Matemática Financeira

A matemática financeira consiste no estudo das relações comerciais envolvendo compras à vista ou à prazo, financiamentos, séries de recebimentos, descontos, taxa de juros, depósitos e formação de capital.

O uso da matemática financeira está presente em toda e qualquer relação comercial feita por uma pessoa. No financiamento para aquisição de uma casa, no desconto feito na compra realizada à vista, nos juros pagos pelo atraso na quitação de débitos, em todas essas ocasiões cotidianas estão sendo utilizados os conceitos da matemática financeira.

Conhecer a afinidade existente entre o dinheiro e o tempo foi fundamental para a criação do conceito de juros e, é mais importante ainda, conhecer os demais conceitos da matemática financeira para compreender melhor os cálculos realizados nas operações comerciais que nos envolvemos durante nossa vida.
 

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Por: Marcelo Rigonatto

Artigos de Matemática Financeira

Aumentos e Descontos Sucessivos

Calculando a incidência de aumentos e descontos comerciais.

Cálculo de Juros: Simples e Composto

São inúmeras as situações do dia a dia em que se utiliza o cálculo de juros, tendo em vista o comércio e as instituições financeiras.

Divisão proporcional

O estudo da divisão proporcional aplicada na matemática financeira, economia, administração. Compreendendo e aplicando a divisão proporcional.

Equivalência entre Taxas Percentuais

Trabalhando com equivalência de taxas percentuais.

Estimativa do Valor atual

Realizando os cálculos do valor atual de um produto a fim de determinar os juros embutidos nas parcelas. A estimativa do valor atual conscientizando quanto às taxas de juros abusivas.

Índice percentual

Conheça o que é índice percentual e saiba como utilizá-lo.

Juros Compostos

Confira aqui algumas demonstrações de cálculos dos juros compostos!

Juros de cheque especial e cartão de crédito

Descubra quanto dinheiro jogamos fora quando pagamos os juros do cheque especial e do cartão de crédito.

Porcentagem

Clique e aprenda o que são porcentagens e entenda como esse conceito relaciona quantidades a uma escala de 0 a 100. Descubra também como essa forma de representar quantidades pode ser obtida por meio de frações com denominador igual a 100 e ser calculada com a regra de três, conceito que simplifica esses cálculos.

Regra de três simples com grandezas diretamente proporcionais

Estudo da regra de três simples utilizando grandezas diretamente proporcionais. A regra de três simples um conceito que relaciona três valores com a finalidade de determinar o valor desconhecido de uma grandeza.

Tipos de inflação

A desvalorização do dinheiro é dada em virtude da inflação. Conheça os tipos de inflação que constituem basicamente a nossa estrutura financeira.