Mecânica

Um dos focos da Física é estudar o movimento dos objetos que estão à nossa volta. A Física procura estudar a rapidez com que estão se movendo, bem como a distância percorrida em um determinado intervalo de tempo. Os engenheiros de carros de fórmula 1 são fanáticos por esses aspectos da Física. Os geólogos usam a Física para estudar o movimento das placas tectônicas e tentar descobrir quando haverá um terremoto.

Os médicos usam a Física para mapear o fluxo de sangue em um paciente, quando examinam uma artéria que possa estar obstruída. Alguns motoristas usam a Física para tentar reduzir a velocidade e escapar de uma multa quando avistam um radar à frente.

O ramo da Física que se preocupa em estudar o movimento dos corpos, bem como a origem desse movimento é chamado de Mecânica.
Na Física, o estudo da Mecânica está dividido em Cinemática, Dinâmica e Estática.

Corpo em movimento

Por: Domiciano Correa Marques da Silva

Seções de Mecânica

Cinemática

Cinemática é o estudo dos movimentos sem a preocupação com as suas causas.

Dinâmica

Ramo da Física que estuda a causa dos movimentos dos corpos.

Estática

É a parte da física que estuda sistemas sob a ação de forças que se equilibram.

Artigos de Mecânica

Coeficiente de atrito

Clique aqui e conheça o coeficiente de atrito, grandeza fundamental para a compreensão das forças de atrito!

Coeficiente de restituição

Equacionamento do coeficiente de restituição em uma colisão.

Como resolver exercícios de conservação da energia mecânica?

Você sabe como resolver exercícios de conservação da energia mecânica? Quando um sistema físico está sujeito exclusivamente à ação de forças não dissipativas, o módulo de sua energia mecânica permanece inalterado, ou seja, a energia mecânica se conserva. Sabendo isso, é possível resolver facilmente alguns exercícios!

Determinando o tempo de queda

Melancia ou tomate, quem chega ao chão primeiro? Clique aqui entenda o cálculo do tempo de queda dos objetos.

Efeito Venturi

Clique aqui e conheça o Efeito Venturi, efeito gerado por fluidos em movimento que está relacionado com motores a combustão e com a válvula mitral do coração.

Energia mecânica

A energia mecânica nada mais é do que a capacidade de realizar trabalho. Confira suas propriedades!

Energia potencial elástica

Clique aqui e saiba o que é e como se determina a energia potencial elástica, tipo de energia armazenada em corpos elásticos.

Equação de Bernoulli

Clique aqui e conheça a equação de Bernoulli, que envolve a velocidade de escoamento de um fluido e a pressão exercida por ele.

Equilíbrio do ponto material e dos corpos rígidos

Saiba mais sobre o equilíbrio do ponto material e dos corpos rígidos e quais são as condições para que ele seja estabelecido.

Fases da Lua

Saiba por que a Lua apresenta quatro fases distintas e conheça algumas de suas principais características!

Física do ano bissexto

Clique para entender por que a cada quatro anos temos um ano bissexto!

Força de atrito

Clique aqui e conheça a força de atrito, que ocorre pelo contato entre objetos e que possui a tendência de se opor ao movimento.

Força Normal e Força Peso no elevador

Aprenda como calcular os diferentes valores da Força Normal no elevador.

Grandezas angulares

Clique aqui e conheça as grandezas angulares, bem como suas correspondentes lineares.

Grandezas escalares e vetoriais

Você sabe a diferença entre grandezas escalares e vetoriais? Clique aqui e descubra!

Imponderabilidade

Clique aqui para entender a imponderabilidade, sensação de falta de peso que permite a “flutuação” dos astronautas em “gravidade zero”.

Impulso e Quantidade de Movimento

Conheça aqui uma experiência simples em que o impulso e a quantidade de movimento são utilizados.

Lançamento de satélites

Clique aqui e entenda como são lançados os satélites que garantem, por exemplo, sua TV a cabo!

Lei de Hooke

Você conhece a Lei de Hooke? Trata-se de uma equação matemática que nos permite calcular o módulo da força elástica exercida por um corpo elástico quando deformado. Veja aqui como usar essa lei para calcular a força elástica e também alguns exercícios resolvidos sobre o tema.

Leis de Kepler

Conheça as três Leis de Kepler utilizadas para descrever o movimento planetário.

Leis de Newton

Clique aqui e conheça as leis de Newton, a base da Mecânica Clássica e as responsáveis pela explicação de diversos fenômenos cotidianos.

Massa e peso

Conheça as diferenças entre massa e peso e saiba como calcular o módulo do peso, além de tratá-lo como uma grandeza vetorial.

Momento angular

Conheça o momento angular, uma das grandezas físicas mais importantes para o estudo da Dinâmica e Cinemática rotacional.

Movimento Uniformemente Variado (MUV)

Saiba o que é o Movimento Uniformemente Variado (MUV).

O que é força?

Clique aqui para entender o que é força, a grandeza vetorial que se relaciona com ações como empurrar e chutar.

Pêndulo de Newton

Clique aqui e entenda como funciona o pêndulo de Newton, instrumento que auxilia a compreensão da conservação da energia e da quantidade de movimento.

Pressão hidrostática

Aprenda a determinar a pressão hidrostática, isto é, a pressão exercida por um fluido sobre um objeto nele mergulhado!

Primeira lei de Kepler

Clique aqui e conheça a Primeira lei de Kepler, que nos mostra como é a trajetória dos planetas ao redor do Sol.

Principais equações da Cinemática

Conheça as principais equações da Cinemática e entenda o significado e a unidade de medida de cada termo das equações.

Princípio da Conservação da Quantidade de Movimento

Aprenda como a quantidade de movimento de um sistema é conservada.

Referencial inercial

Clique aqui e entenda o que são os chamados referenciais inercias, referenciais onde as leis de Newton possuem validade.

Relação entre velocidade linear e velocidade angular

Clique aqui e descubra a relação entre a velocidade linear e velocidade angular.

Segunda lei de Kepler

Clique aqui e conheça a Segunda lei de Kepler, a chamada lei das áreas, que trata do movimento dos planetas em trajetórias elípticas.

Sensor de velocidade

Sensor de velocidade, Princípios físicos do sensor de velocidade, A física do sensor de velocidade, Funcionamento do sensor de velocidade.

Teorema do Impulso

Entenda o que diz o Teorema do Impulso, que vale para qualquer forma de movimento, a partir de uma demonstração para o movimento retilíneo uniformemente variado.

Trabalho mecânico

Entenda a definição de trabalho mecânico e aprenda como ele é calculado.

Velocidade terminal

Clique aqui para entender o que é velocidade terminal. Conheça mais uma incrível face da Física!