Produção de umidade na Amazônia

A produção de umidade na Amazônia é um condicionante climático importantíssimo para regular a atividade atmosférica no Brasil e em outras partes do mundo.

A umidade produzida na Amazônia é muito importante para o clima no Brasil
A umidade produzida na Amazônia é muito importante para o clima no Brasil

A Amazônia é um dos mais importantes biomas do mundo, pois possui uma gama variada de funções ambientais, principalmente no sentido de preservar os recursos hídricos da região onde habita. Além disso, destaca-se a grande produção de umidade por parte da vegetação, que ajuda a aumentar o regime de chuvas no ambiente ao redor e também em outras áreas, revelando mais uma das importâncias da floresta para o clima.

Para entender essa questão, é preciso considerar o conceito de evapotranspiração, que é a perda de água da vegetação para o meio ambiente em forma de transpiração ou evaporação. No caso da Amazônia, a floresta recebe uma grande carga de umidade advinda do Oceano Atlântico que provoca chuvas na região. Posteriormente, metade do que chove retorna pela evapotranspiração, o que se soma ao “bombeamento” da água do subsolo e dos rios para o ar feito pela própria floresta nesse processo.

Nesse caso, a produção de umidade na Amazônia ocorre em larga escala, com centenas de milhões de litros d'água em forma gasosa ao longo do dia, formando uma massa de ar que se desloca para outras regiões. Geralmente, graças aos ventos alíseos, esse ar úmido desloca-se em direção ao oeste, onde encontra um “paredão” formado pelas montanhas da Cordilheira dos Andes. Nesse local, além de ocorrerem algumas chuvas (chamadas de chuvas orográficas), o ar carregado de vapor d'água desloca-se para o interior do continente sul-americano e, portanto, do Brasil, alcançando as demais regiões brasileiras e distribuindo chuvas.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Existe um projeto liderado por vários especialistas da área climática, meteorológica e de Ciências da Terra chamado de “Projeto Rios Voadores da Amazônia”. Nesse projeto, avaliam-se a grande quantidade de ar úmido gerada pela floresta e sua importância para o clima do Brasil e também de outras partes do mundo. Segundo os resultados do projeto, os “rios voadores” (nome em referência à água em forma de vapor na atmosfera) movimentam-se em uma vazão superior à do Rio Amazonas, que é de 200 mil m³/s.

Portanto, parte das chuvas que ocorrem nas regiões Sudeste, Sul e, principalmente, Centro-Oeste é derivada da movimentação do ar carregado com a umidade oriunda da Amazônia, o que revela a sua importância ambiental. Além disso, há indícios de que a presença da floresta reduz a pressão atmosférica local e, consequentemente, atrai massas de ar úmidas de outras regiões, principalmente do leste.

Se a devastação desse importante bioma continuar ocorrendo com o avanço da fronteira agrícola sobre o meio natural no Brasil, as consequências poderão ser graves, pois haverá um desequilíbrio que afetará diretamente o regime de chuvas e o clima de um modo geral. A consequência disso será a proliferação de períodos de seca extrema e até a extinção de alguns cursos d'água que nascem em regiões contempladas pela umidade advinda da Amazônia. Por esse motivo, é essencial preservar o meio natural do país para garantir a sustentabilidade do clima e dos recursos.

Por: Rodolfo F. Alves Pena

Artigos relacionados

Amazônia e a água no Brasil

Entenda a relação de interdependência entre a Amazônia e a água no Brasil no que diz respeito à disponibilidade dos recursos hídricos no país.

Aspectos Físicos do Amazonas

Estado que abriga a maior biodiversidade do mundo.

Clima equatorial

Conheça o clima equatorial, que é típico de baixas latitudes e apresenta altas temperaturas.

Floresta Amazônica

Clima quente e úmido, elevado índice pluviométrico e maior biodiversidade do planeta são algumas características da floresta Amazônica.

Massas de Ar

Saiba como funciona a dinâmica das massas de ar e entenda como elas são classificadas.

Ocupação da Amazônia

Características, causas e consequências da ocupação da Amazônia.

Polígono das Secas

Clique aqui e descubra o que é o Polígono das Secas e quais são suas características. Veja também quais estados brasileiros fazem parte dessa região.