Poluição das águas

O planeta Terra é constituído em grande parte por água, no entanto, 97% são salgadas e não adequadas ao consumo humano, irrigação e animais, dessa forma restam somente 3% de água doce, mas desse percentual somente cerca de 0,8% estão disponíveis, entretanto uma parte desse percentual encontra-se poluída e uma grande parcela está nos pólos congeladas.

Diante dessas estimativas verifica-se claramente que a quantidade de água doce destinada ao consumo é bastante restrita e que requer uma preocupação em âmbito global quanto à escassez de água e o uso comedido desse importante recurso.

Até pouco tempo acreditava-se que a água era um recurso infinito, mas já é sabido que essa informação é errônea e é uma das grandes preocupações desse século, uma vez que muitos países já enfrentam dificuldades para obter água.

O elevado número de habitantes presente no planeta, grandes índices de urbanização associados ao intenso consumo das sociedades, atividades produtivas e falta de medidas ambientais que possam poupar um elemento natural indispensável à vida são alguns dos fatores ou agentes que afirmam a possibilidade de faltar água em médio prazo no mundo.

Diante dessas perspectivas, a poluição ocupa um lugar de destaque, a contaminação da água contribui para a diminuição do recurso, além de disseminar doenças, pois anualmente morrem milhões de pessoas decorrentes da contaminação hídrica.

A poluição das águas é proveniente de várias origens, dentre muitas as principais são:

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

• Poluição industrial: a maioria das indústrias não faz o tratamento de seus dejetos, assim são conduzidos à natureza sem maiores cuidados, quase sempre são escoados para rios e lagos, como são produtos químicos deixam um rasto de destruição ambiental em plantas e animais.

• Insumos agrícolas: na atividade agrícola são usados diversos agrotóxicos e fertilizantes, porém, além de matar pragas e adubar o solo, esses elementos químicos favorecem a contaminação dos mananciais. Quando a aplicação de ambos é realizada esses permanecem nas plantas e no solo, com a chuva uma parcela das substâncias escoa em forma de enxurrada até atingir o curso de um rio ou córrego, uma parte é absorvida pelo solo e chega ao lençol freático. Posteriormente, essa água vai abastecer propriedades rurais e cidades, contamina simultaneamente pessoas que vivem em área urbana, rural, além dos animais domésticos e silvestres que ingerem essa água levando-os, em vários casos, à morte.

• Esgoto doméstico: esse tipo de poluição das águas acontece, muitas vezes, pela omissão do Estado que não disponibiliza tratamento de esgoto à sua população, com isso todos os dejetos de origem humana são despejados diariamente em rios e lagos. Ao receber tamanha quantidade de esgoto o manancial fica sem vida e concentra diversas doenças.


Aproveite para conferir a nossa videoaula sobre o assunto:

Dejetos lançados em rio

Dejetos lançados em rio

Por: Eduardo de Freitas

Artigos relacionados

04 de outubro – Dia da Natureza

Saiba mais sobre o Dia da Natureza e a importância dessa data para a conscientização sobre o meio ambiente.

A relação entre o surgimento de doenças e a ação do homem

Descubra a relação entre o surgimento de doenças e a ação do homem e conheça alguns exemplos reais de como isso ocorre.

Diferentes tipos de água

Conheça os diferentes tipos de água existentes no planeta e suas principais características.

Diferença entre água poluída e contaminada

Entenda a diferença entre água poluída e água contaminada, bem como a importância da conservação dos corpos d'água.

Distribuição da água pelo mundo

Confira uma análise a respeito da distribuição da água pelo mundo e entenda como esse recurso vem ganhando um caráter cada vez mais estratégico.

Formas de economizar água

Conheça algumas formas de economizar água e ajude a garantir uma maior disponibilidade de água potável.

Lençol freático

Entenda um pouco mais sobre o lençol freático, que corresponde a uma reserva de água doce proveniente da chuva que se infiltra através dos poros e fissuras do solo. Saiba por que essa água subterrânea armazenada é suscetível à contaminação e conheça a importância do lençol freático.

O lixo e sua classificação

A diferenciação dos resíduos conforme a origem e composição.

Pegada hídrica

A pegada hídrica pode ajudar na gestão dos recursos hídricos. Entenda esse conceito!

Poluição

Vamos falar um pouco sobre poluição? Neste texto explicaremos o que é poluição, suas causas e consequências, e apresentaremos seus principais tipos.

Poluição Atmosférica

Clique aqui e confira as consequências causadas pela poluição atmosférica!

Poluição da atmosfera

Clique aqui e conheça algumas causas da poluição da atmosfera!

Poluição de rios

A poluição dos rios causa alterações físicas na água. Confira!

Poluição do solo

Confira as principais causas e as consequências da poluição do solo e as medidas necessárias para conter esse problema.

Poluição e chuva ácida

Gases gerados por automóveis causam chuva ácida.

Principais causas da poluição do litoral brasileiro

Clique para entender as principais causas da poluição do litoral brasileiro!

Problemas Ambientais Urbanos

Conheça os principais problemas ambientais urbanos, bem como suas causas e ocorrências.

Problemas causados pelos lixões

Apesar de comuns, os lixões são uma forma inadequada de descarte de lixo. Clique aqui e conheça os problemas causados por esses depósitos de resíduos.

Água

A água, características da água, como a água pode ser encontrada, o ciclo da água, a água para ser consumida, o processo de tratamento da água.

Água de lastro

Entenda o que é a água de lastro e quais são os problemas ambientais gerados pelo seu descarte incorreto.

Água de reúso

Descubra o que é água de reúso e como ela pode nos ajudar a enfrentar a crise hídrica.

Águas subterrâneas

Águas subterrâneas, O que são águas subterrâneas, Onde são encontradas as águas subterrâneas, O que representa as águas subterrâneas para o homem.