Água

A água em sua forma líquida.A água é uma substância líquida, incolor, inodora e insípida. A partir de tal substância, que também pode ser encontrada sob as formas sólida e gasosa quando é submetida a diferentes estados físicos, surgiram as primeiras formas de vida.

É encontrada em quase toda a superfície do planeta numa proporção de 3:4, sendo que 97% da quantidade de água existente é salgada e apenas 3% da quantidade de água é doce. A maior parte da água doce está concentrada em calotas polares e em geleiras, pois somente 0,01% da água estão em rios e lagos.

A água obedece a um ciclo que se inicia com a evaporação dos lagos, rios e oceanos que formam as nuvens e após estarem sobrecarregadas liberam a água na terra. Ao chegar a terra, a água se infiltra no solo e alimenta nascentes, lagos, oceanos e plantas. A água caída nas nascentes, lagos e oceanos voltam a se evaporar originando o ciclo que não aumenta e nem diminui a quantidade da água.

Para o consumo, a água deve passar por um processo de tratamento para que sejam retirados transmissores de doenças. Nesse processo, a água recebe sulfato de alumínio que faz com que as impurezas se transformem em flocos pesados que, ao passarem por alguns processos, seguem para o fundo do tanque de tratamento.

A próxima fase do tratamento consiste em colocar a água sobre tanques contendo seixos, areia e carvão mineral que absorvem pequenas impurezas que sobreviveram aos processos anteriores. Nessa fase a água parece estar limpa, mas ainda precisa ser tratada para retirar os germes nocivos à saúde utilizando cloro líquido, cloro gasoso, ozônio e outras formas.

De forma opcional, após o tratamento pode ser inserido fluorssilicato de sódio ou ácido fluorssilícico em determinada quantidade, além de adicionar cal hidratada ou carbonato de sódio para corrigir o pH da água.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
Água: a maior riqueza natural

Água: a maior riqueza natural

Por: Gabriela Cabral

Artigos relacionados

Diferença entre rio, córrego, riacho e ribeirão

Clique aqui e saiba qual é a diferença entre rio, córrego, riacho e ribeirão e por que os cursos d'água recebem tantas denominações.

Perigo vindo do mar: as águas-vivas

Sobre as águas-vivas e queimaduras que podem provocar em banhistas de todo o mundo.

Águas subterrâneas

Águas subterrâneas, O que são águas subterrâneas, Onde são encontradas as águas subterrâneas, O que representa as águas subterrâneas para o homem.

Poluição das águas

Poluição das águas, Como ocorre a Poluição das águas, Poluição das águas e a escassez de água, Os agentes da Poluição das águas, Poluição das águas por resíduos industriais, Poluição das águas por esgoto doméstico.

O movimento das águas marinhas

O movimento das águas marinhas, O que são os movimentos das águas marinhas, Como ocorrem os movimentos das águas marinhas, Quais são os fatores responsáveis pelos movimentos das águas marinhas.

Ciclo da Água

Ciclo da água, A molécula H2O, Hidrosfera, Estados físicos da água, Gelo, Solidificação / fusão, Vapor d’água, Evaporação, Biosfera, Cíclico curto, Cíclico longo, Percolação, Gotículas, Neve, Granizo, Excreção fisiológica.

Degelo

O degelo tem se agravado com o aquecimento da Terra. Clique e entenda!

Hidrosfera

Confira algumas informações e dados sobre a hidrosfera terrestre e sua importância para o meio natural e para a sociedade em geral.

Distribuição da água pelo mundo

Confira uma análise a respeito da distribuição da água pelo mundo e entenda como esse recurso vem ganhando um caráter cada vez mais estratégico.

Saneamento básico

Descubra o que é saneamento básico e sua relação com a prevenção de várias doenças.

Recursos naturais estratégicos

Um debate sobre os principais recursos naturais estratégicos da atualidade, com ênfase na questão da água e do petróleo.

Recursos Naturais

O conceito e a importância dos recursos naturais para a nossa sociedade, bem como a classificação de seus elementos.

Pegada hídrica

A pegada hídrica pode ajudar na gestão dos recursos hídricos. Entenda esse conceito!

Diferença entre água poluída e contaminada

Entenda a diferença entre água poluída e água contaminada, bem como a importância da conservação dos corpos d'água.

Água potável

Entenda o que é água potável, sua importância e principais características.

Quantos litros de água devemos beber diariamente?

Descubra quantos litros de água devemos beber diariamente e melhore a sua saúde!