Literatura

A Literatura é a arte por meio das palavras. Ela é milenar e dividida em três gêneros (narrativo, dramático e lírico).

Pessoa com mochila nas costas sobre montanhas de livros.
A literatura é a arte produzida com palavras.

A Literatura é a forma de arte produzida por meio de palavras, apesar de sua definição não ser fechada. Ela pode ter diversas funções, como despertar emoções, representar a realidade, transmitir culturas e tradições etc. Entretanto, ela não é utilitária como um manual de instruções ou um texto científico. Ela é dividida, desde a Antiguidade, em três gêneros: narrativo ou épico, dramático, e lírico.

Leia também: Quais são as escolas literárias?        

Resumo sobre Literatura

  • A Literatura é a forma de arte feita com palavras.
  • Sua origem provável foi na Antiguidade, com o registro de cantos orais.
  • Ela pode ter diversas funções, como despertar emoções e representar a cultura.
  • Não busca ser utilitária.
  • É dividida em três gêneros: narrativo/épico, dramático, e lírico.

O que é a Literatura?

A Literatura é definida, de forma geral, por ser a arte produzida por meio das palavras. Assim, ela não se trata de textos denotativos (com sentido literal), como projetos de lei, manual de instruções ou artigos científicos, mas sim daqueles que usam a linguagem de uma forma artística, conotativa e subjetiva. Isso inclui textos em prosa (como romances, contos e crônicas) e poesia. 

Entretanto, a definição desse termo foi muito discutida ao longo da história e, até hoje, não há um consenso, então cada autor apresenta sua própria versão. O escritor e conhecido crítico literário Antonio Candido expandiu esse significado e envolveu o caráter social desse meio artístico:

Chamarei de literatura, da maneira mais ampla possível, todas as criações de toque poético, ficcional ou dramático em todos os níveis de uma sociedade, em todos os tipos de cultura, desde que chamamos folclore, lenda, chiste, até as formas mais complexas e difíceis da produção escrita das grandes civilizações.|1|

Assim, a literatura é a arte da escrita, mas envolve os momentos históricos, características sociais e tradições de uma sociedade e do mundo.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Qual a função da literatura?

Além da definição do próprio termo, a função da literatura sempre foi polêmica. Isso ocorre porque, sendo artística, ela não procura ser utilitária. Assim, possui funções subjetivas e conotativas:

  • representação da realidade;
  • apresentação de novas perspectivas;
  • despertar de emoções;
  • crítica à sociedade;
  • apresentação de reflexões por meio de narrativas;
  • entretenimento;
  • representação de tradições, histórias e culturas.

Assim, Antonio Candido, mais uma vez, comenta as três faces principais da função da literatura:

(1) ela é uma construção de objetos autônomos como estrutura e significado;

(2) ela é uma forma de expressão, isto é, manifesta emoções e a visão do mundo dos indivíduos e dos grupos;

(3) ela é uma forma de conhecimento [...].|2|

Dessa forma, percebe-se que essa área envolve arte, conhecimento, história, sociologia, emoções e muito mais.

Leia também: Diferenças entre a linguagem literária e não literária

Quais são as diferenças entre texto literário e não literário?

A diferença entre esses dois tipos de textos está na construção:

O texto não literário busca atender necessidades práticas e objetivas e usa linguagem denotativa. Assim, pode cumprir funções como dar notícias (reportagens), instruir (manual), dar informações (convite, panfleto), educar (textos didáticos), definir (dicionários), entre outros. No entanto, não há busca pela arte.

O texto literário é aquele que usa a escrita de forma conotativa, indo além do literal, com um objetivo artístico. Assim, a linguagem é manipulada para atingir outros resultados, como despertar emoções, entreter ou colocar a realidade em uma nova perspectiva. Dessa forma, o texto literário é estético e pode usar novas construções (ex: poesia concreta), figuras de linguagem e ser parcial.

Gêneros literários

Os gêneros literários são criações de Aristóteles, um filósofo grego da Antiguidade, que dividiu e classificou a Literatura pela forma e função. Esse esquema, que permaneceu de forma similar até os dias de hoje, consiste em três gêneros:

  • Gênero épico ou narrativo: há um narrador que conta a história, e o foco acontece nas aventuras do enredo. Os personagens, o tempo e o local da ação são bem definidos.
  • Gênero dramático: não há narrador, o diálogo e as ações dos personagens movem a história. Costumam ser encenados, como textos de teatro.
  • Gênero lírico: o foco está no “eu lírico”, a voz que expressa seus sentimentos e emoções, diferentemente de um narrador.

Qual a origem da literatura?

Representação da lira, um instrumento musical da Antiguidade e de onde vem o termo “lírico”.
Representação da lira, um instrumento musical da Antiguidade e de onde vem o termo “lírico”.

Não há (nem é possível haver) uma data exata para a criação da Literatura, porém sabe-se que, originalmente, os povos contavam de forma oral narrativas muito baseadas em suas lendas e mitologias. Assim, as tradições permaneciam vivas.

