Amazônia e a água no Brasil

Existe uma grande relação entre a Amazônia e a água no Brasil: a disponibilidade dos recursos hídricos do país depende da conservação desse importante bioma.

A Floresta Equatorial Amazônica é um dos principais elementos da natureza que são responsáveis pela água no Brasil, que é a maior potência hídrica do mundo, haja vista que o nosso país concentra 12% de todas as reservas de água no planeta. Além de garantir a continuidade e abastecimento dos recursos hídricos das suas áreas de entorno – o que inclui o Aquífero Alter do Chão e o Rio Amazonas –, a floresta ainda possui uma direta relação com o regime de chuvas no país ao longo do ano.

Essa relação entre a Amazônia e a água no Brasil explica-se pela existência dos chamados Rios Voadores da Amazônia, que funcionam da seguinte forma: a grande evapotranspiração gerada pela floresta em questão provoca a emissão de uma grande quantidade de umidade na atmosfera. Em seguida, essa umidade é transportada em direção à Cordilheira dos Andes, a oeste; nessa área montanhosa, parte dessa massa de ar é “rebatida” para o interior do continente sul-americano e, consequentemente, para várias áreas do território brasileiro.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Essa dinâmica permite a ocorrência de chuvas em várias áreas do país, principalmente nas regiões Centro-Oeste e Sudeste do Brasil, além de algumas áreas do Nordeste e do Sul. É claro que a região Norte é totalmente beneficiada por essa dinâmica, pois a floresta abrange quase que a sua totalidade.

Na floresta amazônica, a capacidade de evapotranspiração é tão elevada que uma única árvore emite para a atmosfera cerca de 300 litros de água por dia, mais do que o dobro do necessário para uma pessoa realizar as suas atividades diárias. O termo “rios voadores” deve-se às estimativas da quantidade de água que circula por esse sistema, que apresenta uma vazão de aproximadamente 200.000 m³ por segundo, superior até mesmo à vazão do Rio Amazonas.

Graças a essa dinâmica, evidencia-se que a preservação dos recursos hídricos no Brasil depende, necessariamente, de uma política de conservação da vegetação dessa floresta e também de outras áreas do país a fim de se manter a renovação dos recursos hídricos para as gerações futuras.

A Amazônia é uma grande produtora de chuvas no Brasil, aumentando a oferta de água

A Amazônia é uma grande produtora de chuvas no Brasil, aumentando a oferta de água

Por: Rodolfo F. Alves Pena

Artigos relacionados

Distribuição da água pelo mundo

Confira uma análise a respeito da distribuição da água pelo mundo e entenda como esse recurso vem ganhando um caráter cada vez mais estratégico.

Floresta Amazônica

Clima quente e úmido, elevado índice pluviométrico e maior biodiversidade do planeta são algumas características da floresta Amazônica.

Formas de economizar água

Conheça algumas formas de economizar água e ajude a garantir uma maior disponibilidade de água potável.

Foz, afluente, estuário e leito

Clique aqui e descubra mais sobre o que é foz, quais são as classificações dessa parte do rio e qual foz predomina no Brasil. Saiba também o que é afluente, estuário e leito.

Ocupação da Amazônia

Características, causas e consequências da ocupação da Amazônia.

Pegada hídrica

A pegada hídrica pode ajudar na gestão dos recursos hídricos. Entenda esse conceito!

Principais características do clima da região Norte

Aprenda a partir deste texto os principais elementos que influenciam a configuração do clima da região Norte do Brasil.

Produção de umidade na Amazônia

Entenda a importância da umidade na Amazônia e como ocorre a sua liberação e dispersão para o interior do território brasileiro.