Coeficiente de atrito

O coeficiente de atrito é o número que indica a maior ou menor resistência das superfícies ao movimento de objetos.

O coeficiente de atrito é uma grandeza adimensional (não possui unidade de medida) que indica se as superfícies oferecem muita ou pouca resistência ao movimento de objetos. O ato de empurrar um objeto pesado sobre uma superfície polida, por exemplo, é muito mais fácil que empurrá-lo sobre uma superfície rugosa e com falhas. Na superfície lisa, o coeficiente de atrito é menor que na superfície rugosa, indicando a maior facilidade de movimento do objeto.

  • Força de atrito

Sempre que um corpo está apoiado sobre uma superfície e uma força externa paralela ao chão atua sobre ele, surgirá uma força que se oporá à tentativa de movimento. Essa força é denominada de força de atrito (FAT)

  • Atrito estático

Um objeto em repouso sobre uma superfície só iniciará um movimento se uma força for aplicada sobre ele. Essa força possui um valor mínimo necessário que deve ser maior que o atrito existente entre o objeto e a superfície. Quando a força aplicada superar a força de atrito, o movimento será iniciado. Essa força de atrito existente quando o objeto está parado é denominada de atrito estático.

No momento em que o objeto está parado, o número que representa a maior ou menor dificuldade imposta pela superfície ao movimento é denominado de coeficiente de atrito estático. Para representá-lo, normalmente se utiliza o símbolo μE.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
  • Atrito dinâmico ou cinético

No momento em que o objeto começa seu movimento, a força de atrito estático foi vencida. A partir desse momento, a força aplicada sobre o objeto terá a função de mantê-lo em movimento. Durante o movimento, a força de atrito continua a atuar sobre o objeto, mas com menor intensidade. Nesse caso, ela é denominada de força de atrito dinâmico ou cinético.

O número que representa a maior ou menor dificuldade imposta pela superfície para um objeto em movimento é denominado de coeficiente de atrito dinâmico ou cinético. Geralmente, é representado pelo símbolo μC.

A tabela abaixo traz os valores dos coeficientes de atrito estático e cinético para diferentes superfícies em contato

A tabela abaixo traz os valores dos coeficientes de atrito estático e cinético para diferentes superfícies em contato

Repare que os valores para os coeficientes de atrito estático são sempre maiores que os valores para os coeficientes de atrito dinâmico, pois estes representam a dificuldade de impor movimento a um objeto.

Aproveite para conferir a nossa videoaula sobre o assunto:

Quando o piso está molhado, a água tampa as imperfeições dele e deixa-o mais liso, diminuindo o coeficiente de atrito da superfície

Quando o piso está molhado, a água tampa as imperfeições dele e deixa-o mais liso, diminuindo o coeficiente de atrito da superfície

Por: Joab Silas da Silva Júnior

Artigos relacionados

Como funcionam os freios ABS?

Clique aqui para descobrir como funcionam os freios ABS, tipos de freio obrigatórios em todos os carros fabricados no Brasil a partir de 2014.

Curiosidades físicas no Futebol

Sabia que você pode aprender Física com futebol? Neste artigo demonstraremos como isso é possível ao revelar conceitos físicos presentes em uma partida de futebol. Veja aqui por que as chuteiras possuem travas, por que os jogadores vestem roupas térmicas e qual é o tempo que o goleiro tem para reagir a um pênalti!

Força de atrito

Clique aqui e conheça a força de atrito, que ocorre pelo contato entre objetos e que possui a tendência de se opor ao movimento.

Força de atrito cinético

Veja aqui a definição de força de atrito cinético e conheça também em quais situações nos deparamos com essa força.

Força de atrito estático

Aprenda aqui a definição de força de atrito estático e veja também em quais situações nos deparamos com essa força.

Forças

Clique aqui e aprenda os tipos de forças existentes e quais são seus conceitos.

Leis do atrito cinético

Entendendo as características gerais que regem as leis do atrito cinético.

Modelo experimental para força de atrito

Veja aqui como testar a força de atrito através de um modelo experimental.

O Atrito Pode ser Útil

Você sabia que, em uma superfície sem atrito, a pessoa não conseguiria caminhar? Clique e entenda!

O Atrito em nosso favor

Se não houvesse o atrito, não poderíamos andar ou segurar objetos. Clique e aprenda como essa força funciona a nosso favor.

Ângulo de atrito

Veja aqui como podemos determinar o ângulo de atrito fazendo uso do plano inclinado.