Português

Com cerca de 215 milhões de falantes nativos, a língua portuguesa é o quinto idioma mais falado no mundo. O português é a língua oficial de Portugal, Brasil, Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste. Assim como o italiano, o francês e o espanhol, o português é um idioma de origem românica, o qual sofreu influências de muitos dialetos e passou por diversas transformações ao longo da história até chegar à sua forma atual.

Segundo levantamento feito pela Academia Brasileira de Letras, existem cerca de 356 mil palavras na língua portuguesa. Caiu no senso comum a afirmação de que o português é um dos idiomas mais difíceis de aprender, entretanto, não podemos afirmar isso, uma vez que essa aprendizagem depende de diversos fatores. O que ocorre é que a língua possui muitas particularidades que não existem em muitos outros idiomas, como o fato de uma mesma palavra ter diferentes significados e aplicações, por exemplo.

No entanto, reconhecer a importância que a língua possui em nossas vidas é o primeiro passo para poder conhecê-la melhor.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
Por: Vânia Maria do Nascimento Duarte

Seções de Português

Gramática

Atenha-se a importantes pressupostos, os quais nortearão seus estudos em Gramática!

Literatura

Atenha-se a alguns traços que a caracterizam como uma incomparável arte!

Redação

Por dentro da modalidade escrita: Clique e conheça uma seção totalmente dedicada à redação e seus elementos constitutivos.

Artigos de Português

Desse ou deste?

Aprenda mais sobre as diferenças no uso de deste e de desse. Veja exemplos e pratique com exercícios.

Função poética

Aprenda mais sobre a função poética e suas características. Entenda como essa função da linguagem afeta a nossa interpretação, e veja exemplos.