O que é desenvolvimento sustentável

Para que a qualidade de vida de uma sociedade melhore é necessário que haja progresso, como boas estradas, transporte público de qualidade, cidades bem planejadas, indústrias, máquinas que ajudam e facilitam a vida das pessoas, entre tantas outras. Mas é certo que para haver progresso também haverá a utilização de recursos naturais, sejam eles renováveis ou não, e consequentemente a emissão de gases e outros inúmeros poluentes.

O crescimento econômico que vivemos atualmente gerou inúmeros desequilíbrios, e se de um lado temos um mundo de riquezas, de outro temos um mundo de miséria e degradação ambiental. Diante desse fato é que surge a ideia de desenvolvimento sustentável, que busca agregar o crescimento econômico com a preservação ambiental e, ainda, com o fim da pobreza no mundo.

Dessa forma, o desenvolvimento sustentável pode ser definido como sendo um tipo de desenvolvimento que não esgota os recursos para o futuro, sendo capaz de atender às necessidades da geração atual sem comprometer a capacidade de atender às necessidades das gerações futuras.

Mas você deve estar se perguntando, será que a humanidade será capaz de conciliar o progresso com a preservação ambiental?

Todos acreditam haver essa possibilidade, mas para isso é preciso que a proteção ao meio ambiente seja entendida como parte integrante do processo de desenvolvimento, e não como um fato isolado, e é aqui que entra a diferença entre crescimento e desenvolvimento. O crescimento leva em consideração somente o acúmulo de riquezas, que, infelizmente, está nas mãos de uma pequena parcela da população, enquanto que o desenvolvimento, assim como o crescimento, preocupa-se com a geração de riquezas, mas com o objetivo de distribuí-las, melhorando a qualidade de vida de toda a população e levando em consideração a qualidade ambiental do planeta.

O desenvolvimento sustentável apoia-se em algumas metas prioritárias, como:

→ Satisfazer as necessidades básicas da população, como educação, saúde, moradia, lazer etc.;
→ Preservação do ambiente de modo que as gerações futuras tenham a chance de viver bem;
→ Conscientização de todos na conservação do ambiente, com cada um fazendo a sua parte;
→ Preservação dos recursos naturais;
→ Erradicação da miséria e dos preconceitos.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)


É importante ressaltar que a Educação Ambiental é fundamental para que a humanidade chegue ao desenvolvimento sustentável, pois quanto mais se conhece sobre o meio ambiente mais se aprende sobre as consequências que a sua degradação pode causar, e consequentemente, mais se preserva.

Ao ser perguntado se após a independência a Índia perseguiria o estilo de vida britânico, Mahatma Gandhi respondeu: “... a Grã-Bretanha precisou de metade dos recursos do planeta para alcançar sua prosperidade; quantos planetas não seriam necessários para que um país como a Índia alcançasse o mesmo patamar?”. Diante da sabedoria de Gandhi, vemos que os modelos de crescimento atuais precisam mudar, e que a economia mundial e os estilos de vida das nações ricas devem ser reestruturados, levando em consideração o meio ambiente.  

Para um mundo sustentável, devemos sempre fazer a nossa parte.

Para um mundo sustentável, devemos sempre fazer a nossa parte.

Por: Paula Louredo Moraes

Artigos relacionados

Agricultura orgânica

Entenda o que é a agricultura orgânica e descubra como e por que esse sistema agrícola produz alimentos sem a utilização de agrotóxicos.

Economia verde

Entenda o que é a economia verde, quais sãos os seus objetivos e as críticas direcionadas a esse conceito.

Formas de economizar água

Conheça algumas formas de economizar água e ajude a garantir uma maior disponibilidade de água potável.

Mudanças climáticas

Você sabe o que são mudanças climáticas? Clique para entender esse conceito e os problemas que essas alterações nos padrões climáticos podem causar.