O Atrito em nosso favor

O atrito é uma força que surge quando há contato entre duas superfícies sólidas. Existem dois tipos de força de atrito: força de atrito estático e força de atrito cinético.

Atrito
Atrito

Podemos ver a atuação da força de atrito em nossa vida cotidiana, pois, se não houvesse o atrito, não poderíamos andar, segurar objetos, e os carros também não se movimentariam, por não haver atrito entre os pneus e o chão (solo).

Sabemos que o primeiro vestígio de fogo foi obtido pelos homens primatas que, sem saber, começaram a bater uma pedra na outra, surgindo pequenas faíscas, e esfregando dois pedaços de madeira.

O atrito é uma força que surge quando há contato entre duas superfícies sólidas. Para que se tenha atrito, há a dependência do estado de polimento da superfície, bem como as características de cada objeto.

Dessa forma, podemos dizer que quanto mais lisa estiver uma superfície, menor será a força de atrito. Podemos enunciar dois tipos de atrito:

Força de atrito estático

Este tipo de atrito ocorre quando duas superfícies estão em contato e na eminência do deslocamento.

Força de atrito cinético

Este tipo de atrito ocorre quando duas superfícies estão em contato e escorregando uma em relação à outra.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
Por: Domiciano Correa Marques da Silva

Artigos relacionados

Coeficiente de atrito

Clique aqui e conheça o coeficiente de atrito, grandeza fundamental para a compreensão das forças de atrito!

Força de atrito

Clique aqui e conheça a força de atrito, que ocorre pelo contato entre objetos e que possui a tendência de se opor ao movimento.

O Atrito Pode ser Útil

Você sabia que, em uma superfície sem atrito, a pessoa não conseguiria caminhar? Clique e entenda!