Recursos naturais estratégicos

Os recursos naturais estratégicos são elementos da natureza vitais para a sociedade e, por isso, muito disputados mundialmente, com destaque para a água e o petróleo.

Existem, na atualidade, uma série de recursos naturais estratégicos para o funcionamento das sociedades, de modo que a posse ou o domínio deles pode representar uma série de vantagens econômicas e até geopolíticas. Muitas guerras travadas ao longo da história visavam à disputa por territórios para que se pudesse ter o domínio dos recursos neles disponíveis.

A importância de um dado recurso natural pode variar ao longo do tempo, pois as transformações tecnológicas alteram em maior ou menor grau a necessidade que se tem de consumir um determinado produto. Atualmente, no entanto, dois recursos naturais preponderam sobre os demais em termos de relevância política e de estratégia: a água e o petróleo.

A água é um recurso natural estratégico por motivos óbvios: é a principal substância que propicia a origem e manutenção da vida. Além disso, a sua relevância só aumenta ao longo do tempo, principalmente em razão da escassez de água potável – própria consumo – em algumas regiões do planeta.

Confira o mapa a seguir:

Mapa da disponibilidade de água pelo mundo *
Mapa da disponibilidade de água pelo mundo *

Podemos notar com a leitura do mapa que existem áreas onde a escassez de água é notória, o que acontece não tão somente pela ausência desses recursos, mas pelo seu uso acentuado e indevido, além da poluição dos principais cursos d'água, que se tornam inutilizáveis.

Não são poucos, então, os especialistas que apontam a água como o principal motivo de disputa das próximas guerras ao longo do século XXI. E mesmo alguns países como o Brasil não estão livres da escassez de água, pois, embora o nosso território apresente grandes reservas hídricas, elas encontram-se má distribuídas, havendo regiões em que secas periódicas e ações sem planejamento comprometem a disponibilidade desse recurso.

Além da água, o petróleo também é considerado vital para o mundo atual. Sua importância se dá desde a Segunda Revolução Industrial, quando passou a ser utilizado como matéria-prima de combustíveis, lubrificantes, solventes e também do plástico, um dos materiais mais utilizados na atualidade.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Assim, com o crescimento da atividade industrial em todo o planeta, com o consequente aumento do consumo de mercadorias, o petróleo vem se tornando cada vez mais imprescindível para o funcionamento da sociedade. A Guera do Golfo, em 1991, foi emblemática nesse sentido, afinal, os Estados Unidos e o Iraque entraram em choque em razão da disputa pelas reservas petrolíferas de um pequeno país do Oriente Médio, o Kuwait.

A propósito, os Estados Unidos são os maiores consumidores mundiais do recurso e, mesmo possuindo muitas reservas e uma grande produtividade, precisam importar em grande quantidade, de forma que o controle sobre o seu preço é algo altamente necessário para os seus interesses. Observe a seguir a tabela com os principais países produtores, consumidores e as maiores reservas de petróleo:

Petróleo: maiores produtores, consumidores e reservas
Petróleo: maiores produtores, consumidores e reservas

Podemos notar que alguns dos maiores produtores não são grandes consumidores, o que significa que a maior parte de sua produção de petróleo é destinada à exportação. Ressalta-se também o papel crescente das economias emergentes nesse contexto, tais como o Brasil, a Rússia, a China e a Índia.

Diante desses apontamentos, podemos perceber o caráter estratégico da água e do petróleo no contexto internacional. O Brasil, por sorte, dispõe de ambos os recursos em uma boa quantidade, embora isso não signifique que devamos utilizá-los de maneira indiscriminada. Quanto ao petróleo, é preciso adotar fontes alternativas de combustíveis e energia. Já em relação à água, é preciso reduzir o consumo e combater a poluição ou degradação dos rios e demais reservas.

Créditos do mapa: BBC Brasil

Os principais recursos naturais estratégicos são a água e o petróleo

Os principais recursos naturais estratégicos são a água e o petróleo

Por: Rodolfo F. Alves Pena

Artigos relacionados

Derramamento de petróleo

Clique aqui e veja quais são os impactos ambientais causados pelo derramamento de petróleo e como pode ser feita sua retirada dos oceanos.

Exploração e extração do petróleo

Entenda como os geólogos sabem quais são as regiões de maior probabilidade de existir petróleo e como é feita a sua extração.

Petróleo

O petróleo é composto de uma mistura de substâncias complexas, principalmente hidrocarbonetos.

Petróleo e Água no Oriente Médio

Entenda o papel do Petróleo e da Água nos conflitos do Oriente Médio.

Recursos naturais

Entenda o que são recursos naturais, seus tipos e como podem ser usados. Veja também os recursos naturais do Brasil.

Recursos naturais e desenvolvimento sustentável

A relação entre os tipos e características dos recursos naturais e a política de sustentabilidade.

Água

A água, características da água, como a água pode ser encontrada, o ciclo da água, a água para ser consumida, o processo de tratamento da água.