Solstícios e equinócios

O planeta Terra realiza diversos movimentos no espaço sideral que provocam alterações em relação à proximidade com o Sol, especialmente no movimento de translação, que é responsável pelo surgimento das estações do ano (primavera, verão, outono e inverno).

O início das estações do ano é determinado pelos solstícios e equinócios, que basicamente são datas que registram o começo de cada estação.

Os solstícios são identificados em períodos do ano em que um dos hemisférios (norte-sul) se encontra submetido a uma intensa quantidade de luz solar sobre a superfície, enquanto o outro recebe uma incidência de luminosidade mais modesta. Os solstícios ocorrem duas vezes ao ano, 21 de junho e 21 de dezembro

No solstício de 21 de junho começa o verão no hemisfério norte, que recebe uma intensa luminosidade solar. Em virtude desse fenômeno, o dia se torna mais longo que as noites. Essa data marca também o início do inverno no hemisfério sul, que recebe uma quantidade de luz solar menos intensa, como resultado o dia é mais curto do que a noite.

O solstício de 21 de dezembro marca o princípio do inverno no hemisfério norte, onde a incidência de luz solar nesse período não é intensa. Em consequência, o dia é mais curto que a noite. Nesse mesmo solstício, inicia-se o verão no hemisfério sul, nessa época do ano essa parte do planeta recebe uma intensa luminosidade solar, deixando o dia mais longo que a noite.

Já os equinócios acontecem em períodos nos quais a quantidade de luz solar incide de maneira igual nos dois hemisférios (norte-sul). Em períodos de equinócios, dia e noite possuem 12 horas. Os equinócios acontecem em dois momentos do ano: 21 de março e 23 de setembro.

No equinócio de 21 de março, tanto o dia como a noite são de 12 horas. Essa data consolida o começo da primavera no hemisfério norte e o início do outono no hemisfério sul. Nos equinócios de 23 de setembro, os hemisférios norte e sul apresentam dia e noite com duração igual (12 horas). Essa data marca o princípio do outono no hemisfério norte e da primavera no hemisfério sul.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
Períodos nos quais ocorrem os solstícios e os equinócios.

Períodos nos quais ocorrem os solstícios e os equinócios.

Por: Eduardo de Freitas

Artigos relacionados

1º de abril – Dia da Mentira

Clique aqui e descubra uma das hipóteses mais aceitas da criação Dia da Mentira. Entenda a relação dessa data com a adoção do calendário gregoriano.

A Lua

A lua, O que é a Lua, A lua e a curiosidade humana, A distância da Lua em relação à Terra, O diâmetro da Lua, A massa da Lua, As características da Lua, Os movimentos realizados pela Lua, As fases da Lua.

Eclipse lunar

Veja como ocorre um eclipse lunar, quais são os seus tipos e um esquema explicativo que ilustra corretamente esse fenômeno.

Hora do Planeta 2021

Você sabe em que dia acontecerá a Hora do Planeta 2021? Clique aqui e saiba essa e outras respostas sobre esse importante evento organizado pela WWF.

Horário de verão

Entenda por que existe o horário de verão, quais são as suas origens e também por que nem todos os estados brasileiros mudam os seus relógios nessa época.

Inverno

Conheça as principais características do inverno e entenda por que faz tanto frio durante essa estação do ano.

Movimento de rotação

Movimento de rotação, O que é o movimento de rotação, Como ocorre o movimento de rotação, O que provoca o movimento de rotação, As características do movimento de rotação.

Movimento de translação

Movimento de translação, O que é o movimento de translação, Como ocorre o movimento de translação, O movimento de translação e a sucessão dos anos, O movimento de translação e as estações do ano.

Movimentos da Terra

Os principais movimentos que a Terra realiza, suas definições, características e consequências.

Os Eclipses

Os Eclipses, O que são Eclipses, Quais são os tipos de Eclipses, A origem da palavra eclipse, Como ocorre os Eclipses, O que eclipse lunar, O que é eclipse solar.

Outono

Saiba quais são as principais caraterísticas do outono. Veja como é o outono no Brasil, e saiba por que essa estação é conhecida no país como a estação das frutas.

Primavera

Conheça a primavera e as características gerais da “estação das flores” no Brasil e no mundo.

Trópicos da Terra

Entenda por que existem os trópicos da Terra e por que eles recebem os nomes de Câncer e Capricórnio.

Verão

Saiba mais sobre o verão. Entenda a ocorrência dessa estação do ano assim como do horário do verão, adotado em vários países do globo.