Hora do Planeta 2021

A Hora do Planeta®, promovida pela ONG World Wildlife Fund (WWF), é uma ação na qual governos, empresas e a população de todo o mundo demonstram sua preocupação com os problemas ambientais que enfrentamos, tais como a perda de biodiversidade e as mudanças climáticas.

No ano de 2021, a Hora do Planeta acontecerá no dia 27 de março, sábado. Para participar, basta deixar as luzes de sua casa, empresa ou comércio apagadas das 20h30 às 21h30. Os 60 minutos com as luzes apagadas não têm como finalidade economizar energia; na verdade, eles representam um momento de reflexão sobre o que estamos fazendo com o nosso planeta.

Leia também: Recursos naturais e o desenvolvimento sustentável

A Hora do Planeta acontecerá no dia 27 de março, às 20h30, em 2021.
A Hora do Planeta acontecerá no dia 27 de março, às 20h30, em 2021.

Como começou a Hora do Planeta?

A Hora do Planeta surgiu em 2007, na Austrália, e tinha como objetivo inspirar e conscientizar a população do mundo sobre as mudanças climáticas. O evento inaugural ocorreu no dia 31 de março de 2007, mobilizando cerca de dois milhões de habitantes de Sidney. No ano seguinte, a Hora do Planeta aconteceu no dia 28 de março, com a adesão de 35 países e 50 milhões de pessoas. Com o passar dos anos, mais países foram aderindo à iniciativa e mais visibilidade o movimento ganhou. No Brasil, a Hora do Planeta acontece há 13 anos.

A data escolhida para o evento é sempre o último sábado de março, pois é a data mais próxima do equinócio. De acordo com a WWF, a escolha da data é para “garantir que quase todas as cidades do mundo inteiro estejam no escuro quando a passagem da hora varrer sua faixa na Terra”. Com isso, ao apagarmos as luzes por uma hora, conseguimos um grande impacto visual.

O apagar das luzes é apenas simbólico, não tendo o objetivo de economizar energia. Vários pontos turísticos também têm suas luzes apagadas nas cidades participantes do evento. Vale salientar que não há motivos para pânico, pois as cidades não ficarão às escuras. As cidades participantes apagam apenas as luzes que não são consideradas essenciais, como de monumentos e fachadas de edifícios de destaque.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Como foi a última edição da Hora do Planeta?

A Hora do Planeta 2020 foi bastante diferente dos eventos dos anos anteriores. Geralmente, o dia do evento é marcado por ações como oficinas, shows e workshops. Em 2020, no entanto, isso não foi possível devido à pandemia de covid-19, momento que nos obrigou a praticar o distanciamento social a fim de não propagarmos a doença. Surgiu nesse contexto o Festival Digital Hora do Planeta.

O evento contou com mais de 12 horas de programação totalmente gratuita e ao vivo, a qual foi transmitida pelo Facebook da WWF-Brasil e portal Ecoa, do UOL. Foram abordados temas bastante relevantes, como a crise climática, desinformação e fake news, e mais de 105 mil pessoas acompanharam. Somente nas redes sociais brasileiras da WWF foram contabilizadas 3,1 milhões de interações. A hashtag #HoraDoPlaneta teve mais de 20 mil citações. Várias personalidades aderiram à campanha no ano passado, tais como Mauricio de Sousa, a dupla Kaique Brito e Maddu Magalhães, Fábio Porchat, Frejat, Lenine, MariMoon, entre outros.

O evento não foi sucesso apenas no Brasil. A Hora do Planeta 2020 ocorreu em mais de 190 países e territórios, gerando cerca de 3,1 bilhões de impressões nas redes sociais. O assunto também esteve entre os mais comentados em vários países. Isso nos mostra que, mesmo separados, podemos fazer grandes movimentos, utilizando a internet e as redes sociais em nosso favor.

Leia também: Conferências ambientais — encontros para debater os impactos ambientais e maneiras de ajudar o meio ambiente

Como será a Hora do Planeta 2021?

