Liev Tolstói

Liev Tolstói é um escritor russo nascido no século XIX. Suas obras fazem parte do Realismo e, além da análise psicológica, apresentam discussões de cunho moral.

Liev Tolstói, obra de Ilya Repin (1844-1930).
Liev Tolstói, obra de Ilya Repin (1844-1930).

Liev Tolstói nasceu em 9 de setembro de 1828, na Rússia. Era de família rica e aristocrática, mas ficou órfão de pai e de mãe ainda na infância. Mais tarde, herdou a propriedade onde nascera, chamada de Iasnaia Poliana, onde fundou uma escola para educar os filhos de seus servos. E já na meia-idade, depois de uma crise existencial, converteu-se ao cristianismo.

O autor, que faleceu em 20 de novembro de 1910, foi o escritor russo mais conhecido, no exterior, durante a primeira década do século XX. Escreveu obras pertencentes ao Realismo russo, caracterizadas pela análise psicológica, crítica de costumes e reflexão sobre questões morais, como é o caso de Guerra e paz, um de seus livros mais famosos.

Leia também: Anton Tchekhov – outro grande representante do realismo russo

Resumo sobre Liev Tolstói

  • O escritor russo Liev Tolstói nasceu em 1828 e faleceu em 1910.

  • No século XIX, após crise existencial, ele se converteu ao cristianismo.

  • Suas obras literárias fazem parte do Realismo russo.

  • A análise psicológica é a principal característica de suas narrativas.

  • Um dos livros mais famosos do autor é o romance Guerra e paz.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Biografia de Liev Tolstói

Liev Tolstói nasceu em 9 de setembro de 1828, na Rússia. Seu pai era o conde Nikolai Ilyich Tolstói (1794-1837), e sua mãe, a aristocrata Maria Nikolaevna Volkonskaia (1790-1830). Ela faleceu quando o escritor tinha menos de dois anos de idade. E antes de completar nove anos, ele perdeu também o pai.

O menino, educado por tutores e cuidado por parentes, desde muito cedo, demonstrou interesse pela literatura. Mais tarde, em 1844, ingressou na universidade, mas desistiu dos estudos três anos depois, em 1847, ano em que recebeu, como herança, a propriedade onde nascera, a famosa Iasnaia Poliana.

Em 1851, foi viver no Cáucaso, onde ingressou no exército, em companhia de um irmão. Deixou a carreira militar em 1856 e se mudou para São Petersburgo. Porém, em 1859, voltou para Iasnaia Poliana, onde fundou uma escola para os filhos de seus servos. Três anos depois, em 1862, casou-se com Sofia Andreevna (1844-1919), com quem teria treze filhos.

Na década de 1870, enfrentou uma profunda crise existencial, que o levou à depressão e, em seguida, à sua conversão ao cristianismo, o qual passou a influenciar sua obra. Assim, no início do século XX, era o escritor russo mais lido e famoso em todo o mundo. Porém, em 1901, depois de criticar a Igreja Ortodoxa, foi excomungado. Faleceu nove anos depois, em 20 de novembro de 1910, na estação ferroviária de Astapovo.

Leia também: Franz Kafka autor cujas obras apresentam traços expressionistas

Características das obras de Liev Tolstói

As obras de Liev Tolstói fazem parte do Realismo russo. Desse modo, elas apresentam um nacionalismo crítico, já que não idealizam o país, apesar de valorizarem o sentimento nacional. Como típicas obras realistas, apresentam, também, a temática do adultério e a análise psicológica, por meio do fluxo de consciência.

No mais, as narrativas são caracterizadas pela temática sociopolítica e pela crítica de costumes, mais comumente associada à aristocracia. Além disso, o narrador de Tolstói é irônico, detalhista e com uma tendência à doutrinação moral, de cunho religioso. Já seus personagens são trágicos e complexos.

