Formas de economizar água

Dentre as formas de economizar água, podemos citar a redução do tempo de banho e o aproveitamento da água das chuvas.

Muitas vezes utilizamos a água potável como se ela fosse um recurso infinito. Entretanto, esquecemo-nos de que as mudanças climáticas e a intervenção do homem na natureza estão causando grandes impactos nos recursos hídricos, diminuindo a disponibilidade dessa importante substância.

Diante de um quadro cada vez mais triste de falta de água potável, devemos ter em mente que a preservação das fontes que nos restam é fundamental. Para isso, devemos fazer o uso consciente desse recurso, além, é claro, de proteger as nascentes e evitar a poluição dos rios e lagos. A seguir, listaremos importantes formas de economizar água:

1- Tome banhos rápidos: Ao tomar banho, lembre-se sempre de ligar o chuveiro para se molhar, desligá-lo ao se ensaboar e ligá-lo novamente apenas para retirar o sabão. Com essa atitude simples, pode ser feita uma economia de mais de 100 litros de água.

2- Escove os dentes com a torneira desligada: Assim como no banho, é importante manter a torneira desligada enquanto se escova os dentes, ligando-a novamente apenas para enxaguar a boca. Dessa forma, a economia pode ser de até três litros de água.

3- Desligue a torneira ao ensaboar as louças: Ao lavar as louças, a recomendação é retirar o excesso de sujeira, molhar e desligar a torneira para ensaboá-las. É importante ensaboar todas as louças e só depois começar o enxágue. Essa atitude pode render uma economia de mais de 100 litros de água.

4- Faça manutenção nos encanamentos: É fundamental observar sempre se não há vazamentos em casa. A manutenção evita o desperdício e protege contra danos causados pela infiltração.

5- Conserte torneiras e descargas com defeitos: Uma torneira pingando e uma descarga desregulada podem gerar grandes gastos de água. Sendo assim, é fundamental sempre verificar se o vaso sanitário está funcionando adequadamente e dar maior atenção àquele pequeno pinga-pinga da torneira. Estima-se que uma torneira pingando gaste até 20 litros de água por minuto.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

6- Mantenha as piscinas cobertas: Não cobrir as piscinas pode fazer com que a água se perca por evaporação. Dependendo do tamanho da piscina, você pode perder até três mil litros de água por mês.

7- Evite regar plantas com mangueiras: Para molhar as plantas, o mais recomendado é usar a água das chuvas, que pode ser coletada com um balde. Outro ponto importante é regá-las sempre em horários mais frios do dia, como pela manhã ou à noite. Em dias frios, pode-se optar por molhar as plantas um dia sim e outro não.

8- Lave o carro apenas com um balde de água: Utilizar mangueira para lavar o carro pode gerar um gasto de até 600 litros de água. Sendo assim, recomenda-se que apenas um balde de água seja utilizado para lavagem e que esta seja feita, se possível, apenas uma vez por mês.

9- Utilize vassouras para limpar as calçadas: Nunca utilize água para limpar as calçadas e quintal. Caso seja necessário retirar alguma mancha, opte por utilizar a água das chuvas ou aquela liberada pela máquina de lavar.

10- Sempre que possível, reaproveite a água das chuvas e da máquina de lavar: Reaproveitar a água das chuvas e da máquina para fins não potáveis faz com que mais água potável fique disponível.

Se cada um fizer a sua parte, podemos evitar o agravamento da crise hídrica! Economize!

É importante desligar a torneira enquanto se ensaboa a mão, ligando-a apenas quando for enxaguar

É importante desligar a torneira enquanto se ensaboa a mão, ligando-a apenas quando for enxaguar

Por: Vanessa Sardinha dos Santos

Artigos relacionados

Amazônia e a água no Brasil

Entenda a relação de interdependência entre a Amazônia e a água no Brasil no que diz respeito à disponibilidade dos recursos hídricos no país.

Aproveitamento da água da chuva

Descubra como pode ser feito o aproveitamento da água da chuva e como essa atitude ajuda na economia de água.

Consumo de água no mundo

Confira uma análise do consumo de água no mundo e conheça os países de maior e menor consumo per capita em média anual.

Crise da Água no Brasil

Entenda a crise da água no Brasil, as suas principais causas, efeitos, regiões atingidas e as possíveis soluções para esse problema.

Desperdício de água

Veja quais são as principais atividades responsáveis pelo desperdício de água e os impactos desse problema para a sociedade.

Economia de água na irrigação

Conheça algumas das principais formas de economia de água na irrigação que visam à garantia da disponibilidade desse recurso sem comprometer a economia.

Escassez hídrica e segurança alimentar

Confira uma análise a respeito da escassez hídrica e segurança alimentar no Brasil e também em várias áreas do mundo.

Estresse hídrico

Entenda o conceito de estresse hídrico e veja quais são as regiões do planeta em que esse problema poderá afetar mais pessoas.

Impactos ambientais negativos da transposição de rios

Conheça alguns dos impactos ambientais negativos da transposição de rios e veja exemplos de projetos que não deram certo.

O que é desenvolvimento sustentável

Clique aqui e conheça mais sobre desenvolvimento sustentável, um termo que vem sendo muito empregado.

Países com escassez hídrica

Você sabe quais são os principais países com escassez hídrica e as regiões do mundo mais afetadas? Leia e confira!

Pegada hídrica

A pegada hídrica pode ajudar na gestão dos recursos hídricos. Entenda esse conceito!

Poluição das águas

Poluição das águas, Como ocorre a Poluição das águas, Poluição das águas e a escassez de água, Os agentes da Poluição das águas, Poluição das águas por resíduos industriais, Poluição das águas por esgoto doméstico.

Práticas que mais consomem água

Quais são as práticas que mais consomem água? Será que o desperdício da população é o maior responsável? Descubra!

Água de reúso

Descubra o que é água de reúso e como ela pode nos ajudar a enfrentar a crise hídrica.