Biodiesel

Os óleos dos vegetais mostrados na figura (mamona, algodão, amendoim, milho e palma) podem ser utilizados para a produção do biodiesel
Os óleos dos vegetais mostrados na figura (mamona, algodão, amendoim, milho e palma) podem ser utilizados para a produção do biodiesel

O petróleo é a principal fonte combustível de nossa era, porém seu uso apresenta vários pontos negativos, veja alguns:

  • Não é renovável;
  • Polui o meio ambiente;
  • Suas principais fontes ficam situadas em zonas de conflito, o que gera tensões políticas e econômicas e ocasiona muitas alterações em seus preços.

Por esses e outros motivos é urgente e necessário encontrar fontes alternativas de combustível.

Entre os derivados do petróleo que precisam de um substituto renovável e limpo está o óleo diesel, que é muito usado principalmente em meios de transporte pesados, como caminhões e ônibus. Calcula-se que no Brasil sejam consumidos anualmente 40 bilhões de litros desse combustível. Por ano, são importados apenas 5% desse valor, ou seja, 2 bilhões de litros.

O óleo diesel é um grande poluidor, que libera para o meio ambiente grandes quantidades dos gases monóxido de carbono, gás carbônico e também fuligem. Sua combustão libera para a atmosfera compostos com nitrogênio e enxofre, como óxido nítrico (NO), óxido nitroso (N2O) e dióxido de enxofre (SO2), que são responsáveis pela chuva ácida.

Entre as alternativas, temos os biocombustíveis, que são produtos usados para geração de energia e que são usados a partir de biomassa. Entre os principais biocombustíveis temos o biodiesel, um combustível que vem se mostrando uma alternativa menos agressiva ao meio ambiente que o óleo diesel.

O biodiesel é obtido por meio de óleos de vegetais, tais como: mamona, soja, milho, amendoim, algodão, babaçu, palma, além das gorduras do óleo de fritura e do sebo bovino.

Seu processo de obtenção é através de uma reação de transterificação ou de esterificação entre os triglicerídeos presentes no óleo vegetal ou na gordura animal e um álcool, com a presença de um catalisador. Nessa reação, os triglicerídeos são convertidos em um éster de menor massa molecular (ésteres metílicos ou etílicos de ácidos graxos).

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Reação de obtenção de biodiesel por meio do processo de transterificação de triglicerídeos com álcool

Observe que um subproduto dessa reação é o glicerol, também conhecido como glicerina; o que é considerado uma vantagem, pois esse composto é largamente utilizado em indústrias químicas de produção de cosméticos e de produtos de limpeza.

Produtos feitos da glicerina

Quando a reação de obtenção do biodiesel é a transterificação há três reações consecutivas e reversíveis, em que os catalisadores mais tradicionalmente usados são os ácidos e bases de Bronsted:

Reações envolvidas na transterificação de triacilglicerídeos na obtenção de biodiesel

Observe que os intermediários formados são di e monoacilglicerídeos e veja que em meio aquoso também se verifica o equilíbrio.

Agora, se a reação usada na obtenção do biodiesel for a de esterificação, esta consistirá em apenas uma reação entre um ácido graxo e um monoálcool com a obtenção de ésteres, conforme mostrado na reação geral de esterificação logo abaixo. Nesse caso, são usados ácidos como catalisadores.

Reação de esterificação desenvolvida para a obtenção do biodiesel

O biodiesel não é um combustível totalmente limpo, ele também lança alguns poluentes no meio ambiente. Porém, em relação ao óleo combustível ele polui bem menos. Seu uso reduziria grandemente o lançamento de dióxido de carbono e de outros materiais particulados, diminuindo, assim, o efeito estufa. Veja outras vantagens do seu uso no lugar do óleo diesel:

  • É um recurso renovável;
  • Suas fontes não contêm compostos sulfurados, portanto não liberam enxofre que gera chuva ácida;
  • Apresenta alto número de cetanos (o correspondente a octanos na gasolina);
  • É biodegradável.
Por: Jennifer Rocha Vargas Fogaça

Artigos relacionados

Aplicação do Gasogênio na Agricultura

Veja as desvantagens do uso do gasogênio em transportes urbanos, mas porque ele é uma boa opção para se aplicar na agricultura como alternativa aos derivados do petróleo.

Biocombustíveis

Veja os principais aspectos relativos aos biocombustíveis, incluindo os tipos, as matérias-primas empregadas e as informações mais relevantes.

Biogás

Conheça a constituição química, as fontes de obtenção, a produção e os benefícios do uso do biogás como fonte de energia elétrica renovável.

Combustíveis Fósseis

Entenda o que é um combustível fóssil, a constituição e as principais aplicações do petróleo, gás natural e do carvão, e quais as consequências do uso desses combustíveis.

Conversão de Energia e as Reações Químicas

Entenda o que é energia, de onde ela vem, como ocorre a conversão das energias e, principalmente, como a energia química é convertida em outras formas de energia.

Créditos de carbono

Entenda o que são créditos de carbono, como funciona o mercado de venda e compra deles e como isso contribui para a diminuição do aquecimento global.

Gasogênio

Entenda o que é um gasogênio ou gaseificador, fonte de combustível que se tornou bastante comum nos veículos brasileiros da época da Segunda Guerra Mundial.

Gasolina

A gasolina é um dos principais produtos do petróleo e seu rendimento pode ser aumentado por um processo chamado cracking.

Gás liquefeito de petróleo

Você sabe em que consiste o gás liquefeito de petróleo? Clique e descubra!

Gás natural combustível

Veja as respostas dessas perguntas: o que é o gás natural? Qual é sua fonte de obtenção? Quais são os benefícios e malefícios de seu uso como combustível e gerador de energia?

O que são triglicerídeos?

Conheça a estrutura dos triglicerídeos e entenda porque o excesso de gordura animal pode trazer sérios danos à saúde.

Petróleo

O petróleo é composto de uma mistura de substâncias complexas, principalmente hidrocarbonetos.

Reação de saponificação

Conheça a reação de saponificação ou hidrólise alcalina, responsável pela produção dos sabões.

Reações de Esterificação

Aprenda mais sobre as reações de esterificação, que são muito importantes na produção do biodiesel e de flavorizantes para a indústria alimentícia.

Refino do Petróleo

Conheça quais são os processos empregados no refino do petróleo, processo industrial que é essencial para o aproveitamento desse recurso tão utilizado hoje.

Teor de álcool na gasolina

Descubra qual é o teor de álcool na gasolina permitido pela legislação brasileira, como se determina esse teor experimentalmente e por que ocorre essa adição.

Xisto

O xisto betuminoso é uma rocha que depois de ser aquecida libera gases e óleos ricos em hidrocarbonetos leves. Veja como isso faz dele uma alternativa mineral para substituir o petróleo.

Álcool combustível ou etanol

Veja a constituição química do etanol combustível, suas formas de produção, de obtenção, o projeto do Proálcool que ocorreu no Brasil e os benefícios de seu uso.

Índice de Octanagem da Gasolina

Saiba o que quer dizer o índice de octanagem de uma gasolina, a importância da escolha da gasolina baseada nesse índice e as consequências de seu uso para o carro.

Óleo diesel

Conheça a constituição do óleo diesel, a sua aplicação e como ele é classificado de acordo com o teor de enxofre e com a adição de biodiesel.

Óleos e gorduras

Conheça a constituição química dos óleos e das gorduras, além de compreender o que os diferencia.