Principais obras de Liev Tolstói

  • Infância (1852)

  • Adolescência (1854)

  • Juventude (1856)

  • Felicidade conjugal (1859)

  • Os cossacos (1863)

  • Guerra e paz (1869)

  • Anna Karenina (1877)

  • Uma confissão (1882)

  • A morte de Ivan Ilitch (1886)

  • A sonata a Kreutzer (1889)

  • O diabo (1889)

  • Ressurreição (1899)

  • Falso cupom (1904)

  • Hadji Murat (1904)

Guerra e paz

Capa do livro Guerra e paz, de Liev ou Leon Tolstói, publicado pela editora L&PM.
Capa do livro Guerra e paz, de Liev ou Leon Tolstói, publicado pela editora L&PM.

Guerra e paz é um romance histórico, pois apresenta não só personagens fictícios, mas também personagens reais, como Napoleão Bonaparte (1769-1821) e o czar Alexandre I (1777-1825). Porém, os personagens principais são Natacha e Nicolau, filhos do conde Ilia Rostov, além de André Bolkonski e Pedro Bezukov.

A narrativa se passa no início do século XIX, quando Natacha se apaixona por André. Já seu irmão Nicolau está envolvido com sua prima Sônia. No entanto, a moça é pobre, o que não impede o rapaz de planejar o casamento com ela. Mas, ao lado desses amores aparentemente nobres, também há o adultério de Helena.

Ela é casada com Bezukov, um personagem atormentado que pretende alcançar uma condição moral superior. Mas, em meio a seus conflitos, Pedro Bezukov acaba se apaixonando por Natacha. E é quem a ampara, quando a moça adoece. Já a história de amor entre Nicolau e Sônia é ameaçada pela presença de Maria Bolkonskaia.

O exército de Napoleão Bonaparte invade o país, e Pedro Bezukov é preso por tentar matar o imperador francês. Na prisão, ele sofre a influência de Platão Karataiev, símbolo de honestidade, trabalho e simplicidade. Assim, com o fim da guerra, Bezukov tem a chance de atingir o superior estado moral tão desejado por ele.

Veja também: Gustave Flaubert autor do realismo francês

Frases de Liev Tolstói

Vamos ler, a seguir, algumas frases de Liev Tolstói, retiradas de suas obras Guerra e paz, A sonata a Kreutzer e Uma confissão:

  • “Amar com amor humano é poder passar do amor ao ódio, enquanto o amor divino é imutável.”

  • “A tristeza pura é tão impossível quanto a alegria pura.”

  • “A verdade deve se impor sem violência.”

  • “Dizer que você pode amar uma pessoa por toda a sua vida é como afirmar que uma vela continuará acesa enquanto você viver.”

  • “O casamento, como existe hoje, é a mais hedionda de todas as mentiras, a forma suprema de egoísmo.”

  • “Quem tem dinheiro põe no bolso quem não tem.”

Crédito da imagem

[1] L&PM Editores (reprodução)

Por: Warley Souza

Artigos relacionados

Aluísio Azevedo

Saiba quem é Aluísio Azevedo e entenda as suas características literárias. Conheça também as principais obras do autor.

Anton Tchekhov

Conheça Anton Tchekhov. Saiba quais são as principais características de suas obras. Leia o resumo de “A dama do cachorrinho” e algumas frases do autor.

Gustave Flaubert

Conheça o escritor francês e realista Gustave Flaubert. Saiba quais são as características de suas principais obras. Além disso, veja algumas frases do autor.

Machado de Assis

Saiba quem foi o escritor Machado de Assis. Descubra quais são as principais características de suas obras. Conheça seu livro “Memórias póstumas de Brás Cubas”.

Realismo

Atenha-se ao contexto histórico-social que tanto demarcou a estética em questão!

Émile Zola

Conheça a vida e obra de Émile Zola: fatos marcantes de sua biografia, seu estilo literário, livros publicados e frases impactantes de sua autoria.