Dicas para o Enem

Se você pretende fazer as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e ainda não sabe como começar a se preparar, o que estudar, como se inscrever e os passos que deve seguir para participar do exame, confira essas dicas.

1) Fique atento à inscrição

Geralmente, as inscrições são realizadas em maio e o período não é prorrogado. Você vai precisar de um CPF e um RG, além de e-mail próprio e número de celular.

Confira passo a passo como é feita a inscrição no Enem

Na inscrição você vai preencher seus dados pessoais e de escolaridade, escolher local de prova e a língua estrangeira, informar necessidade de atendimento especializado no Enem e preencher um questionário socioeconômico. 

Ao final, vai gerar um boleto para o pagamento da taxa, que nos últimos anos foi de R$ 85. Alguns estudantes têm direito à isenção desse valor. 

Mais: Saiba como conseguir a isenção no Enem

2) Conheça a prova

As provas do Enem são aplicadas em dois dias, possui 180 questões objetivas de múltipla escolha e uma redação. As questões são divididas da seguinte forma:

1º dia: 45 questões de Linguagens Códigos e suas Tecnologias; 45 questões de Ciências Humanas e suas Tecnologias; Redação

2º dia: 45 questões de Ciências da Natureza e suas Tecnologias; 45 questões de Matemática e suas Tecnologias

Os conteúdos são relacionados ao que é estudado nos três anos de Ensino Médio e a prova costuma ter textos extensos que exigem uma boa interpretação. Também é comum questões interdisciplinares.

Mais: Saiba o que você deve estudar para o Enem

3) Como começar a estudar

Agora que você já conhece o formato da prova é hora de se dedicar ao máximo nos estudos para conseguir uma boa nota. Você pode começar estudando os temas que mais são cobrados no Enem, pelas disciplinas que você tem mais dificuldade, ou, se você já escolheu seu curso, pelas matérias da área de conhecimento que tem mais peso.

Fazer as provas anteriores, assistir videoaulas, prestar atenção e tirar dúvidas com professores em sala de aula e se avaliar por meio de simulados são ótimas opções para o seu planejamento de estudos.

Veja os principais métodos de como iniciar seus estudos para o Enem

A internet também é uma grande aliada dos estudantes que estão se preparando para o Enem. Há inúmeras ferramentas e plataformas que auxiliam durante este período de preparação. Mas é necessário ter cuidado, já que ela também pode ser um meio de distração. Aqui temos um conteúdo específico para te ensinar a estudar pela internet, usando até mesmo as redes sociais, clique aqui para conferir. 

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

4) Dedique-se à redação

A redação do Enem é uma prova muito importante, que pode ser a diferença entre a aprovação e a reprovação no SiSU. Os estudantes ficam ansiosos pelo tema da redação e até tentam adivinhá-lo, o que é muito difícil. Por isso, praticar a escrita, aumentar o conhecimento do vocabulário e estar atento às informações, principalmente sobre assuntos sociais, é fundamental.

Veja também:

- Como estudar redação para o Enem
- Dicas de redação para o Enem

5) Organize-se antes das provas

Não se esqueçam de conferir com cuidado todas as informações divulgadas no Cartão de Inscrição do Enem. Ele contém seu local de prova, número de sala, informações pessoais e dados fundamentais para você realizar sua prova. 

Uma outra dica muito importante para este momento é saber o que vestir, quais os objetos levar e, também, o que você não deve levar para a sala de provas. Além disso, ter se alimentado bem, de forma saudável, na véspera do exame, também é fundamental para você chegar com saúde nos dias das provas. 

- Saiba o que levar e o que não levar para o Enem

- Veja o que comer no Enem

6) Como usar a nota do Enem

Quando o Inep liberar a sua nota do Enem, você pode usá-la de diversas formas. A mais procurada é a seleção por meio do Sistema de Seleção Unificada (SiSU), que abre inscrições duas vezes ao ano e oferece vagas nas principais instituições de ensino públicas do país.

Quem não consegue ser classificado pelo SiSU ainda pode buscar uma bolsa de estudos no Programa Universidade Para Todos (ProUni), com oportunidades de bolsas integrais e parciais em instituições privadas, mas, neste caso, a renda do estudante será avaliada.

