Catolicismo

O catolicismo é um nome usado para indicar os aderentes à Igreja Católica Romana ou para identificar pessoas que acreditam ser descendentes dos apóstolos. É dirigido por um papa que é a autoridade máxima dessa rígida hierarquia.

Seu ponto histórico na doutrina é o culto e o credo aos santos que os veneram por acreditar que são intermediários entre o homem e Deus. Maria, mãe de Jesus é considerada a maior intermediária. A missa é o principal ato católico que reconstitui o ritual da última ceia. Os demais são o batismo, a crisma, a penitência, o casamento, a ordenação e a unção dos enfermos.

Os papas são eleitos por uma eleição especial de cardeais chamada conclave desde a idade média. Antigamente todos os papas eram italianos, mas, foi quebrado quando o polonês Karol Wojtyla, o João Paulo II entra no poder em 1978.João Paulo II condenava o divórcio, o aborto e os métodos de contracepção.

O cristianismo é considerado a principal religião do Brasil desde o século XVI e o catolicismo é o predominante com 74% da população. A hierarquia católica no Brasil tem três vertentes: o clero tradicionalista que conserva e defende a ortodoxia, os remanescentes da Teologia da Libertação que forma uma esquerda eclesiástica e a Renovação Carismática que são os mais recentes e vigorosos contendo grande parte dos católicos do país.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
Veneram santos por acreditarem que são intermediários entre o homem e Deus

Veneram santos por acreditarem que são intermediários entre o homem e Deus

Por: Gabriela Cabral

Artigos relacionados

Diferença entre o Candomblé e a Umbanda

Neste texto você conhecerá um pouco sobre o candomblé e a umbanda e as principais diferenças entre essas duas religiões. Apesar de ambas as religiões terem nascido no Brasil, elas possuem características específicas. Conheça as vertentes do candomblé e algumas das entidades da Umbanda.

Sete pecados capitais

Descubra quais são os sete pecados capitais e seus significados, bem como sua origem e história. Veja quais são os opostos desse pecados, que formam as sete virtudes.