História

História é uma palavra de origem grega, “historie”, que significa “conhecimento por meio da investigação”.

Livro antigo sendo analisado por um historiador cientista.
Livro antigo sendo analisado por um historiador cientista.

História é a ciência que analisa o humano com o passar do tempo. O termo em si vem do grego, historie, que significa “conhecimento por meio da investigação”. Sua origem remonta há 4000 anos a.C., com o surgimento da escrita, pois, por ela, os registros históricos foram apresentados.

Por questões didáticas, a História passou por uma etapa de divisão cronológica: Pré-História, Antiguidade (ou Idade Antiga), Idade Média, Idade Moderna, e Idade Contemporânea. E a sua importância está em fornecer atributos que auxiliam no pensamento crítico, na reflexão e na compreensão, ou seja, na análise dos legados deixados pela humanidade, com o objetivo de construir soluções e evitar que antigos erros se repitam.

Leia também: Quais são os temas de História que mais caem no Enem?

Tópicos deste artigo

Resumo da História

  • A palavra História vem do grego, historie, que significa “conhecimento por meio da investigação”.
  • A História teve seu início há 4000 anos a.C., a partir do surgimento da escrita, pela qual o ser humano pôde registrar importantes eventos históricos de sua época.
  • Heródoto, um historiador e geógrafo grego que viveu no século V a.C., devido ao seu método de registrar a invasão persa na Grécia e os eventos egípcios, assim como outros acontecimentos de sua época, foi considerado o pai da História.
  • A História, por questões didáticas e cronológicas, foi dividia em: Pré-História, Antiguidade (ou Idade Antiga), Idade Média, Idade Moderna, e Idade Contemporânea.
  • A importância da área está em apresentar os legados deixados pelo humano, analisá-los e fornecer atributos reflexivos ou conclusivos para construir soluções e evitar que antigos erros se repitam para o bom desenvolvimento da humanidade.

O que é História?

A palavra em si, História, vem do grego, historie, e significa “conhecimento por meio da investigação”. Contudo, a História como a conhecemos não possui um conceito absoluto, pois sofre constantes mudanças de acordo com o ambiente em que é aplicada. Ela passou por diversas interpretações, como no iluminismo (séc. XVIII), no positivismo (séc. XIX), na Escola Metódica (final do séc. XIX) e na Escola dos Annales (séc. XX).

Os iluministas estudavam a História focados no progresso da humanidade. Já os positivistas, que também faziam parte da Escola Metódica, trabalhavam com essa área do conhecimento limitando-se aos fatos e à documentação escrita da época estudada. Eles simplesmente narravam os eventos sem emitir nenhuma hipótese ou interpretação para debates.

Já os historiadores da Escola dos Annales trabalhavam com uma História interdisciplinar, ou seja, ela não deveria ser composta apenas por documentos e fatos friamente narrados, mas sim também por arte, cinema, oralidade (entrevistas), ou seja, estabelecendo relações entre duas ou mais disciplinas ou ramos do conhecimento.

A ideia levantada pela Escola dos Annales é o que compreendemos como definição (ainda não exata) de História hoje em dia. No mais, são por esses motivos que a História faz parte das Ciências Humanas (Filosofia, Sociologia, Política, Direito, Artes etc.) e não das Ciências Exatas (Engenharia, Matemática, Tecnologia/Computação, Física etc.).

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Origem da História

Os historiadores tradicionais apontam que a História teve seu início nos momentos em que a escrita foi desenvolvida, por volta de 4000 anos a.C., pois foi por ela que os registros começaram a acontecer.

Apesar das pinturas rupestres — representações artísticas pré-históricas realizadas nas cavernas — serem consideradas tipos de registros antes do surgimento da escrita, tais pinturas não eram conhecidas na época em que a História como conhecemos estava sendo formulada. E quando tais pinturas foram descobertas, não foram tratadas como História, e sim como Pré-História.

Dessa forma, tendo como base o que é apresentado pelos historiadores tradicionais, apesar da História ter surgido com a invenção da escrita, ela passou a ser formalizada, ainda na Grécia Antiga, por Heródoto, historiador e geógrafo que viveu no século V a.C. e registrou importantes acontecimentos, como a invasão persa na Grécia e a história dos egípcios. Sua sistematização na forma de registrar os eventos históricos de sua época o levou a ser considerado o pai da História.

Leia também: O que pode ser considerado uma fonte histórica?

Periodização da História

A periodização da História foi formulada pelos historiadores europeus do século XIX, com o objetivo de demarcar, cronologica e didaticamente, importantes acontecimentos ocorridos na sociedade, conforme consta abaixo:

  • Pré-História: surgimento do ser humano até a invenção da escrita (4000 a.C.).
  • Idade Antiga: da invenção da escrita até a queda do Império Romano Ocidental (476 d.C.).
  • Idade Média: da queda do Império Romano Ocidental até a queda do Império Bizantino (Roma Oriental, 1453).
  • Idade Moderna: da queda do Império Bizantino (1453) até a Revolução Francesa (1789).
  • Idade Contemporânea: da Revolução Francesa (1789) até os dias de hoje.

