Vanguardas europeias

As vanguardas europeias são os inovadores movimentos artísticos criados na Europa no início do século XX: o cubismo, o futurismo, o expressionismo, o dadaísmo e o surrealismo.

“A persistência da memória”, pintura a óleo de Salvador Dalí.
“A persistência da memória”, de Salvador Dalí, é uma das telas vanguardistas mais famosas do mundo.

Vanguardas europeias é como são chamados os movimentos artísticos ocorridos na Europa no início do século XX. São elas:

  • cubismo;
  • futurismo;
  • expressionismo;
  • dadaísmo;
  • surrealismo.

Em uma época de mudanças, inovação tecnológica e guerra, os artistas buscavam criar novas formas estéticas, em oposição à arte acadêmica.

Leia também: Tarsila do Amaral — a importante pintora brasileira que utilizou técnicas do cubismo

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Videoaula sobre vanguardas europeias

Contexto das vanguardas europeias

A Europa, no início do século XX, era palco da disputa imperialista entre os países que exploravam as riquezas das colônias asiáticas e africanas. Isso levou ao crescimento do nacionalismo entre essas nações dominantes, que empreenderam uma corrida armamentista. Como consequência, a Primeira Guerra Mundial teve início em 1914.

A evolução tecnológica também foi um fato marcante nessa época. O uso de automóveis e a invenção do avião prometiam diminuir as distâncias. Além disso, certezas científicas foram abaladas pela teoria da relatividade de Albert Einstein (1879-1955) e pelas teorias psicanalíticas de Sigmund Freud (1856-1939).

Objetivo das vanguardas europeias

Nesse contexto de descobertas, incertezas e transformações, os artistas decidiram questionar a existência humana e repensar a história da humanidade. Dessa forma, nasceram os movimentos artísticos que compuseram as vanguardas europeias.

Cada um deles possui características específicas. Porém, eles apresentam um objetivo em comum: inovar, fazer uma arte antiacadêmica, com novos valores estéticos, sendo estes distintos daqueles valorizados no passado.

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Ordem cronológica das vanguardas europeias

Características das vanguardas europeias

→ Cubismo

O principal nome do cubismo é o pintor espanhol Pablo Picasso (1881-1973). Pablo Picasso inaugurou o movimento, em 1907, com sua tela As senhoras de Avignon. A estética cubista defende a ideia de que um objeto artístico deve ser visto por diferentes pontos de vista (daí a figura do cubo como inspiradora do nome do movimento).

A pintura cubista apresenta estas características: sobreposição de vários planos, valorização das formas geométricas e deformação da realidade representada. Já a poesia cubista possui os seguintes elementos: sobreposição de imagens e fragmentação da realidade retratada.

→ Futurismo

Com o Manifesto futurista, o escritor italiano Filippo Tommaso Marinetti (1876-1944) divulgou o movimento em 1909. Nesse documento, ele expõe as bases ideológicas e estéticas do futurismo, que valoriza o perigo, a coragem, a audácia, a rebelião, a velocidade, a tecnologia, a agressividade, a guerra, o militarismo e o patriotismo.

Como uma forma de mostrar sua oposição ao que é tradicional, o manifesto expressa o desejo futurista de destruição do passado e da tradição, visto que queriam “destruir os museus, as bibliotecas, as academias de toda natureza”. Assim, as imagens de máquinas, aviões, automóveis e guerra estão impressas na pintura futurista.

Na literatura, Marinetti defende a destruição da sintaxe, com substantivos ao acaso, verbos no infinitivo e ausência de adjetivos e advérbios. Além disso, os textos literários não devem possuir pontuação. Para o escritor, essas ações são capazes de dar mais “velocidade” ao texto.

→ Expressionismo

O expressionismo nasceu na Alemanha, mas um de seus principais nomes é o pintor norueguês Edvard Munch (1863-1944). Tal movimento faz oposição ao impressionismo, estética que vigorou no século XIX. Assim, os pintores expressionistas abandonam o sensorialismo impressionista para realizarem uma expressão de elementos do próprio inconsciente.

As obras, assim, apresentam imagens pessimistas e são produzidas com cores fortes e linhas borradas. Já os traços do expressionismo na literatura estão associados a uma escrita que expressa a visão particular do autor acerca da realidade. Portanto, é menos importante o fato em si do que a interpretação que o escritor faz dos acontecimentos.

Nessa perspectiva, ele mostra uma realidade deformada pela sua visão de caráter pessimista. Desse modo, é inevitável criticar a estrutura social e mostrar a debilidade da humanidade diante dos males que a assolam.

Saiba mais: Franz Kafka — o autor cujas obras apresentam traços do expressionismo

→ Dadaísmo

No primeiro manifesto dadaísta, em 1916, o poeta alemão Hugo Ball (1886-1927) sugere que “dadá” pode significar qualquer coisa. Segundo ele, é uma “palavra internacional”. Desse modo, o que marca o movimento é seu caráter totalmente ilógico, portanto, extremamente rebelde.

