Resultado do Enem

Depois de ter passado pelas provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), os participantes ficam ansiosos pelo resultado. Querem saber quando será liberado, como acessar e o que fazer com as notas. O Prepara Enem vai tirar todas as dúvidas sobre o resultado.

Primeiro, é importante explicar que o Exame Nacional do Ensino Médio não gera uma listagem de aprovados, pois ele não funciona como um vestibular. Por isso, não existe uma nota mínima para “passar no Enem”.

Contudo, as notas obtidas no Enem podem ser usadas para aprovação em instituições de ensino superior, por meio de vestibulares e Sistema de Seleção Unificada (SiSU). Também é possível concorrer a bolsas de estudo pelo Programa Universidade para Todos (ProUni), ou financiar a faculdade por meio do Programa de Financiamento Estudantil (Fies).

Quando o resultado do Enem é divulgado?

O resultado do Enem é publicado, geralmente, no mês de janeiro do ano seguinte ao que as provas foram aplicadas. Ele é liberado cerca de 70 dias depois da última prova.

Quando o resultado do Enem é disponibilizado, apenas os participantes que já concluíram o ensino médio é que conseguem acessá-lo. Aqueles que passaram pelas provas somente para treinar seus conhecimentos, os chamados de treineiros, terão acesso às suas notas somente 60 dias depois.

O mesmo acontece com o espelho da redação, liberado junto com as notas dos treineiros. O espelho da redação é somente para fins pedagógicos, não tendo a possibilidade de solicitar recursos e/ou revisões das notas obtidas.

Como acessar o resultado do Enem

O acesso às notas pode ser feito na Página do Participante, informando o número do CPF e senhas cadastradas pelo estudante.

Também é possível acessar o resultado de edições anteriores do Enem. Para isso, basta acessar a Página do Participante, no site do Inep. Neste local, você encontrará as edições de 2015 a 2019.

Para acessar as edições anteriores a 2015, ou seja, de 2009 a 2014, basta entrar neste link.

Posso usar o Enem para obter certificado do ensino médio?

Entre 2009 e 2016, o Enem poderia ser usado para conseguir o certificado de conclusão do ensino médio. Para isso, era necessário ter alcançado 450 pontos em cada prova objetiva (Ciências da Natureza, Ciências Humanas, Matemática e Linguagens e Códigos), além de 500 na Redação.

No entanto, a partir de 2017 o Enem deixou de ser usado com esse propósito, deixando para o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) a função de conceder os diplomas. A prova do Encceja é mais simples e, geralmente, é aplicada em agosto.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

O que posso fazer com o resultado do Enem?

Com o resultado do Enem em mãos, é hora de correr atrás da vaga no curso superior na instituição de ensino que deseja.

A principal forma de usar a nota do Enem é se inscrevendo no SiSU, que oferece vagas em instituições públicas, ou seja, cursos gratuitos. No SiSU, as universidades podem estabelecer pesos diferentes para cada prova e em cada curso. Por isso, a sua média no Enem pode variar no SiSU. Independente da média, você não pode zerar a redação.

Uma outra opção aos estudantes que desejam utilizar as notas do Enem para ingressar na universidade é participar do ProUni, que oferece a estudantes de baixa renda bolsas de estudos em instituições particulares. 

As bolsas podem ser de 50% ou integral. A média exigida para a inscrição no ProUni é de 450 pontos nas provas e nota acima de zero na redação, considerando apenas o último Enem.

Há também a opção de financiar os estudos pelo Fies. Assim como no ProUni, o estudante precisa ter média de 450 nas provas do Enem e não ter zerado a redação, mas são aceitas as edições do Enem desde 2010. O Fies também exige comprovação de renda.

O Enem já é aceito em algumas instituições portuguesas. Cada uma delas possui as suas regras para aceitar os estudantes brasileiros que tenham feito o Exame.

Mas vale lembrar que o uso do Enem para estudar no exterior não significa que a faculdade será gratuita. É preciso arcar com todos os gastos da instituição e moradia no país.

Saiba como estudar em Portugal com a nota do Enem

E como calcular a minha média?

O cálculo da média do Enem depende do objetivo do estudante. Se ele deseja uma bolsa do ProUni ou financiamento pelo Fies, então vale a média aritmética. No caso do SiSU e de vestibulares que estabelecem pesos para cada prova do Enem, vale a média ponderada.

A média aritmética do Enem é calculada pela soma de todas as provas objetivas e da Redação, e total deverá ser dividido por cinco.

No caso de uma instituição adotar peso para cada uma das provas do Enem, a média será a soma das cinco notas divididas pela soma dos pesos. 

Entenda como calcular a média do Enem

Por: Érica Caetano