Somente a Redação do Enem constitui a parte discursiva do Enem. 

A prova de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias é composta pelas disciplinas de Língua Portuguesa, Literatura, Língua Estrangeira, Artes, Educação Física e Tecnologias da Informação e Comunicação.

A prova de Ciências Humanas e suas Tecnologias é constituída das disciplinas de História, Geografia, Filosofia e Sociologia.

A prova de Matemática e suas Tecnologias, como diz o próprio nome, é exclusiva para a disciplina de Matemática. 

Já a prova de Ciências da Natureza e suas Tecnologias é composta pelas disciplinas de Física, Química e Biologia. 

Saiba mais sobre as provas do Enem

Como usar a nota do Enem?

O resultado do Enem é divulgado em janeiro. Quem faz o Enem pode usar as notas para se inscrever no Sistema de Seleção Unificada (SiSU), plataforma digital do MEC que substitui vestibulares de boa parte das instituições públicas de ensino superior (universidades federais e estaduais, e institutos e centros federais).

O estudante que deseja uma bolsa de estudos para fazer uma faculdade particular também pode usar o Enem. O Programa Universidade Para Todos (ProUni) utiliza as notas do Enem para conceder bolsas integrais e parciais (50%) para estudantes de baixa renda.

Outra forma de usar o Enem para fazer um curso de graduação é o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). O programa financia as mensalidades de estudantes que se encaixam nos critérios de renda.

O Enem também usado por várias instituições de ensino como meio de selecionar seus alunos, seja em substituição ao vestibular ou como uma das etapas dos processos seletivos. É possível até estudar em Portugal com as notas do Enem.

Por: Lorraine Vilela

Seções de Enem

Dicas para o Enem

Confira dicas para sair bem nas provas do Enem. Dicas para Redação do Enem e provas de Linguagens, Ciências Humanas, Ciências da Natureza e Matemática.

Fies

Saiba o que é Fies. Veja como funciona o Fundo de Financiamento Estudantil, quem pode se inscrever, quando são as inscrições e mais detalhes.

ProUni

Conheça o ProUni, programa de bolsas de estudos em cursos superiores que usa as notas do Enem; veja como participar e tire suas dúvidas.

SiSU

Conheça o SiSU, sistema de seleção que utiliza as notas do Enem para ingresso em instituições públicas de ensino superior e saiba como participar.

Artigos de Enem

Atendimento especializado no Enem

Saiba o que é o Atendimento Especializado no Enem, quem pode solicitar as adaptações para as provas e veja como e quando realizar a solicitação do benefício.

Cartão de Inscrição do Enem

Veja quais as informações presentes no Cartão de Inscrição do Enem e saiba o que pode ser alterado. O cartão do Enem informa o local de prova.

Como calcular a média do Enem

Saiba como calcular a média do Enem. Veja as duas formas mais usadas para fazer o cálculo. Confira como programas de acesso ao ensino superior calculam as médias.

Como calcular a nota do Enem

Saiba como são calculadas as notas do Enem. O cálculo das provas objetivas é feito seguindo a Teoria de Resposta ao Item, conhecida como metodologia TRI.

Como conseguir a isenção da taxa de inscrição do Enem

Saiba como solicitar isenção da taxa de inscrição do Enem e quem pode fazer o pedido. Tire suas dúvidas sobre o processo de isenção.

Como estudar em Portugal com a nota do Enem

Saiba como usar as notas do Enem para estudar em Portugal. Convênio do Inep possibilita o ingresso de brasileiros em 50 instituições portuguesas.

Como funciona a correção da redação do Enem

Entenda como funciona a correção da redação do Enem, parte muito importante do maior exame educacional do país. Quais são os critérios de avaliação.

Como são as provas do Enem

Confira como são as provas do Enem. Elas são aplicadas em dois dias e divididas entre quatro áreas do conhecimento e redação. Questões são objetivas.

Como se inscrever no Enem

Confira o passo a passo de como se inscrever no Enem e tire todas as suas dúvidas. Inscrições do Enem geralmente abrem em maio.

Como trabalhar no Enem

Saiba quem pode trabalhar no Enem e veja como ser um certificador. Entenda quais as funções do fiscal do Enem e quanto o fiscal recebe nos dias de prova.

Enem Digital

Saiba tudo sobre o Enem Digital e veja como é feita a aplicação das provas, inscrição e quem pode participar. Entenda também a diferença do exame digital e impresso.

O que estudar para o Enem?

Saiba o que você precisa estudar para o Enem e as disciplinas que mais caem nas provas em cada disciplina e os possíveis temas da redação.

O que fazer com a nota do Enem

Entenda por que é tão importante fazer o Enem e saiba como usar as notas do exame para entrar em uma faculdade.

O que levar e não levar para o Enem

Saiba quais são os documentos e objetos obrigatórios no dia da prova do Enem, além dos itens que são proibidos. Celular é permitido? Descubra!

Quanto é preciso tirar para passar no Enem?

Saiba quanto é preciso tirar para passar no Enem. Entenda o que é a nota de corte do SiSU e qual a pontuação mínima do ProUni e Fies.

Quem pode fazer o Enem?

Saiba quais pessoas podem fazer o Enem, quais as diferenças entre os públicos das provas impressa e digital e o que é preciso para participar do Exame Nacional do Ensino Médio.

Redação do Enem

Saiba como é a redação do Enem. Como deve ser feito o texto, o que é a proposta de intervenção, como a redação é corrigida e o que fazer para zerar o texto.

Resultado do Enem

Algumas dúvidas sobre o resultado do Enem pairam sobre a cabeça dos estudantes. Nós respondemos todas elas!

Temas da Redação do Enem

Veja todos os temas da redação do Enem e entenda como é feita a escolha deles. Saiba como se preparar para sair bem em todos os temas da redação.

Teoria de Resposta ao Item (TRI) no Enem

Entenda o que é a Teoria de Resposta ao Item (TRI) e como ela funciona na correção do Enem. Saiba como é feito o cálculo da nota do Enem.