Desde o ano de 2020, enfrentamos uma crise mundial devido à pandemia de covid-19. Para evitar a propagação da doença, é importante mantermos o distanciamento social, por isso a Hora do Planeta 2021 contará novamente com eventos digitais. A ação simbólica de apagar as luzes, no entanto, continua, e você pode participar apagando suas luzes por uma hora no dia 27 de março, a partir das 20h30.

No dia 27 de março, apague suas luzes e mostre que você se importa com o futuro do planeta.
No dia 27 de março, apague suas luzes e mostre que você se importa com o futuro do planeta.

Neste ano, o Festival Digital Hora do Planeta está de volta com mais de 7 horas de evento. Além disso, no dia 27, será lançado um vídeo especial nas redes sociais da WWF. Você pode compartilhá-lo e enviá-lo para os seus amigos, ajudando, desse modo, a dar maior visibilidade ao evento.

Outras formas de participar da Hora do Planeta 2021 são as seguintes:

  • baixar os materiais da campanha e ajudar na divulgação;
  • convidar seus amigos para participar do evento nas redes sociais;
  • gravar um vídeo sobre a importância da natureza e do nosso planeta para você e marcar a WWF-Brasil;
  • utilizar as hashtags #HoraDoPaneta ou #ConectadoNoPlaneta em suas postagens para que elas atinjam o maior número de pessoas possíveis.

Não se esqueça também de preencher o formulário de adesão à Hora do Planeta no site da WWF e assinar a petição mundial Use Sua Voz pela Natureza para mostrarmos aos líderes mundiais que eles precisam se comprometer com o nosso planeta.

Leia também: Aquecimento global — o que é, causas e consequências

Desligar as luzes pode ser legal!

Muitos pensam que desligar as luzes por uma hora pode ser bastante chato, mas essas pessoas estão completamente enganadas. Podemos fazer muitas coisas divertidas durante a Hora do Planeta. A WWF separou algumas dicas importantes do que é possível fazer durante essa hora. Veja a seguir algumas dessas dicas!

  • Assista ao Festival Digital Hora do Planeta 2021.
  • Junte toda sua família e jogue jogos de carta, tabuleiro, adivinhações ou mímicas.
  • Faça um jantar ou lanche à luz de velas.
  • Organize uma sessão de cinema com muita pipoca e assista ao seu filme ou série favorita.
  • Faça brincadeira de sombras ou caça ao tesouro com a criançada.
  • Transforme sua sala, jardim ou quintal em uma área de camping.
  • Utilize velas para fazer várias fotos divertidas e tentar a técnica de pintura com luzes. Para realizar a técnica, é necessária uma câmera em que seja possível ajustar abertura e tempo de exposição e um tripé.
  • Faça uma live com assuntos importantes relacionados ao meio ambiente.
Por: Vanessa Sardinha dos Santos

Artigos relacionados

Aquecimento Global

Saiba o que é e como funciona o Aquecimento Global, bem como suas causas e consequências principais.

Hora do Planeta 2018

Clique aqui e saiba mais sobre a Hora do Planeta e a importância desse movimento para conscientização de toda a população a respeito das mudanças climáticas globais. Também abordaremos o tema da campanha 2018 e a nova ação promovida pela WWF, que será uma grande novidade na Hora do Planeta deste ano.

Mudanças climáticas

Você sabe o que são mudanças climáticas? Clique para entender esse conceito e os problemas que essas alterações nos padrões climáticos podem causar.

Problemas Ambientais Globais

Confira esta análise introdutória sobre os principais problemas ambientais globais.

Problemas Ambientais Urbanos

Conheça os principais problemas ambientais urbanos, bem como suas causas e ocorrências.

Solstícios e equinócios

Solstícios e equinócios, planeta, Terra, Sol, movimento de translação, estações do ano, primavera, verão, outono, inverno, datas, norte, sul, hemisférios, luz.