Importância da História

A História analisa o humano e o tempo em que ele viveu, fornecendo atributos que auxiliam no desenvolvimento do pensamento crítico, da reflexão e da compreensão sobre diferentes culturas e civilizações. Sua importância está no fato de apresentar os legados deixados pela humanidade e suas consequências positivas e negativas, com o objetivo de construir soluções e evitar que antigos erros se repitam.

Professor de História dando aula em museu.
O ensino da História é primordial para o desenvolvimento de bons cidadãos.

Sua aplicação nas instituições de ensino prepara o aluno, como cidadão, para enfrentar determinados eventos socioculturais e assumir posições que visam ao bom desenvolvimento da sociedade.

Divisão da História

A dificuldade que os historiadores tinham de investigar o passado, seus eventos e fenômenos — que vão desde o surgimento do Universo até os dias de hoje — os levou a formular uma metodologia didática de ordem cronológica. No contexto em que vivemos, a disciplina de História é dividida em História Geral e História do Brasil.

  • História Geral: relacionada aos estudos sobre os eventos mundiais, desde a Pré-História dos neandertais até a Idade Contemporânea dos astronautas colonizando o espaço. Trata-se de registros e reflexões da magnífica evolução da humanidade.
  • História do Brasil: é o registro dos principais acontecimentos em território brasileiro, desde o Período Pré-Cabralino, ou seja, antes da chegada dos portugueses, até a Nova República.

Diferença entre História e estória

A História trata de fatos e questões científicas com narrações vinculadas a críticas e reflexões hipotéticas e conclusivas que buscam esclarecer certos eventos e fenômenos ocorridos na sociedade. Já a estória trabalha com literaturas, fantasia, obras fictícias ou narrativas populares (lendas).

No entanto, estória é uma forma arcaica da língua portuguesa que foi eliminada pela Academia Brasileira de Letras no ano de 1943, recomendando-se o uso de “história” para qualquer situação: fato ou ficção.

Fontes

ARRAIS, Diogo. História ou estória, qual é o certo? Exame. 2013. Disponível em https://exame.com/carreira/historia-ou-estoria-qual-e-o-certo/.

SILVA, Kalina Vanderlei; SILVA, Maciel Henrique. Dicionário de Conceitos Históricos. 3.ed. São Paulo: Contexto, 2014.

Por: Marcell de Oliveira Ardissao

Seções de História

Curiosidades relacionadas à História

Conheça a origem de determinados objetos e expressões.

História da América

Acesse este texto sobre a história da América e veja quais são os temas de maior relevância desse assunto. Entenda como aconteceu a ocupação desse continente e quais eram as principais civilizações antes da chegada dos europeus no século XV. Saiba ainda os principais acontecimentos da história contemporânea da América.

Idade Antiga

Clique aqui e saiba o que foi a Idade Antiga. Conheça suas características e fases. Descubra quais foram seus principais acontecimentos.

Idade Contemporânea

Entenda as principais características políticas, econômicas e sociais da tão complexa Idade Contemporânea.

Idade Média

Acesse o site e conheça mais sobre a Idade Média. Entenda o seu conceito e as principais características de suas fases. Veja como se deu a crise que levou ao seu fim.

Idade Moderna

Período das Grandes Navegações e de grandes ideias.

Pré-História

Conheça as características dos principais períodos da pré-história e veja mais sobre a arte rupestre.

Artigos de História

5 simpatias de Festa Junina

Clique aqui e conheça 5 das principais simpatias de Festa Junina, uma das festividades mais tradicionais do Brasil.

Adam Smith

Clique aqui e saiba detalhes sobre a vida Adam Smith, um dos principais intelectuais do Iluminismo.

Ano-Novo chinês

Clique no link para saber mais detalhes sobre a celebração do Ano-Novo chinês. Conheça um pouco da história e de práticas dessa comemoração.

Antissemitismo

Saiba o que é antissemitismo e que consequências isso teve para os judeus ao longo da história.

Astecas

Acesse este texto a respeito de uma das mais famosas civilizações mesoamericanas: os astecas. Entenda quais foram as origens desse povo, como se estabeleceram no vale do México, assim como era o funcionamento da sociedade, economia e religião desse povo.

Comidas típicas de Festa Junina

Clique aqui e conheça as principais comidas típicas de Festa Junina. Veja também a receita de algumas dessas comidas.

