Você sabia que é possível entrar em uma universidade pública com as notas do Enem? Isso é possível com o Sistema de Seleção Unificada (SiSU), do Ministério da Educação (MEC). O sistema utiliza o resultado do Exame Nacional do Ensino Médio para selecionar estudantes para cursos superiores gratuitos, substituindo as provas dos vestibulares.
O SiSU tem duas edições por ano, a primeira em janeiro e a segunda em junho, com inscrições pela internet. O sistema é responsável pelo preenchimento de milhares de vagas em cursos superiores oferecidos por universidades federais, estaduais e municipais e institutos e centros federais de educação (IFs e Cefets).
Quem pode participar do SiSU?
Pode participar do SiSU o candidato que tenha feito o Enem no ano anterior e obtido nota superior a zero na redação, desde que já tenha concluído o ensino médio ou equivalente (Educação de Jovens e Adultos/EJA; certificado por provas como o Encceja e outros).
Como se inscrever no SiSU?
As inscrições para o SiSU são feitas somente pelo site sisu.mec.gov.br, nos meses de janeiro e junho, em data divulgada anteriormente pelo MEC.
Acesse o site do SiSU e informe seu número de inscrição e senha utilizados no Enem para se inscrever. Na página de confirmação de dados, verifique se suas informações como e-mail e telefone estão corretas e faça a atualização, caso haja algum erro.
Cadastro feito, escolha até dois cursos e a modalidade de concorrência (universal, cotas, ações afirmativas). Não é necessário informar suas notas do Enem para se inscrever no SiSU, o próprio sistema localiza a pontuação e faz o cálculo do desempenho do candidato.
Mais: Como calcular a média do Enem
É possível alterar as opções de cursos ou instituições, assim como a modalidade de concorrência durante o período de inscrições. O candidato pode acompanhar diariamente, a partir do segundo dia do SiSU, o balanço com a sua posição na disputa pelas vagas e as notas de corte cada curso, podendo mudar de opção se achar necessário.
O que é nota de corte no SiSU?
A nota de corte do SiSU é a média do último classificado dentro da quantidade de vagas oferecidas em cada curso e em cada modalidade de concorrência. A pontuação serve como referência para os candidatos e é atualizada diariamente à medida que novas inscrições são recebidas.
É possível estar entre os classificados num dia e, no dia seguinte, ficar de fora, já que a inscrição de um candidato com média maior aumenta a nota de corte. A divulgação diária possibilita ao participante mudar sua opção caso veja que não há chance de classificação.
Cotas no SiSU
As instituições federais reservam, obrigatoriamente, o mínimo de 50% de suas vagas para estudantes de escolas públicas, o que é conhecido como Sistema de Cotas (Lei de Cotas).
Algumas universidades estaduais adotam o Sistema de Cotas, outras determinam suas próprias ações afirmativas/reserva de vagas e há, ainda, as instituições que oferecem as duas possibilidades para cotistas.
Como saber se fui aprovado no SiSU?
O resultado do SiSU é divulgado no site oficial e pode ser consultado de duas maneiras: consulta individual de desempenho ou pela lista de aprovados por instituição de ensino.
O candidato aprovado em primeira chamada deve conferir os documentos de matrícula da modalidade de concorrência na qual foi classificado e comparecer na instituição de ensino para se matricular, obedecendo ao prazo divulgado pelo MEC.
Lista de espera e demais chamadas
Os candidatos que não forem convocados na primeira chamada do SiSU em nenhuma de suas opções podem manifestar interesse pela lista de espera. Geralmente, a manifestação de interesse é feita no mesmo período das matrículas dos classificados. Basta fazer o login no site do SiSU e marcar a opção de participar da lista de espera.
O MEC faz a relação dos candidatos com interesse pela lista de espera e repassa para as instituições de ensino participantes do SiSU. As chamadas posteriores são de responsabilidade das universidades e institutos, em datas definidas por elas próprias e dentro do número de vagas disponíveis para ocupação.