Qual a diferença entre Enem e SiSU?

É comum confundir as funções do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e do Sistema de Seleção Unificada (SiSU) quando se fala em ingresso em cursos superiores. É o seu caso? Veja quais as diferenças entre eles e tire suas dúvidas!

Enem x SiSU

O Enem é uma prova de avaliação dos estudantes do ensino médio, já o SiSU é uma plataforma digital que utiliza as notas do Enem como meio de seleção dos candidatos aos cursos superiores de instituições públicas. 

  • Enem = Prova 
  • SiSU = Processo Seletivo 

 


A principal confusão entre os dois é gerada porque o Enem é obrigatório para que o estudante participe do SiSU, o que leva muita gente a acreditar que o exame em si é um processo seletivo que pode aprovar ou reprovar, o que não é verdade. 

O Sistema de Seleção Unificada substitui os vestibulares de diversas instituições de ensino superior públicas e, como não aplica suas próprias provas, utiliza a pontuação do Enem como forma de avaliar os inscritos. 

Além do SiSU, muitas instituições de ensino fazem suas próprias seleções com o aproveitamento das notas do Enem, incluindo as particulares. Há, também, a possibilidade de usar a pontuação do exame para bolsas de estudos do Programa Universidade Para Todos (ProUni) e para o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). 

Enem

O Enem foi criado em 1998 somente com o propósito de avaliar o nível dos estudantes do ensino médio. Mas, em 2009, o exame passou por uma reformulação, substituindo os vestibulares de algumas universidades federais. O Enem também passou a ser optativo em alguns vestibulares como forma de acréscimo nas notas. 

Para permitir que os participantes do Enem concorressem ao mesmo tempo em várias universidades, o Ministério da Educação criou, em 2010, o SiSU. Com a adesão gradativa das instituições públicas ao Sistema de Seleção Unificada, o Enem tornou-se a principal forma de entrar em universidade pública no Brasil. 

Veja como se inscrever no Enem

O Enem abre inscrições em maio, exclusivamente pela internet. Já o exame é realizado em novembro, em dois domingos consecutivos. Desde 2020, o Exame Nacional do Ensino Médio se divide em Impresso e Digital

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

O primeiro dia do Enem é composto por 45 questões objetivas de Linguagens e Códigos; 45 de Ciências Humanas e Redação. O segundo domingo é constituído de 45 perguntas de Ciências da Natureza e 45 sobre Matemática. 

O resultado do Enem costuma sair em janeiro. No mesmo mês, o Ministério da Educação (MEC) recebe as inscrições do SiSU do primeiro semestre. A pontuação que o estudante alcança no Enem pode ser utilizada nas duas edições que o Sistema de Seleção Unificada tem no ano. 

SiSU

O SiSU é uma plataforma de seleção unificada que utiliza as notas do Enem mais recente como ingresso de candidatos em cursos superiores de instituições públicas de ensino, substituindo a realização de vestibulares. 

Saiba o que é o SiSU

O SiSU tem duas edições por ano, as quais são realizadas no início de cada semestre (janeiro e julho). A inscrição é gratuita e recebida exclusivamente pela internet. 
Dentro do período definido pelo MEC, os candidatos devem entrar no site sisu.mec.gov.br, informar o número de inscrição no Enem mais recente e a senha de acesso à Página do Participante (site do Enem). 

Com o login feito, o candidato poderá escolher até duas opções de curso, em ordem de preferência. Também é necessário informar a modalidade de concorrência desejada (cotas ou ampla concorrência). 

Leia como funcionam as cotas no SiSU

O MEC divulga o resultado do SiSU no próprio site e cabe aos candidatos a verificação da documentação necessária para as matrículas, sendo a etapa do registro acadêmico realizada pelas próprias instituições de ensino. 

Os candidatos que não forem convocados em nenhuma das duas opções de curso podem participar da lista de espera do SiSU, manifestação de interesse que é feita também pelo site da seleção. O MEC repassa os nomes dos interessados para as instituições e elas ficam responsáveis pelas demais chamadas do SiSU, em seus próprios sites.

Por: Lorraine Vilela

Artigos relacionados

Dúvidas sobre o Fies

Tire suas dúvidas sobre o Fies, programa que usa as notas do Enem para conceder financiamento de mensalidade em faculdades particulares.