Estão abertas as inscrições para o SiSU 2021/1

Por: Adriano Lesme
06/04/2021 17h52 , atualizado em 06/04/2021 18h07

Os estudantes que fizeram as provas do Enem 2020 já podem se inscrever no Sistema de Seleção Unificada (SiSU). As inscrições para a edição do primeiro semestre de 2021 foram abertas nesta terça-feira, 6 de abril.

Podem se inscrever no SiSU 2021/1 as pessoas que concluíram o ensino médio, fizeram o Enem 2020 e não zeraram a redação. O prazo de inscrição encerra na sexta-feira, dia 9.

Faça aqui sua inscrição no SiSU 2021/1

Acesse também o resultado do Enem 2020

O SiSU 2021 do primeiro semestre oferece 209.190 vagas, distribuídas em 5.685 cursos de graduação de 110 instituições públicas de educação superior. Todos os cursos do SiSU são gratuitos.

Os interessados devem se inscrever no site oficial do SiSU, por meio do login no portal gov.br. O cadastro no portal gov.br já foi feito durante a inscrição no Enem 2020.

No sistema de inscrição, o candidato pode escolher até dois cursos, indicando a preferência. Ele também deve indicar a modalidade de concorrência (universal, cotas, ações afirmativas). As instituições federais reservam metade das vagas para estudantes de escolas públicas.

É possível alterar as opções de cursos ou instituições, assim como a modalidade de concorrência durante o período de inscrições. O candidato pode acompanhar diariamente, a partir do segundo dia do SiSU, o balanço com a sua posição na disputa pelas vagas e as notas de corte cada curso, podendo mudar de opção se achar necessário. 

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Tire suas dúvidas sobre o SiSU

Tópicos deste artigo

Resultado

O resultado do SiSU 2021/1 será divulgado no dia 13 de abril. O candidato aprovado na chamada regular deverá efetuar matrícula entre os dias 14 e 19 de abril, presencialmente na faculdade ou pela internet.

Quem não for selecionado em nenhuma das opções de curso poderá participar da lista do SiSU, manifestando interesse entre os dias 13 e 19 de abril.  O MEC faz a relação dos candidatos com interesse pela lista de espera e repassa para as instituições de ensino participantes do SiSU.

As chamadas posteriores são de responsabilidade das universidades e institutos, em datas definidas por elas próprias e dentro do número de vagas disponíveis para ocupação. Essas convocações poderão ser divulgadas a partir de 23 de abril.

Artigos relacionados

Cotas no SiSU

Tire suas dúvidas sobre o sistema de cotas do SiSU, as leis, ações afirmativas e programas de bônus em cada instituição de ensino.

Qual a diferença entre Enem e SiSU?

Saiba quais as diferenças entre o Enem e o SiSU, qual a função de cada um e como participar. Tire suas dúvidas sobre o Enem e o SiSU.

Respondendo dúvidas sobre o SiSU

Neste texto esclarecemos as principais dúvidas que os participantes do Enem têm sobre o SiSU. Quem pode participar, como funcionam as cotas e muito mais.

SiSU 2021/1: resultado já pode ser conferido

O MEC divulgou hoje (14) o resultado o SiSU 2021/1. Lista de Espera também está com inscrições abertas até 23 de abril.