Há também o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). O programa oferece a oportunidade para os estudantes financiarem a graduação e pagar o valor do curso após a formatura.

A outra opção, também muito utilizada, é concorrer nos vestibulares próprios de cada instituição de ensino. Tanto as instituições públicas como privadas costumam ter vestibulares exclusivos para ingresso pelo Enem.

Veja mais: O que fazer com a nota do Enem

7) Estude pelo Prepara Enem

O Prepara Enem tem inúmeros textos que podem te ajudar a estudar para as provas. Além disso, nossos professores especialistas em Enem dão dicas que podem fazer a diferença. Veja algumas opções abaixo:

Para conferir as todas as dicas para o Enem, acesse os textos abaixo.

Por: Giullya Franco

Seções de Dicas para o Enem

Como estudar Biologia para o Enem

Clique aqui e conheça uma forma eficiente de estudar Biologia para o Enem. Elaboramos superdicas que vão lhe ajudar na prova!

Como estudar Filosofia para o Enem

Clique aqui para ter acesso a um guia rápido de estudo de filosofia para o Enem! Pegue o caderno, as canetas, leia este texto e comece a estudar!

Como estudar Física para o Enem

Vai fazer o Enem e está perdido na matéria de Física? Acesse e confira uma série de passos para ajudar a estudar e se dar na prova do Enem.

Como estudar Geografia para o Enem

Entenda sobre o conhecimento geográfico e sua importância. Saiba como aproveitar as ferramentas disponíveis para estudar geografia para o Enem.

Como estudar Gramática para o Enem

Clique aqui e descubra como estudar o conteúdo de gramática para o Enem, entendendo mais sobre o exame e o que esperar dele.

Como estudar História para o Enem

Clique e acesse este texto para ver 10 dicas de como estudar a disciplina de história. Aprimore os seus estudos com essas dicas preparadas para você!

Como estudar Inglês para o Enem

Saiba como estudar inglês adequadamente para o Enem. Conheça a prova e os materiais necessários, além de conferir estratégias de estudo e de organização.

Como estudar Literatura para o Enem

Clique aqui e conheça o que se cobra de literatura no Enem, como se caracterizam suas questões, o que se exige do candidato e dicas de estudo.

Como estudar Matemática para o Enem

Clique aqui e conheça algumas estratégias que podem te ajudar na resolução da prova de matemática do Enem. Aprenda como organizar melhor os seus estudos!

Como estudar Química para o Enem

Clique aqui e saiba mais sobre quais técnicas podem ser usadas para otimizar o tempo, memorizar o conteúdo e estar preparado para fazer o Enem com êxito.

Como estudar Redação para o Enem

Clique aqui e veja algumas recomendações de como estudar redação para o Enem. Aprenda de que forma você pode treinar para poder ter sucesso na prova.

Como estudar Sociologia para o Enem

Clique aqui e confira algumas sugestões de como estudar sociologia para o Enem. Confira a estrutura da prova, os temas recorrentes e um cronograma de estudos.

Artigos de Dicas para o Enem

10 aplicativos para estudar para o Enem

Veja como utilizar seu celular e escolher os melhores aplicativos para ajudar nos estudos. Entenda como os apps podem ser úteis para sua preparação ao Enem.

Como estudar para o Enem

Confira nossas dicas de como estudar para o Enem e se prepare de forma adequada para o maior exame educacional do país! Aprenda a fazer seu cronograma de esutdo.

Como estudar para o Enem pela internet

Saiba como estudar para o Enem pela internet. Você pode ler artigos, fazer exercícios, ver vídeos, ouvir podcasts e mais atividades para mandar bem nas provas.

Ditadura Militar no Enem

Clique aqui e saiba mais detalhes sobre a Ditadura Militar. Entenda o que foi, saiba mais sobre o golpe de 64, e veja como esse assunto é cobrado no Enem.

O que comer no Enem

Veja as opções ade alimentos mais recomendados para os dias do Enem. Confira também opções de lanches para levar para a prova e quais devem ser evitados.