Conferência de Potsdam

Saiba o que aconteceu na Conferência de Potsdam e quais foram as decisões tomadas pelos Aliados sobre o mundo depois da Segunda Guerra Mundial.

Divisão da História

Clique aqui, entenda o que é a divisão da História e saiba quais são as principais características e acontecimentos dos seus cinco períodos.

Economia Política

Saiba o que é Economia Política, quando teve origem e quais são os seus principais representantes e principais problemas de investigação.

Era Vitoriana

Acesse o texto e saiba o que marcou a Era Vitoriana. Veja como era a moda, a sociedade, a cultura, as tecnologias e algumas invenções da época.

Festa Junina

Clique aqui e saiba o que é a Festa Junina. Conheça sua origem e suas características e descubra como ela acontece no Brasil e no mundo.

Fontes históricas

Acesse o site e saiba mais sobre as fontes históricas. Entenda a importância desses documentos para o estudo sobre a história. Veja quais são seus tipos.

Formas de Governo

Relações entre os poderes que governam uma sociedade.

Frida Kahlo

Clique no link para saber mais sobre a vida de Frida Kahlo, artista mexicana internacionalmente reconhecida por suas pinturas.

Girondinos

Clique no texto para saber quem são os girondinos e o que eles defendiam na Revolução Francesa. Veja por que eles receberam esse nome e como surgiram.

Golpe militar em Mianmar

Clique para saber mais detalhes sobre o golpe militar em Mianmar. Esse golpe aconteceu em fevereiro de 2021 e foi organizado pelo exército mianmarense.

Guerra da Indochina

Entenda a Guerra da Indochina, que resultou na independência de Laos, Camboja e Vietnã na década de 1950.

História da Páscoa

Conheça a História da Páscoa e sua importância para a cultura ocidental!

História do Carnaval

Conheça alguns aspectos da história do Carnaval. Veja de que forma as comemorações mudaram com o decorrer do tempo no Brasil e no mundo.

Impeachment de Fernando Collor

Saiba como ocorreu o Impeachment de Fernando Collor, no ano de 1992, e quais circunstâncias levaram a tal acontecimento.

Islamismo

Conheça as principais características do Islamismo e saiba como ocorreu o seu surgimento e a sua fundamentação.

Língua Brasileira de Sinais (Libras)

Acesse este link para saber mais sobre a Língua Brasileira de Sinais ou libras. Aprenda um pouco sobre os surdos na história, e veja como surgiu a libras.

Madre Teresa de Calcutá

Acesse e veja detalhes da vida de Madre Teresa de Calcutá, um dos nomes mais conhecidos do século XX por cuidar dos povos e promover da paz.

Mona Lisa

Clique aqui para saber tudo sobre a Mona Lisa, de Leonardo da Vinci. Conheça as características dessa obra e saiba quem é a mulher na pintura.

Plano Marshall e a recuperação da Europa

Saiba mais sobre o Plano Marshal e seus impactos na economia europeia.

Populismo

Acesse o link e entenda do que se trata um conceito bastante conhecido: o populismo. Entenda esse conceito por meio de uma definição bem simples e conheça o período da nossa história ao qual esse termo é comumente associado. Por fim, veja também críticas que são feitas atualmente ao populismo.

Povos originários

Clique aqui para saber quem são os povos originários. Veja exemplos de povos originários do Brasil e do mundo e conheça as suas principais características.

Prêmio Nobel

Clique e entenda o que é o Prêmio Nobel, quem ele premia, como surgiu, e quais são as regras para a nomeação dos vencedores nas cinco categorias.

Princesa Diana

Acesse e conheça mais sobre a vida da princesa Diana, aristocrata britânica que ingressou na família real inglesa na década de 1980.

Reino de Axum

Conheça um pouco do reino de Axum, um poderoso centro político africano que se desenvolveu na chamada Alta Idade Média.

Símbolos da Festa Junina

Descubra quais são os principais símbolos da Festa Junina, como eles foram criados e o que representam. Veja outras curiosidades sobre os símbolos juninos.

Supremacia branca

Clique e acesse este texto para ver detalhes sobre a supremacia branca, ideal que defende uma suposta superioridade do homem branco.

Trabalho e sociedade nas questões do Enem

Saiba como é abordado o tema da relação entre trabalho e sociedade no Enem e fique afiado para acertar todas as questões em que tal relação aparecer.

Tribunal de Haia

Acesse e veja detalhes sobre o Tribunal de Haia. Entenda a função dessa corte internacional, como foi criada e quais são os crimes julgados.

Turcos ou turco-otomanos?

O Império Turco-Otomano só se sucumbiu com os conflitos da Primeira Guerra Mundial.

Vitórias japonesas na Segunda Guerra Mundial (1941-1942)

Confira como aconteceram as vitórias japonesas na primeira fase da Segunda Guerra Mundial na Ásia.