Ecologia

A Ecologia é uma importante área da Biologia que se preocupa com o estudo dos seres vivos e suas relações entre si e com o meio em que vivem.

A Ecologia estuda a relações dos seres vivos entre si e com o meio

A Ecologia (do grego oikos, que significa casa, e logos que significa estudo) apresenta diversos conceitos e pode ser definida como uma parte da Biologia que estuda as relações dos seres vivos entre si e com o ambiente. O termo foi apresentado a primeira vez por Ernst Haeckel na obra Generelle Morphologie, de 1866.

Níveis de hierarquia

Para estudar a Ecologia, os pesquisadores trabalham com a análise de diferentes hierarquias, que vão da unidade básica, que é o organismo, até uma unidade mais ampla, que é o nosso planeta. Os níveis de organização estudados em Ecologia são:

• Organismo: Consideramos como um organismo um indivíduo de uma determinada espécie.

• População: A população é um conjunto de organismos de uma mesma espécie vivendo em uma determinada área, em um determinado período de tempo.

• Comunidade: As comunidades são o conjunto de diferentes populações que vivem em uma área, em um determinado período de termo.

• Ecossistema: Recebe o nome de ecossistema todos os seres vivos de uma área (comunidade) e os fatores abióticos (água, luz, solo, entre outros) com os quais eles interagem.

• Biosfera: Dá-se o nome de biosfera ao conjunto de todos os ecossistemas existentes no planeta.

Baseando-se nesses níveis de organização, temos a ecologia global, a ecologia de paisagem (paisagem são ecossistemas interligados), a ecologia de ecossistemas, a ecologia de comunidades, a ecologia de populações e a ecologia do organismo.

Subdivisões da Ecologia

A Ecologia pode ser dividida em autoecologia e sinecologia.

• Autoecologia: É um estudo voltado para um indivíduo ou para uma dada espécie.

• Sinecologia: É um estudo voltado para uma comunidade e para as relações desses seres vivos entre si e deles com o meio.

Importância da Ecologia

A Ecologia é uma parte importante da Biologia, sendo fundamental para entender como os organismos se comportam, como se relacionam com outros (relações ecológicas) e como o meio ambiente influencia em sua distribuição e abundância. Além disso, entender a Ecologia permite compreender a influência do homem sobre os outros seres vivos e o ambiente e, dessa forma, possibilita diminuir nossos possíveis impactos no planeta.

Não podemos esquecer ainda que a Ecologia permite fazer previsões a respeito de uma determinada ação humana, fornecendo relatórios que visam evitar problemas ambientais graves. Com isso, podemos impedir a realização de obras que causem grande impacto e ainda criar planos de preservação.

Nesta seção, você conhecerá um pouco mais a respeito da Ecologia e dos vários temas relacionados com essa parte da Biologia. Boa leitura!

Aproveite para conferir as nossas videoaulas sobre o assunto:

Por: Vanessa Sardinha dos Santos

Artigos de Ecologia

A relação entre o surgimento de doenças e a ação do homem

Descubra a relação entre o surgimento de doenças e a ação do homem e conheça alguns exemplos reais de como isso ocorre.

Água de lastro

Entenda o que é a água de lastro e quais são os problemas ambientais gerados pelo seu descarte incorreto.

Água de reúso

Descubra o que é água de reúso e como ela pode nos ajudar a enfrentar a crise hídrica.

Amensalismo

Entenda o que é amensalismo, uma relação ecológica que tem como exemplos a maré vermelha e a ação da penicilina em bactérias.

Animais ameaçados de extinção

Saiba mais sobre os animais ameaçados de extinção. Conheça as principais causas da redução populacional de algumas espécies.

Aproveitamento da água da chuva

Descubra como pode ser feito o aproveitamento da água da chuva e como essa atitude ajuda na economia de água.

Arquipélago de Galápagos

O arquipélago de Galápagos é considerado o principal laboratório vivo de biologia do mundo!

As plantas do Cerrado e suas adaptações

Clique aqui e saiba mais a respeito das plantas do Cerrado e suas adaptações a esse ambiente.

Biodiversidade

Atualmente, muito se fala a respeito da importância de se proteger a biodiversidade. Mas, afinal, o que isso significa? Clique aqui e entenda!

Biopirataria

Entenda o que é biopirataria e como ela afeta nosso país.

Cadeia alimentar

A cadeia alimentar é representada por uma série linear de seres vivos na qual a energia flui. Clique e confira suas principais características.

Cadeia e teia alimentar

Aprenda a diferença entre cadeia e teia alimentar, dois importantes conceitos que se referem às relações de alimentação em um ecossistema.

Camuflagem, aposematismo e mimetismo

Conheça mais sobre alguns recursos que animais e vegetais utilizam para se manter vivos, garantindo a existência da espécie.

