O Ministério da Educação (MEC) anunciou em julho de 2019 uma novidade para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem): a aplicação de provas digitais a partir de 2020. O objetivo da nova versão do exame foi reduzir os gastos com a impressão das provas.
Inicialmente, o Enem Digital foi lançado para atender 50 mil estudantes em 15 capitais. Porém, em março de 2020 o MEC aumentou esse número para 101.100 participantes, com aplicação das provas em todos os estados e no Distrito Federal.
O MEC tem a intenção de aumentar a quantidade de participantes nas provas digitais anualmente para que, até 2026, elas possam substituir totalmente as provas impressas.
O que é o Enem Digital?
O Enem Digital é uma nova forma de aplicação das provas do Enem por meio de computadores. Os participantes respondem as questões de forma digital, substituindo a tradicional versão impressa.
As provas mantêm a mesma estrutura do exame tradicional, com 180 questões e uma redação, divididos em dois dias de aplicação. Somente a redação continua sendo impressa.
Quem pode fazer o Enem Digital?
Por enquanto, as provas digitais do Enem só podem ser feitas pelos estudantes que já concluíram ou vão concluir o Ensino Médio até o final do ano de aplicação do exame, o que impede a participação de treineiros (estudantes que ainda não concluíram o Ensino Médio).
Os participantes que necessitam de atendimento especial no Enem, como recursos de acessibilidade,também podem participar da versão digital do Enem.
Como fazer a inscrição no Enem Digital?
As inscrições para o Enem Digital são realizadas no mesmo período e local do Enem tradicional. Antes de começar o processo de inscrição, o participante deve se cadastrar no Portal do Governo Federal, exigência que também começou em 2020.
Para fazer a inscrição no Enem Digital, o estudante deve acessar a Página do Participante e iniciar o processo. Além disso, também é obrigatório fazer o upload de uma foto para a identificação nos dias de prova. A taxa de inscrição é a mesma das provas impressas.
O participante também só pode optar por um tipo de prova. Não é possível fazer o Enem nas duas modalidades.
Como funciona o Enem Digital
O formato da prova digital e tradicional é o mesmo, com questões e tema da redação iguais. O tempo oferecido para a resolução das questões também é o mesmo.
Saiba como são as provas do Enem
As provas digitais do Enem também podem conter vídeos, infográficos, games e outros recursos audiovisuais que as provas impressas não permitem.
Os locais de aplicação da prova digital são determinados pelo Inep e devem apresentar infraestrutura adequada para receber os computadores de aplicação dos exames. Durante o exame, os participantes só têm acesso ao caderno de provas virtual, sem acesso à internet ou a outro programa.