Dicas de Redação para o Enem

Todos os anos milhares de alunos passam uma tarde inteira pensando sobre o tema proposto pelo Enem. No entanto, não se trata apenas de escrever sobre o tema, mas também de problematizar e resolver a demanda inserida na proposta de redação. Separamos algumas dicas para você construir um texto consistente e se dar bem no exame.

Veja também: Como estudar redação para o Enem

Compreenda profundamente a estrutura do texto dissertativo-argumentativo

O texto dissertativo-argumentativo é o gênero textual mais cobrado em vestibulares e exames, por isso é muito importante que você domine muitíssimo bem as características desse tipo de texto.

A dissertação argumentativa parte do princípio de escrever para argumentar, ou seja, desenvolver um processo argumentativo profundo em relação à tese inserida no parágrafo de introdução.

A redação do Enem é, com certeza, uma das partes mais temidas da prova, por isso se preparar bem é fundamental.
A redação do Enem é, com certeza, uma das partes mais temidas da prova, por isso se preparar bem é fundamental.

A tese é a manifestação da opinião do autor do texto sobre determinado tema. Ela precisa ser concisa e suficientemente problematizada. Veja o exemplo abaixo, retirado de uma redação nota 1000.

Exemplo:

2014 – Publicidade infantil em questão no Brasil

“Desde o início da expansão da rede dos meios de comunicação no Brasil , em especial o rádio e a televisão, a mídia publicitária tem veiculado propagandas destinadas ao público infantil, mesmo que os produtos ou serviços anunciados não sejam destinados a este. Na década de 1970, por exemplo, era transmitida no rádio a propaganda de um banco utilizando personagens folclóricos, chamando a atenção das crianças que, assim, persuadiam os pais a consumir.”

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Note que o trecho em negrito problematiza a questão da publicidade infantil no Brasil. A candidata evoca a atuação da mídia brasileira em relação à produção de conteúdos inadequados para o público infantil, aumentando assim o precoce hábito de consumo em faixas etárias menores.

Nos parágrafos de desenvolvimento, é necessário apresentar recursos que “comprovem” o ponto de vista. Nesse momento, as estratégias argumentativas são grandes aliadas para fundamentar e tornar seu texto mais consistente, além de serem uma forma de comprovar para o corretor que você possui vasto repertório sociocultural.

No parágrafo de conclusão, a retomada da problematização inserida na introdução trará o diferencial para o seu texto. É importante considerar que a redação “perfeita” precisa atuar como uma engrenagem, ou seja, os elementos do texto precisam estar articulados.

Para fazer uma redação nota 1000, você precisa dominar as partes que compõem o texto dissertativo-argumentativo.
Para fazer uma redação nota 1000, você precisa dominar as partes que compõem o texto dissertativo-argumentativo.

Note, no esquema, que o parágrafo de introdução movimenta a engrenagem. Uma analogia bastante precisa em relação ao texto dissertativo-argumentativo. O desenvolvimento está no centro da engrenagem, ou seja, compõe o ponto de conexão entre os parágrafos extremos: introdução e conclusão, aprofundando-os. A engrenagem relativa ao parágrafo de conclusão finaliza o movimento e determina as ações que deverão ser tomadas para a tentativa de resolução do problema constante na tese, ou seja, quais serão as intervenções sociais necessárias para atenuar o problema.

Veja também: Dicas para planejar sua redação

Aprenda a utilizar os textos-base

A função dos textos disponibilizados na coletânea não se limita apenas a apresentar o tema. Pelo contrário, são ferramentas determinantes para o sucesso do texto, pois cada excerto possui diversas informações, dados estatísticos e reflexões acerca do tema. Por isso, é essencial realizar uma leitura analítica e perspicaz da coletânea. Essa dica é essencial especialmente para quem tem dificuldade para desenvolver o texto, pois identificará nos textos-base recursos que poderão auxiliar e fundamentar a construção argumentativa da sua redação.

É importante destacar que as informações constantes nos textos da folha de proposta podem ser utilizadas como estratégias argumentativas em seu texto, mas vale a atenção: você pode construir suas ideias com base nos dados apresentados, mas deve inseri-los em seu texto com suas próprias palavras.

Pare! Leia e releia o tema!

Muitos candidatos se perdem ao longo da redação por não terem compreendido o tema. Por isso, é importante ler atentamente o enunciado para ter certeza de como delimitar o tema em seu texto.

É comum que o tema aborde dois ou mais aspectos a serem levantados ao longo do texto. Veja o exemplo abaixo:

Perceba que o tema não trata de violência contra a mulher, mas da persistência dela. Infelizmente, muitos alunos obtiveram pontuação abaixo do esperado por atenderem parcialmente à proposta.

Acesse também: Cinco hábitos que vão melhorar a sua redação

Nada no texto pode ser um pretexto

Todos os elementos inseridos em sua redação precisam desempenhar uma função e isso tem que estar evidente para o corretor. Por isso, ao escrever seu texto, dê sentido a absolutamente tudo que está sendo inserido, especialmente nos parágrafos de desenvolvimento, pois são partes do texto em que grande parte dos alunos perde nota por fuga. Para evitar problemas com a banca, sugiro que você siga a seguinte estrutura na construção do parágrafo:

Invista em seu repertório sociocultural

O ato de escrever configura um processo básico: expor o pensamento no papel. Sendo assim, a qualidade do seu texto está diretamente ligada ao investimento que você faz em sua construção cultural. Por isso, é relevante que você realize leituras sobre diversos assuntos e promova reflexões para absorver e compreender, inclusive, qual seu posicionamento a respeito do tema da leitura realizada.

Filmes, podcasts e diversas outras mídias são recursos infinitos para desenvolver sua criticidade e percepção diante do mundo. Apenas percebendo que é agente da realidade que o cerca, você poderá produzir textos efetivamente transformadores. Não apenas uma redação para o Enem, mas para a vida.

Por: Marcelo Sartel

Artigos relacionados

Temas da Redação do Enem

Veja todos os temas da redação do Enem e entenda como é feita a escolha deles. Saiba como se preparar para sair bem em todos os temas da redação.

Proposta de intervenção do Enem

Aprenda o que é a proposta de intervenção do Enem. Veja quais são seus principais elementos e como escrever uma boa proposta. Leia um exemplo pronto com comentário.

Como arrasar na redação do Enem!

Dicas de redação: Clique e confira algumas dicas para arrasar na redação do Enem!

Texto dissertativo

Quer saber mais sobre o processo de escrita do texto dissertativo? Acompanhe dicas eficientes para você redigir uma boa dissertação!

Texto Dissertativo e Texto Dissertativo-Argumentativo

Entre o texto dissertativo e o texto dissertativo-argumentativo há alguns aspectos que os fundamentam. Nada melhor que conhecê-los, pois, afinal, basta apenas um clique!

Cinco hábitos que vão melhorar a sua redação

Clique e confira quais são os cinco hábitos que vão melhorar a sua redação.

Originalidade e senso comum

Originalidade e senso comum: Entenda como é possível escrever textos inovadores sem precisar de ideias mirabolantes!