Canibalismo

Aprenda mais sobre o canibalismo, uma relação ecológica relativamente pouco observada no Reino Animal.

Ciclo da água

Entenda como funciona o ciclo da água. Saiba quais são as suas etapas e sua importância. Confira exercícios resolvidos sobre o tema.

Ciclo do cálcio

Saiba como ocorre o ciclo do cálcio, mineral tão importante para os seres vivos.

Ciclo do fósforo

Saiba como ocorre o ciclo do fósforo, um mineral de imensa importância para a vida.

Ciclo do gás carbônico

Clique e saiba mais sobre o ciclo do gás carbônico, elemento extremamente importante na constituição dos seres vivos.

Ciclo do nitrogênio

Saiba o que é o ciclo do nitrogênio e porque esse ciclo é tão importante para os seres vivos.

Ciclo do Oxigênio

Compreenda os processos envolvidos no ciclo do oxigênio, suas vias de liberação e utilização.

Cinco desastres ambientais causados pelo homem no Brasil

Conheça cinco desastres ambientais causados pelo homem no Brasil e suas consequências para o meio ambiente!

Colônia

Conheça a definição de colônia e aprenda mais sobre os diferentes tipos dessa relação ecológica harmônica!

Comensalismo

Saiba mais sobre o comensalismo, uma relação ecológica interespecífica em que apenas um indivíduo obtém benefícios.

Como separar o lixo domiciliar?

Saiba como fazer a coleta seletiva em sua residência.

Competição inter e intraespecífica

A competição inter e intraespecífica contribui para o equilíbrio populacional de uma comunidade.

Compostagem: reciclando a matéria orgânica

Conheça e saiba o que é compostagem, o processo de transformação da matéria orgânica em adubo.

Crescimento das Populações

Crescimento populacional, Nível de organização, Espécie, Biocenose, Taxa de crescimento, Densidade populacional, Natalidade, Mortalidade, Imigração, Emigração, Dinâmica populacional, Carga biótica máxima.

Danos ambientais do acidente em Mariana (MG)

Entenda como o acidente em Mariana (MG) afetou o meio ambiente e veja algumas previsões para o futuro da região.

Decomposição

Entenda a importância da decomposição para a vida no planeta e as principais características desse processo realizado por fungos e bactérias.

Derramamento de petróleo

Clique aqui e veja quais são os impactos ambientais causados pelo derramamento de petróleo e como pode ser feita sua retirada dos oceanos.

Desequilíbrio ambiental

Compreender o que é desequilíbrio ambiental é fundamental para entendermos a importância de preservar o meio ambiente. Clique aqui e saiba mais sobre o tema.

Dia Mundial da Água

Saiba quando é comemorado o Dia Mundial da Água e o que esta data representa.

Diferença entre água poluída e contaminada

Entenda a diferença entre água poluída e água contaminada, bem como a importância da conservação dos corpos d'água.

Era Cenozoica

Entenda que mudanças ocorreram na Terra durante a Era Cenozoica.

Era Mesozoica

Clique aqui e descubra que animais e plantas sugiram na Era Mesozoica!

Era Paleozoica

Saiba mais sobre a fauna e a flora da Era Paleozoica.

Eutrofização

Um dos principais desastres ambientais que podem ocorrer num lago ou reservatório.

Floresta temperada

Clique aqui e saiba mais sobre as características da floresta temperada.

Floresta tropical

Saiba mais sobre a floresta tropical, bioma que abriga a maior variedade de espécies animais e vegetais de todo o mundo.

Formas de economizar água

Conheça algumas formas de economizar água e ajude a garantir uma maior disponibilidade de água potável.

Habitat

Compreenda o que é habitat e como sua destruição afeta a sobrevivência de uma espécie.

Hábitat e nicho ecológico

Compreenda dois termos muito importantes no estudo da ecologia.

Herbivoria

Compreenda o que é herbivoria e como as plantas conseguem defender-se de ataques de alguns animais.

Hora do Planeta 2018

Clique aqui e saiba mais sobre a Hora do Planeta e a importância desse movimento para conscientização de toda a população a respeito das mudanças climáticas globais. Também abordaremos o tema da campanha 2018 e a nova ação promovida pela WWF, que será uma grande novidade na Hora do Planeta deste ano.

Hora do Planeta 2022

Você já ouviu falar sobre a Hora do Planeta? Clique aqui, descubra o que é esse movimento, e veja detalhes sobre a Hora do Planeta 2022.

Ibama

Você sabe o que é Ibama? Clique aqui, entenda o que é essa sigla, e conheça o importante papel desse instituto na preservação do meio ambiente.

Impactos ambientais

Entenda a definição de impactos ambientais e por que eles não podem ser usados como sinônimos de algo negativo.

