Petróleo

 

    O Petróleo é constituído de uma mistura complexa de diversos compostos orgânicos, principalmente hidrocarbonetos (compostos que contêm apenas carbono e hidrogênio em sua estrutura). Em menor proporção há compostos que contêm nitrogênio, oxigênio e enxofre. 

 

Existem muitas teoria sobre o surgimento do petróleo. A mais aceita é a de que ele vem da decomposição animal e vegetal de seres da orla marítima, que permaneceram soterrados, sob calor, pressão, sem oxigênio e sob a ação de bactérias e micro-organismos durante muito tempo (na verdade, milênios).

Esse nome, “petróleo”, vem do latim e significa “óleo de pedra” (petrae, pedra; oleum, óleo), pois este composto se encontra, geralmente, em arenito, ou seja, rochas porosas abaixo do fundo do mar.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Ao ser refinado ele sofre separação e decomposição de seus componentes, fornecendo inúmeros combustíveis, como gasolina, óleo diesel e querosene. Além disso, fornece também a matéria-prima para diversos produtos, como: plásticos, colas, resinas, produtos de higiene, cosméticos, tintas, vernizes, fertilizantes, inseticidas, remédios, explosivos, borrachas, detergentes, embalagens, sapatos, instrumentos cirúrgicos, entre outros.

Imagem de uma refinaria de petróleo
Imagem de uma refinaria de petróleo
 

Visto que esse líquido escuro e oleoso é um recurso não renovável e que, conforme dito, ele está presente em vários produtos consumidos por nós no dia a dia; se este recurso chegar ao fim, ou se quisermos realmente um mundo mais limpo do petróleo, teremos que pensar em sustentabilidade, tecnologias mais limpas e teremos também que abrir mão de determinados confortos e de materiais oferecidos por este.

O petróleo é um líquido escuro e oleoso composto principalmente por hidrocarbonetos

O petróleo é um líquido escuro e oleoso composto principalmente por hidrocarbonetos

Por: Jennifer Rocha Vargas Fogaça

Artigos relacionados

Aplicação do Gasogênio na Agricultura

Veja as desvantagens do uso do gasogênio em transportes urbanos, mas porque ele é uma boa opção para se aplicar na agricultura como alternativa aos derivados do petróleo.

Biodiesel

Veja a constituição química do biodiesel, suas principais fontes, a reação química envolvida em seu processo de fabricação e as vantagens do seu uso no lugar do óleo diesel.

Biogás

Conheça a constituição química, as fontes de obtenção, a produção e os benefícios do uso do biogás como fonte de energia elétrica renovável.

Carbono

Veja os aspectos mais importantes relacionados com o elemento químico carbono, como suas propriedades, seus compostos e suas fontes.

Composição química do petróleo

Conheça a composição química do petróleo e de seus derivados, como a gasolina e o óleo diesel.

Exploração e extração do petróleo

Entenda como os geólogos sabem quais são as regiões de maior probabilidade de existir petróleo e como é feita a sua extração.

Gasogênio

Entenda o que é um gasogênio ou gaseificador, fonte de combustível que se tornou bastante comum nos veículos brasileiros da época da Segunda Guerra Mundial.

Gasolina

A gasolina é um dos principais produtos do petróleo e seu rendimento pode ser aumentado por um processo chamado cracking.

Gás natural combustível

Veja as respostas dessas perguntas: o que é o gás natural? Qual é sua fonte de obtenção? Quais são os benefícios e malefícios de seu uso como combustível e gerador de energia?

Pré-sal no Brasil

Saiba mais sobre a reserva de petróleo encontrada no Brasil conhecida como pré-sal, a qual possibilitou ao país estar entre os principais produtores de petróleo do mundo. O pré-sal encontra-se localizado sob uma espessa camada de sal no fundo oceânico, e sua extração demanda uso de tecnologias.

Recursos naturais estratégicos

Um debate sobre os principais recursos naturais estratégicos da atualidade, com ênfase na questão da água e do petróleo.

Refino do Petróleo

Conheça quais são os processos empregados no refino do petróleo, processo industrial que é essencial para o aproveitamento desse recurso tão utilizado hoje.

Teor de álcool na gasolina

Descubra qual é o teor de álcool na gasolina permitido pela legislação brasileira, como se determina esse teor experimentalmente e por que ocorre essa adição.

Xisto

O xisto betuminoso é uma rocha que depois de ser aquecida libera gases e óleos ricos em hidrocarbonetos leves. Veja como isso faz dele uma alternativa mineral para substituir o petróleo.

Álcool combustível ou etanol

Veja a constituição química do etanol combustível, suas formas de produção, de obtenção, o projeto do Proálcool que ocorreu no Brasil e os benefícios de seu uso.

Índice de Octanagem da Gasolina

Saiba o que quer dizer o índice de octanagem de uma gasolina, a importância da escolha da gasolina baseada nesse índice e as consequências de seu uso para o carro.

Óleo diesel

Conheça a constituição do óleo diesel, a sua aplicação e como ele é classificado de acordo com o teor de enxofre e com a adição de biodiesel.