Conto

O conto é uma narrativa curta cuja essência é de caráter ficcional, com vistas ao entretenimento e à descrição dos fatos sociais e de pessoas.

O conto é uma narrativa curta em prosa
O conto é uma narrativa curta em prosa

O conto é um gênero do discurso da tipologia narrativa. Trata-se de uma narrativa em prosa curta, se comparada com outros gêneros como o romance e a novela. Sua base estrutural é mais fechada e carrega as características dos elementos composicionais da narração:

  • Personagem(ns);

  • Espaço (onde a história acontece);

  • Tempo (quando acontece a história: manhã, tarde, noite, madrugada; passado, presente, futuro);

  • Enredo (a história/fato a ser narrado);

  • Clímax (o ponto mais relevante da narrativa).

Os referidos elementos devem ser dispostos harmonicamente em sua estrutura com início, meio (geralmente é o momento em que o clímax encontra-se) e o desfecho (como a história é finalizada). Por ser um texto breve, é muito objetivo, as descrições são menos intensas e as que existem são muito bem pensadas e escolhidas pelos autores para que estejam a serviço do projeto de texto.

Os elementos essenciais do conto são as personagens, espaço, tempo, enredo e clímax
Os elementos essenciais do conto são as personagens, espaço, tempo, enredo e clímax

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Classicamente, diz-se que o conto define-se pela sua pequena extensão. Mais curto que a novela ou o romance, tem uma estrutura fechada, desenvolve uma história e apresenta apenas um clímax. Em um romance, a trama desdobra-se em conflitos secundários, o que não acontece com o conto.

A produção e circulação de contos no Brasil intensificaram-se na primeira metade do século XIX, quando os escritores ganhavam a vida a partir da venda de seus textos. Existem vários estilos de contos:

  • de mistério

  • de fadas

  • maravilhoso

  • de terror

  • de ficção científica

  • minicontos e muitos outros

É importante ressaltar que, apesar de haver muitos contos que narram fatos e histórias verídicas, grande parte dos contos tem caráter ficcional e assume muitas funções sociais, como o entretenimento, fonte de registro de nossas histórias, cultura e identidade etc.


Aproveite para conferir nossas videoaulas relacionadas ao assunto:

Por: Luciana Kuchenbecker Araújo

Artigos relacionados

Descrição

Aprimore seu conhecimento sobre as técnicas dessa modalidade textual

Fábula

Neste artigo você vai conhecer a respeito do gênero textual fábula, uma narrativa curta que apresenta, ao final, a “moral da história”.

Gêneros textuais orais e escritos

Você sabia que os gêneros textuais podem ser orais e escritos, não é mesmo? Pois bem, confira sobre isso e muito mais clicando aqui!

Injuntivo e Prescritivo: modalidades textuais distintas

Texto injuntivo e texto prescritivo são modalidades textuais cuja finalidade se define por instruir. Clique e confira acerca das características que os demarcam.

Marina Colasanti

Leia a biografia de Marina Colasanti para conhecer a vida e as obras dessa renomada e premiada escritora.

Texto Dissertativo e Texto Dissertativo-Argumentativo

Entre o texto dissertativo e o texto dissertativo-argumentativo há alguns aspectos que os fundamentam. Nada melhor que conhecê-los, pois, afinal, basta apenas um clique!