Gasogênio

O gasogênio, também chamado de gaseificador, é um equipamento onde se queima de forma controlada lenha, carvão ou resíduos agrícolas, tais como bagaços de cana, cascas de frutos e sabugos de milho, e se obtém uma mistura gasosa que funciona como combustível.

Essa mistura gasosa depende do tipo de material do qual foi gerado, da sua constituição química e da umidade. Mas, de forma geral, apresenta a seguinte composição:

Composição média de gases gerados pelo gasogênio

Essa mistura gasosa costuma ser chamada de “gás pobre”, porque dentre esses gases apenas o monóxido de carbono, o hidrogênio e o metano atuam como combustíveis e suas matérias-primas apresentam um baixo poder calorífico, principalmente quando comparados ao poder calorífico dos combustíveis derivados do petróleo, como o óleo diesel e a gasolina:

Poder calorífico de combustíveis

Apesar desses inconvenientes, o gasogênio foi muito utilizado no Brasil na época da Segunda Guerra Mundial (1939-1945), porque nesse período houve um racionamento do uso da gasolina, obrigando os brasileiros a encontrar alternativas de combustíveis.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Para facilitar o uso do gasogênio em motores à explosão de tratores, automóveis e instalações fixas e semifixas, no ano de 1940 o presidente Getúlio Vargas baixou um decreto que resultou na instituição da Comissão Nacional do Gasogênio.

O gasogênio é de fácil instalação em automóveis, mas em caminhões é necessário fazer ajustes para adaptá-lo ao veículo e para que não ocorra perda de potência.

Em razão de alguns inconvenientes da sua utilização, com o fim da Segunda Guerra Mundial, em 1945, os combustíveis derivados do petróleo passaram a ser utilizados e atualmente o gasogênio é utilizado quase que unicamente na agricultura. Veja por que lendo o texto Aplicação do Gasogênio na Agricultura.

* Créditos da imagem: ermess e Shutterstock.com

Gasogênio adaptado a um carro em exposição em Forli, Itália, em 10 de outubro de 2010*

Gasogênio adaptado a um carro em exposição em Forli, Itália, em 10 de outubro de 2010*

Por: Jennifer Rocha Vargas Fogaça

Artigos relacionados

Xisto

O xisto betuminoso é uma rocha que depois de ser aquecida libera gases e óleos ricos em hidrocarbonetos leves. Veja como isso faz dele uma alternativa mineral para substituir o petróleo.

Metanol

Conheça mais sobre a estrutura química do metanol, ou álcool metílico, suas propriedades, aplicações e formas de obtenção.

Petróleo

O petróleo é composto de uma mistura de substâncias complexas, principalmente hidrocarbonetos.

Gás liquefeito de petróleo

Você sabe em que consiste o gás liquefeito de petróleo? Clique e descubra!

Combustíveis Fósseis

Entenda o que é um combustível fóssil, a constituição e as principais aplicações do petróleo, gás natural e do carvão, e quais as consequências do uso desses combustíveis.

Combustível Hidrogênio

Entenda por que o hidrogênio é considerado o combustível do futuro. Veja suas utilizações, vantagens, fontes e modos de armazenamento.

O que é um Biocombustível?

Veja o que é um biocombustível, qual a sua importância na atual condição mundial e quais são os principais biocombustíveis produzidos e utilizados no Brasil e no mundo.

Gás natural combustível

Veja as respostas dessas perguntas: o que é o gás natural? Qual é sua fonte de obtenção? Quais são os benefícios e malefícios de seu uso como combustível e gerador de energia?

Álcool combustível ou etanol

Veja a constituição química do etanol combustível, suas formas de produção, de obtenção, o projeto do Proálcool que ocorreu no Brasil e os benefícios de seu uso.

Biogás

Conheça a constituição química, as fontes de obtenção, a produção e os benefícios do uso do biogás como fonte de energia elétrica renovável.

Biodiesel

Veja a constituição química do biodiesel, suas principais fontes, a reação química envolvida em seu processo de fabricação e as vantagens do seu uso no lugar do óleo diesel.

Gás Metano

Clique e conheça as principais características e propriedades do gás metano.

Gasolina

A gasolina é um dos principais produtos do petróleo e seu rendimento pode ser aumentado por um processo chamado cracking.

Qual gasolina polui mais?

Qual gasolina polui menos o meio ambiente, a gasolina comum, a aditivada ou a premium? Descubra a resposta lendo esse texto.

Conversão de Energia e as Reações Químicas

Entenda o que é energia, de onde ela vem, como ocorre a conversão das energias e, principalmente, como a energia química é convertida em outras formas de energia.