Água de lastro

A água de lastro é a água utilizada em navios para garantir a estabilidade adequada quando eles se encontram sem carga.

Água de lastro é o nome dado à água do mar que é recolhida e armazenada em navios para garantir que a embarcação não perca a estabilidade quando estiver muito leve. Ela é utilizada, portanto, em navios que acabaram de descarregar a sua carga. Sem a captura dessa água, o navio corre sérios riscos de afundar, partir-se e não conseguir realizar manobras.

Com o uso da água de lastro, ocorre uma compensação, pois ela passa a fazer o papel da carga que antes estava ali presente. Normalmente os navios que fazem uso de maior quantidade de água de lastro são os tanques e os graneleiros, que transportam mercadorias a granel.

Apesar de sua extrema importância para a navegação, a água de lastro pode provocar diversos impactos ambientais negativos. O principal deles é o transporte de organismos vivos de uma área para a outra. Como diversas espécies são capazes de sobreviver a longas viagens, a captura da água em uma região para sua posterior liberação em outro porto pode transportar uma infinidade de organismos, o que pode desencadear desequilíbrios no ecossistema. Estima-se que, por dia, cerca de sete mil espécies diferentes sejam transportadas por navios via água de lastro.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

O problema em levar espécies de uma área para outra é que elas podem trazer doenças até então desconhecidas em determinada área e até mesmo se tornarem verdadeiras pragas. Isso pode acarretar uma grande perda de biodiversidade, aumento de doenças na população costeira e prejuízos econômicos para quem vive desses recursos.

Como os navios, normalmente, liberam a água de lastro nas áreas portuárias, essas regiões estão bastante vulneráveis aos problemas com bioinvasões. Os riscos de desenvolvimento dessas espécies invasoras é maior em locais que apresentam disponibilidade de nicho ecológico, que não possuem predadores naturais e aquelas áreas que apresentam ambiente similar ao original da espécie.

Para evitar grandes problemas ambientais, é necessário que todas as embarcações tenham alguns cuidados. A principal técnica utilizada para evitar as bioinvasões é realizar a troca da água de lastro em alto-mar, uma vez que organismos costeiros não sobrevivem em locais de grande profundidade. Além disso, podem ser realizadas algumas técnicas de tratamento de água, tais como a filtração, tratamento elétrico e a aplicação de biocidas.

Os navios fazem uso da água de lastro para garantir o equilíbrio da embarcação

Os navios fazem uso da água de lastro para garantir o equilíbrio da embarcação

Por: Vanessa Sardinha dos Santos

Artigos relacionados

Poluição das águas

Poluição das águas, Como ocorre a Poluição das águas, Poluição das águas e a escassez de água, Os agentes da Poluição das águas, Poluição das águas por resíduos industriais, Poluição das águas por esgoto doméstico.

Problemas Ambientais Globais

Confira esta análise introdutória sobre os principais problemas ambientais globais.

Problemas Ambientais Urbanos

Conheça os principais problemas ambientais urbanos, bem como suas causas e ocorrências.