Petróleo e Água no Oriente Médio

Petróleo e Água são dois elementos geopolíticos de extrema importância no contexto do Oriente Médio. O primeiro pela sua abundância, o segundo pela sua escassez.

Dados demonstram que a região do Oriente Médio conta com 5% da população mundial e 1% da quantidade de água, ao passo que é a zona de maior produção de petróleo do mundo. Tal realidade contribuiu para que esses recursos naturais formassem o pano de fundo de intensos conflitos nessa região.

Além do uso doméstico, a importância da água se faz principalmente para a manutenção da agricultura, uma vez que essa é a atividade humana que mais consome água. Por outro lado, o petróleo é muito importante não tão somente para a produção de combustíveis, mas serve também como matéria-prima para a produção de plástico, um dos materiais mais utilizados atualmente.

Os dois principais rios do Oriente médio são o Tigres e o Eufrates, que nascem na Turquia, passam por Síria, Iraque e deságuam no Golfo Pérsico. Em razão de vários países se situarem na mesma bacia hidrográfica, há alguns desentendimentos nessa região por causa da água.

Tudo isso porque a Turquia resolveu represar parte dos rios para a construção de hidrelétricas e açudes, além de vários projetos de represamento em fase de elaboração. Caso esses projetos sejam concluídos, ocorrerá uma grande diminuição da vazão dos rios, o que pode incitar a ocorrência de conflitos futuros entre esses países em busca do controle das águas dos dois rios.

A água também protagonizou alguns conflitos entre israelenses e árabes. Na Guerra dos Seis dias, em 1967, Israel se apropriou de regiões que são muito importantes para o abastecimento hídrico dos países, como as Colinas de Golã, que ajudam no controle do acesso à água no Mar da Galileia. Além disso, os israelenses detêm o controle da água subterrânea da Cisjordânia, de forma que os palestinos só podem construir poços de água sob a autorização do Governo de Israel.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Em virtude da falta de água potável na região, alguns países do Oriente Médio já adotaram tecnologias de dessalinização das águas do mar, uma vez que o acesso aos recursos hídricos depende da posição geográfica de cada país e do poder geopolítico de cada nação para controlar o acesso a esse recurso.

Usina de Dessalinização, localizada em Dubai

Quanto ao petróleo, apesar de ser um recurso abundante na região, sua produção também está concentrada em torno de alguns poucos países, principalmente aqueles que compõem o entorno do Golfo Pérsico, a saber: Iraque, Kuwait, Arábia Saudita e Emirados Árabes Unidos.

Em face da abundância de petróleo na região, muitas nações imperialistas despertaram interesses geopolíticos com a intenção de ocupar ou controlar o Oriente Médio, a fim de obterem com maior facilidade a principal matéria-prima do mundo atualmente. Por esse motivo, a briga pelo petróleo foi o principal motivo de praticamente todos os conflitos no Oriente Médio, como a Guerra do Golfo, em 1991, e a invasão dos EUA ao Iraque em 2003 (uma vez que os EUA são os maiores consumidores de petróleo no mundo).

O domínio da Inglaterra sobre a região da Palestina na primeira metade do século XX também buscava um melhor e mais facilitado acesso a esse recurso natural, o que, no final das contas, acabou originando os conflitos entre judeus e árabes.

Diante desses fatos, observa-se a contradição presente: um recurso natural é extremamente abundante e o outro, muito escasso e disputado, mas isso não impede que ambos sejam alvos de disputas e conflitos imperialistas.

Rio Eufrates, na região de Anatólia, Turquia. A água é um dos recursos mais disputados no Oriente Médio

Rio Eufrates, na região de Anatólia, Turquia. A água é um dos recursos mais disputados no Oriente Médio

Por: Rodolfo F. Alves Pena

Artigos relacionados

Golfo Pérsico

Conheça a região do Golfo Pérsico e descubra a sua importância geopolítica.

Guerra do Golfo

Acesse este link do Alunos Online e confira importantes informações sobre a Guerra do Golfo (também conhecida como Primeira Guerra do Golfo). Leia o texto e entenda as razões que levaram o Iraque a invadir o Kuwait em 1990. Veja quais foram as medidas tomadas pelos EUA em represália ao Iraque.

Irã

Conheça um pouco dos aspectos físicos, climáticos e humanos do Irã, com um panorama geral sobre a polêmica história recente desse país.

Israel x Palestina

Leia e acabe definitivamente com todas as suas dúvidas sobre o conflito entre Israel e Palestina.

O Iraque Hoje

A situação do Iraque após a retirada das tropas americanas de seu território.

OPEP

Saiba o que é a OPEP, por que foi criada, quais são os seus membros e os seus principais objetivos.

Pré-sal no Brasil

Saiba mais sobre a reserva de petróleo encontrada no Brasil conhecida como pré-sal, a qual possibilitou ao país estar entre os principais produtores de petróleo do mundo. O pré-sal encontra-se localizado sob uma espessa camada de sal no fundo oceânico, e sua extração demanda uso de tecnologias.

Recursos naturais estratégicos

Um debate sobre os principais recursos naturais estratégicos da atualidade, com ênfase na questão da água e do petróleo.