<

Festas Juninas

   As festas juninas levam esse nome porque são realizadas no mês de junho, no Brasil. Essas festas nasceram no seio do catolicismo popular que se desenvolveu em nosso país a partir da época colonial e, por isso, estão relacionadas com quatro santos da Igreja Católica, que são celebrados no mesmo mês de junho. São eles, em ordem cronológica:

  • Santo Antônio (dia 13 de junho),

  • São João Batista (dia 24 de junho) e

  • São Pedro e São Paulo (ambos no dia 29 de junho).

Leia também: 5 simpatias de festas juninas

Festas juninas: expressões do catolicismo popular

Todos os quatro santos são bem prestigiados no contexto das festas (são notórias, por exemplo, as simpatias feitas para Santo Antônio, considerado o “Santo Casamenteiro”), mas São João tem destaque especial. É a ele que está relacionada a fogueira, por exemplo. A noite de véspera de São João (23 de junho) desde a época colonial provoca encanto e impressiona por conta da fogueira, como diz a pesquisadora Lúcia Rangel|1|:

“São João ocupa papel de destaque nas festas, pois, dentre os santos de junho, foi ele que deu ao mês o seu nome (mês de São João) e é em sua homenagem que se chamam 'joaninas' as festas realizadas no decurso dos seus trinta dias. O dia 23 de junho, véspera do nascimento de São João e início dos festejos, é esperado com especial ansiedade. Segundo Frei Vicente do Salvador, um dos primeiros brasileiros a escrever a história de sua terra, já no ano de 1603, os índios acudiam a todos os festejos portugueses, em especial os de São João, por causa das fogueiras e capelas.”

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

É de São João também que vem a relação com os temas rurais das festas juninas. O dia 24 de junho é o dia do solstício de verão na Europa. Nesse dia, os romanos prestavam culto a Adônis, deus das colheitas, do renascer da vegetação após o inverno. Durante a cristianização dos domínios do Império Romano, o culto a Adônis foi sendo substituído pela festa e devoção a São João Batista, e boa parte do simbolismo relativo ao deus romano foi incorporado ao dia do santo.

Veja também: Dia de Santo Estêvão: uma curiosa festa medieval

Festas juninas no contexto das tradições rurais do Brasil

Diversos elementos das festas juninas são de origem rural.
Diversos elementos das festas juninas são de origem rural.

Por serem eventos eminentemente rurais, as festas juninas apresentam características típicas do interior do Brasil. Cada região do país contribuiu de maneira singular para isso. No sertão do Centro-Sul, Sudeste e parte do Centro-Oeste, por exemplo, prevalece a tradição caipira, na qual elementos como a viola caipira e seus ritmos variados dão a tônica.

Na região Nordeste, há a contribuição de outros elementos festivos para a Festa Junina, como o maracatu rural (que também está presente no Carnaval) e o forró. O Norte, por sua vez, incorpora à festa junina elementos de seu folclore, como o bumba meu boi. A todas elas se associou a dança de origem francesa, que se abrasileirou, a quadrilha.

As comidas típicas também são elementos importantíssimos dessas festas. Elas revelam a relação com a colheita e a fartura. Alimentos como o milho, a mandioca e o trigo são de suma importância para os pratos elaborados. As principais comidas típicas são: canjica, broa, bolo de fubá, curau, paçoca, pamonha, pé de moleque, bolo de milho, milho cozido etc.

Além da fogueira e das comidas típicas, temos ainda a presença de outros componentes nas festas de junho, como os utensílios à base de pólvora. É o caso dos fogos de artifício, bombinhas, traques e estalinhos.

Nota

|1| RANGEL, Lúcia Helena Vitalli. Festas juninas, festas de São João: origens, tradições e história. São Paulo: Publishing Solutions, 2008. p. 34   

Por: Cláudio Fernandes

Artigos relacionados

12 de Junho - Dia dos Namorados

Conheça a origem histórica do Dia dos Namorados e por que, em alguns países, a comemoração ocorre no dia 14 de fevereiro, mas, no Brasil, em 12 de junho.

24 de junho - Dia de São João

Conheça a origem do Dia de São João, celebrado em 24 de junho e uma das principais comemorações das Festas Juninas. Saiba sobre quem a data se refere.

Cinco simpatias de festas juninas

Conheça cinco simpatias de festas juninas relacionadas com São João e Santo Antônio!

Corpo-seco

Clique no link para conhecer detalhes da lenda do corpo-seco. Entenda as características dessa lenda de nosso folclore e os locais onde ela é comum.

Curupira

Acesse este texto para conhecer o curupira, o guardião da floresta no folclore brasileiro. Veja detalhes sobre a possível origem dessa lenda.

Dia de Santo Estêvão: uma curiosa festa medieval

Saiba como o Dia de Santo Estêvão mostra um lado pouco explorado do mundo medieval.

Festa do Divino Espírito Santo

Fatos históricos que deram origem à Festa do Divino Espírito Santo.

Iara

Acesse o site e conheça mais sobre iara e a lenda da mãe d’água. Veja como se desenvolveu essa lenda e sua importância para o folclore brasileiro e a cultura.

Tutu

Acesse este link e leia informações a respeito do tutu, um monstro presente no folclore brasileiro. Entenda o que é o tutu e conheça suas variações regionais.