Tal ilogismo está presente em qualquer obra dadaísta, inclusive a literária, como é possível verificar na receita de poema dadaísta do poeta romeno Tristan Tzara (1896-1963), em que ele aconselha organizar palavras aleatórias, recortadas de um jornal, de forma a criar um poema.

→ Surrealismo

O surrealismo está associado ao onírico, ao fantástico, à loucura, ao inconsciente. As obras pretendem ir além do que consideramos real. O pintor surrealista mais famoso é o espanhol Salvador Dalí (1904-1989). Além dele, artistas como o belga René Magritte (1898-1967) e o espanhol Joan Miró (1893-1983) também são cultuados até hoje.

Em 1924, o escritor francês André Breton publicou o Manifesto surrealista e, assim, divulgou o novo movimento. Em relação à literatura, Breton defende a escrita automática, a qual deve ser espontânea, de forma a liberar imagens do inconsciente. Portanto, a estética surrealista se opõe à racionalidade e ao controle consciente.

Exercícios resolvidos sobre vanguardas europeias

Questão 1

(Enem 2005) Os transgênicos vêm ocupando parte da imprensa com opiniões ora favoráveis ora desfavoráveis. Um organismo ao receber material genético de outra espécie, ou modificado da mesma espécie, passa a apresentar novas características. Assim, por exemplo, já temos bactérias fabricando hormônios humanos, algodão colorido e cabras que produzem fatores de coagulação sanguínea humana.

O belga René Magritte (1896-1967), um dos pintores surrealistas mais importantes, deixou obras enigmáticas. Caso você fosse escolher uma ilustração para um artigo sobre os transgênicos, qual das obras de Magritte, abaixo, estaria mais de acordo com esse tema tão polêmico?

A)

“Decalcomania”, obra vanguardista de René Magritte.

B)

“Invenção coletiva”, obra vanguardista de René Magritte.

C)

“O sedutor”, obra vanguardista de René Magritte.

D)

“A traição das imagens”, obra vanguardista de René Magritte.

E)

“A clarividência”, obra vanguardista de René Magritte.

Resolução:

Alternativa B

Nessa obra surrealista de Magritte, vemos um ser híbrido: metade homem, metade peixe. Essa imagem é o que mais se aproxima da definição de transgênico do enunciado: “Um organismo ao receber material genético de outra espécie, ou modificado da mesma espécie, passa a apresentar novas características. Assim, por exemplo, já temos bactérias fabricando hormônios humanos, algodão colorido e cabras que produzem fatores de coagulação sanguínea humana.”

Questão 2

(Enem PPL 2020)

Obra “O mamoeiro”, de Tarsila do Amaral.

AMARAL, T. O mamoeiro, 1925, óleo sobre tela. IEB/USP.

As vanguardas europeias trouxeram novas perspectivas para as artes plásticas brasileiras. Na obra O mamoeiro, a pintora Tarsila do Amaral valoriza

A) a representação de trabalhadores do campo.

B) as retas em detrimento dos círculos.

C) os padrões tradicionais nacionalistas.

D) a representação por formas geométricas.

E) os padrões e objetos mecânicos.

Resolução:

Alternativa D

A obra O mamoeiro possui visíveis traços cubistas, já que a representação da realidade é feita por meio de figuras geométricas. Assim, é possível observar elementos retangulares, pontiagudos ou circulares.

Questão 3

(Enem 2017)

E venham, então, os alegres incendiários de dedos carbonizados! Vamos! Ateiem fogo às estantes das bibliotecas! Desviem o curso dos canais, para inundar os museus! Empunhem as picaretas, os machados, os martelos e deitem abaixo sem piedade as cidades veneradas!

MARINETTI, F. T. Manifesto futurista. Disponível em: www.sibila.com.br. Acesso em: 2 ago. 2012 (adaptado).

Que princípio marcante do futurismo e comum a várias correntes artísticas e culturais das primeiras três décadas do século XX está destacado no texto?

A) Tradição é uma força incontornável.

B) A arte é expressão da memória coletiva.

C) A modernidade é a superação decisiva da história.

D) A realidade cultural é determinada economicamente.

E) A memória é um elemento crucial da identidade cultural.

Resolução:

Alternativa C

A característica comum aos movimentos de vanguarda é a “destruição” do passado, pois esses movimentos, como o futurismo, são antitradicionais e privilegiam o novo, como é possível ver no trecho do manifesto de Marinetti: “Ateiem fogo às estantes das bibliotecas! Desviem o curso dos canais, para inundar os museus! Empunhem as picaretas, os machados, os martelos e deitem abaixo sem piedade as cidades veneradas!” Dessa forma, ele incentiva os artistas a acabarem com a tradição, representada pelas bibliotecas, museus e cidades históricas.

Por: Warley Souza

Artigos de Vanguardas europeias

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