Física

A física é a ciência que estuda os fenômenos da natureza e está muito presente em nosso cotidiano.

A palavra Física deriva do termo grego physiké, que significa ciência daquilo que é natural. Logo, a física é a ciência que estuda os fenômenos da natureza.

Desde a Antiguidade, o homem ao perceber fenômenos, como raios, trovões, o nascer e o pôr do sol, tentava entendê-los, mas como não encontrava as devidas explicações, atribuía tais fenômenos à atuação sobrenatural de deuses.

A partir dos filósofos gregos, o misticismo deu lugar à compreensão dos fenômenos como ações naturais e, partir de então, a física tal como conhecemos foi se desenvolvendo.

Essa ciência está totalmente diluída em nosso cotidiano. Pequenas atitudes, como atravessar uma rua movimentada, falar ao celular, usar a internet, estão cheias de princípios físicos. Como existem muitas áreas de atuação a física é ramificada, sendo cada ramo responsável pelo estudo de determinados fenômenos. As ramificações da física são:

  • Mecânica: é o estudo dos movimentos. Está subdivida em cinemática, que é o estudo descritivo dos movimentos, e dinâmica, que é o estudo das causas que originam os movimentos;

  • Termologia: é a parte da física que estuda os fenômenos relacionados à temperatura e calor;

  • Eletromagnetismo: estuda todos os fenômenos relacionados à eletricidade e ao magnetismo;

    Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
  • Ondulatória: estudos das ondas e fenômenos ondulatórios;

  • Óptica: estudo dos fenômenos que envolvem a luz;

  • Física moderna : chamamos de física moderna a física do séc. XX, onde se concentram os estudos de relatividade e quântica.

Se repararmos em nosso cotidiano iremos perceber inúmeras aplicações dos estudos da física. Como aplicações podemos citar as diversas formas de geração de energia, os motores a explosão utilizados nos veículos automotores, na medicina com o uso dos raios x e raios gama para diagnósticos, nas telecomunicações através do envio de informações por meio de fibras ópticas etc. São inúmeras as aplicações dessa ciência.

O uso dessa ciência em nosso cotidiano, auxiliando-nos em diversas áreas, só é possível graças aos esforços de cientistas e pesquisadores que certamente marcaram a história dessa ciência com suas contribuições. Podemos citar alguns como Galileu Galilei, responsável pelo desenvolvimento do método científico; Isaac Newton, responsável por descrever uma física inteiramente cotidiana e por contribuir com o desenvolvimento da matemática; e Albert Einstein, com a incrível teoria da relatividade e a correta explicação do efeito fotoelétrico.

A física e suas diferentes áreas de atuação

Por: Joab Silas da Silva Júnior

Seções de Física

Astrofísica

Clique aqui para estudar conteúdos ligados à Astrofísica, ramo da Astronomia que estuda o universo por meio de aplicações das leis da Física.

Curiosidades de Física

Clique aqui e confira algumas curiosidades que envolvem a Física, ciência voltada ao estudo dos fenômenos da natureza e que revela uma infinidade de fatos curiosos.

Eletricidade

Clique aqui para conhecer mais sobre a Eletricidade, ramo da Física que se dedica à compreensão de fenômenos de natureza elétrica.

Eletromagnetismo

É a parte da física que estuda as propriedades elétricas e magnéticas da matéria, em particular as relações estabelecidas entre elas.

Física Moderna

Em particular, Física Moderna é o estudo da Mecânica Quântica e da Teoria da Relatividade Restrita.

Grandes nomes da Física

Clique aqui para conhecer um pouco da história da Física como ciência e também as principais contribuições dos grandes nomes dessa área!

Magnetismo

Clique aqui para saber mais sobre o Magnetismo, ramo da Física que se dedica ao estudo de fenômenos que envolvem campos magnéticos.

Mecânica

Parte da Física que estuda o movimento dos corpos.

Ondulatória

Ondulatória é a parte da Física que estuda as ondas. Qualquer onda pode ser estudada aqui, seja a onda do mar, ou ondas eletromagnéticas, como a luz.

Óptica

É a parte da Física que se dedica ao estudo da luz.

Termologia

Termologia é a parte da Física que se dedica a analisar os fenômenos que dizem respeito ao calor

Artigos de Física

Cinco coisas que você precisa saber sobre as Leis de Newton

Clique aqui e veja quais são as cinco coisas que você precisa saber sobre as leis de Newton, a base da Mecânica Clássica.

Cinco dicas para resolver exercícios de Física

Clique aqui para conhecer cinco dicas fundamentais para resolver exercícios de Física. Nossas dicas tornarão as resoluções de questões mais fáceis!

Como passar m/s para km/h?

Aprenda agora mesmo a passar uma unidade de medida em m/s para km/h!

Conceitos básicos de movimento

Clique para ficar por dentro dos conceitos fundamentais ligados ao estudo do movimento.

Energia elétrica

Saiba mais sobre a energia elétrica, tipo de energia presente em quase tudo o que fazemos.

Equações de Física no Enem

Que tal recapitular algumas das mais importantes equações de Física que podem ser usadas na prova do Enem? A Física faz parte da prova das Ciências da Natureza do Enem. Para resolver as questões com tranquilidade, é necessário conhecer conceitos e fórmulas básicas de conteúdos como Mecânica, Eletromagnetismo e Termodinâmica.

Evolução dos aparelhos de televisão

Clique aqui para conhecer a evolução dos aparelhos de televisão, desde o tubo até o LED!

Física da pipoca

Você sabia que fazer pipoca é fazer Física? Clique aqui e conheça os processos físicos envolvidos na produção de pipoca!

Forças aplicadas em corpos extensos

Veja aqui como a intensidade e o ponto onde forças são aplicadas determinam o tipo de movimento de um objeto extenso, isto é, corpo extenso.

Heinrich Hertz

Conheça a história da vida de Heinrich Rudolf Hertz, físico alemão responsável por comprovar experimentalmente as ondas eletromagnéticas.

Importância da Física

Aqui você poderá perceber a importância da Física para o nosso dia a dia e para o desenvolvimento humano.

Macetes de Física

Clique aqui e conheça alguns macetes para ajudar na memorização de fórmulas de Física!

Materiais Paramagnéticos

Um campo magnético externo tende a orientar os ímãs microscópicos em um material paramagnético.

Nebulosas

Clique aqui e saiba o que são e quais são os tipos existentes de nebulosas e suas propriedades.

O que estudar de Física para o Enem?

Saiba quais são os conteúdos de Física que você não pode deixar de estudar para o Enem!

Ondulatória para o Enem

Clique aqui e veja como a Ondulatória, ramo da Física que estuda as ondas, pode ser cobrada no Enem!

Plutão: o planeta anão

Você sabe por que Plutão foi rebaixado para a classificação de planeta anão? Clique aqui e descubra!

Potência dissipada por um resistor

Clique aqui e veja as equações que determinam a potência dissipada por um resistor, conteúdo muito importante para o Enem.

Prefixos do Sistema Internacional de Unidades

Aprenda quais são os prefixos utilizados no Sistema Internacional de Unidades e a realizar a conversão de grandezas prefixadas.

Sistema Internacional de Unidades (SI)

Entenda o que é o Sistema Internacional de Unidades (SI). É só clicar aqui!