É daí que vem a palavra “lírica”, referindo-se aos cantos acompanhados pela lira (um instrumento musical), e as primeiras formas de Literatura escrita provavelmente foram registros dessas narrativas. Dessa forma, o gênero épico dominava, já que a identidade de povos era reforçada por meio de contos de heróis e grandes guerras. Os registros mais antigos são as epopeias escritas na Antiguidade, como a Ilíada e a Odisseia, atribuídas a Homero.

Notas

|1| CANDIDO, A. O Direito à Literatura. In: Vários Escritos. [s.l: s.n.]. p. 171-193.

|2| Idem.

Por: Luiza Pezzotti Pugles

Seções de Literatura

A literatura como arte

Você considera a literatura como arte? Clicando aqui irá descobrir acerca dos reais aspectos que norteiam esse assunto!

Escolas literárias

Do Quinhentismo às tendências contemporâneas: Clique e conheça as diferentes escolas literárias brasileiras!

Escritores Brasileiros

Mergulhe no universo dos grandes escritores brasileiros.

Literatura Portuguesa

Era Medieval, Clássica e Moderna: Clique e saiba mais sobre a Literatura Portuguesa e as suas principais escolas literárias.

Primeiro e Segundo período medieval

Que tal conhecer o primeiro e o segundo período medieval fazendo uso de uma seção que se pauta por essa finalidade? Então, não espere, clique!

Vanguardas europeias

Clique aqui, saiba quando surgiram as vanguardas europeias e conheça as características de cada um dos movimentos de vanguarda.

Artigos de Literatura

Alexandre Dumas

Saiba quem é o escritor francês Alexandre Dumas. Conheça as principais características de suas obras. Além disso, veja algumas frases desse autor romântico.

Anton Tchekhov

Conheça Anton Tchekhov. Saiba quais são as principais características de suas obras. Leia o resumo de “A dama do cachorrinho” e algumas frases do autor.

Edgar Allan Poe

Conheça Edgar Allan Poe. Descubra qual seu estilo de escrita e quais são as obras de sua autoria. Leia algumas de suas frases marcantes e um trecho de “O corvo”.

Émile Zola

Conheça a vida e obra de Émile Zola: fatos marcantes de sua biografia, seu estilo literário, livros publicados e frases impactantes de sua autoria.

Ficção Científica

Aprenda o que é Ficção científica, gênero narrativo que tem conquistado um maior interesse dos estudiosos da literatura, e conheça obras desse estilo.

Franz Kafka

Conheça o escritor modernista Franz Kafka. Saiba quais são as características de suas principais obras. Além disso, veja algumas frases desse autor.

George Orwell

Saiba quem foi o escritor inglês George Orwell. Descubra quais são as principais características de suas obras. Leia algumas frases do autor.

Goethe

Clique aqui, conheça o famoso poeta alemão Johann Wolfgang von Goethe e descubra quais são as principais características de suas obras.

Gustave Flaubert

Conheça o escritor francês e realista Gustave Flaubert. Saiba quais são as características de suas principais obras. Além disso, veja algumas frases do autor.

James Joyce

Clique aqui e conheça a história de James Joyce, o fundador do “romance moderno”.

Julio Cortázar

Conheça o escritor argentino Julio Cortázar. Saiba quais são as características de suas principais obras. Além disso, veja algumas frases desse autor.

Júlio Verne

Saiba quem foi Júlio Verne. Conheça os principais fatos de sua vida e um pouco de sua obra. Veja as características do estilo literário desse importante autor.

Liev Tolstói

Conheça o escritor russo e realista Liev Tolstói. Saiba quais são as principais características de suas obras e veja algumas frases do autor.

Lord Byron

Saiba quem foi o poeta inglês Lord Byron. Veja quais são as principais características de suas obras. Conheça um pouco da poesia desse autor.

Luís Vaz de Camões

Conheça a vida e a obra de Luís Vaz de Camões: seus poemas épicos e líricos, além de frases marcantes desse que é o mais importante escritor de língua portuguesa.

Marcel Proust

Clique aqui e conheça Marcel Proust, um dos escritores mais conhecidos do século XX. Saiba também quais são as principais características de suas obras.

Pablo Neruda

Descubra quem é o poeta chileno Pablo Neruda. Veja um resumo sobre as principais características de suas obras e leia alguns de seus poemas e frases.

Paródia

Compreenda acerca dos traços que demarcam esta modalidade intertextual.

Poemas de Machado de Assis

A primeira fase literária do “Bruxo do Cosme Velho”: Clique e conheça cinco poemas de Machado de Assis!

Victor Hugo

Conheça a vida e a obra do escritor francês Victor Hugo, além de frases impactantes desse autor que denunciou as injustiças sociais de seu tempo.

William Shakespeare

Conheça o escritor inglês William Shakespeare e saiba quais são as principais características de suas obras. Leia também uma análise literária de “Romeu e Julieta”.