Impactos ambientais negativos da transposição de rios

Conheça alguns dos impactos ambientais negativos da transposição de rios e veja exemplos de projetos que não deram certo.

Importância das florestas

Saiba sobre a importância das florestas e o que tem comprometido a sua integridade.

Inquilinismo

Saiba mais sobre o inquilinismo e entenda por que, atualmente, essa relação ecológica é considerada um tipo de comensalismo.

Mudanças climáticas

Você sabe o que são mudanças climáticas? Clique para entender esse conceito e os problemas que essas alterações nos padrões climáticos podem causar.

Mutualismo

Entenda o que é mutualismo e conheça alguns exemplos importantes dessa relação ecológica.

Níveis tróficos

Descubra o que são os níveis tróficos e as principais diferenças entre organismos produtores, consumidores e decompositores de uma cadeia alimentar.

O que é desenvolvimento sustentável

Clique aqui e conheça mais sobre desenvolvimento sustentável, um termo que vem sendo muito empregado.

Os principais poluentes do ar

Saiba quais são os principais poluentes encontrados na atmosfera das grandes cidades e o que eles causam ao organismo.

Parasitas

Parasita, Dependência, Proteção, Nutriente, Reprodução, Monoxenos ou monogenéticos, Heteroxenos ou digenéticos, Ascaris lumbricoides, Necator americanus, Esquistossomo, Tripanossomo, Ectoparasitas, Endoparasitas, Infecção, Infestação.

Parasitismo

Aprenda mais sobre parasitismo e conheça alguns exemplos dessa importante relação ecológica.

Pegada hídrica

A pegada hídrica pode ajudar na gestão dos recursos hídricos. Entenda esse conceito!

Pirâmides Ecológicas

Pirâmides ecológicas representam, graficamente, o fluxo de energia e matéria entre os níveis tróficos. Clique e saiba mais!

Plantas epífitas

Entenda o que são plantas epífitas e a importância dessas espécies para a fauna de uma região.

Polinizadores

Aprenda mais sobre os agentes polinizadores, elementos bióticos e abióticos que garantem o encontro do grão de pólen com o gameta feminino.

Poluição radioativa

Veja o que é poluição radioativa e como ela pode afetar a nossa qualidade de vida.

Poluição sonora

Clique aqui e veja como a poluição sonora é particularmente grave para o ser humano.

Poluição térmica

Conheça as causas e consequências da poluição térmica, tipo de poluição ainda pouco conhecida.

População e comunidade

Compreenda a diferença entre população e comunidade e aprenda mais sobre Ecologia, uma área que estuda o meio ambiente e os seres que nele vivem.

Predação

Conheça essa relação ecológica interespecífica

Preservacionismo, conservacionismo e movimento ambientalista

O movimento ambientalista e duas de suas vertentes.

Problemas causados pelos lixões

Apesar de comuns, os lixões são uma forma inadequada de descarte de lixo. Clique aqui e conheça os problemas causados por esses depósitos de resíduos.

Protocooperação

Conheça a protocooperação, uma relação ecológica não obrigatória que beneficia todos os envolvidos.

Relações Desarmônicas

Relações ecológicas nas quais pelo menos uma espécie sofre danos.

Relações ecológicas

Entenda o que são e quais as principais relações ecológicas e saiba como elas podem ser divididas.

Relações Harmônicas

Relações ecológicas nas quais pelo menos uma espécie se beneficia, mas sem causar danos à outra.

Rio + 20

Clique aqui e saiba mais informações a respeito da Conferência Rio + 20.

Saneamento básico

Clique aqui, saiba o que é saneamento básico e descubra qual é a sua importância para a sociedade e para o meio ambiente.

Sociedade

Conheça um pouco mais a respeito da sociedade, uma relação ecológica harmônica entre indivíduos da mesma espécie.

Sociedade das abelhas

Clique aqui e saiba mais como é a organização na sociedade das abelhas.

Sociedade dos cupins

Clique aqui e veja como ocorre a organização e divisão de tarefas na sociedade dos cupins.

Sucessão ecológica

Compreenda o que é a sucessão ecológica, comunidade clímax, espécies pioneiras e a diferença entre sucessão primária e secundária.

Taiga

Saiba quais são as principais características geográficas da Taiga ao ler sobre o clima, a vegetação e o solo desse bioma que ocorre somente no Hemisfério Norte.

Teia alimentar

As cadeias alimentares representam de forma simplificada relações que ocorrem na natureza. Clique e descubra qual a relação da teia alimentar com a cadeia alimentar.

Tragédia ambiental em Brumadinho

Saiba mais sobre os danos ambientais da tragédia em Brumadinho, causada pela barragem da Vale que se rompeu em Minas Gerais.

Tundra

Conheça mais sobre a tundra, um bioma localizado no Hemisfério Norte.