Reação de saponificação

A reação de saponificação ocorre basicamente quando um éster reage com uma base inorgânica forte, tais como o hidróxido de sódio e o hidróxido de potássio (NaOH e KOH), em meio aquoso e sob aquecimento. Os produtos são um sal orgânico e um álcool.

Genericamente, temos:

Reação genérica de saponificação

Esse tipo de reação é chamado também de hidrólise alcalina. “Hidrólise” porque o meio está aquoso e “alcalina” porque o meio é básico (ou alcalino) em virtude da presença da base NaOH.

É comumente denominada de reação de saponificação porque é por meio desse tipo de reação que os sabões são produzidos. O éster usado para a produção de sabões é geralmente um triglicerídeo presente em óleos ou gorduras. O triglicerídeo, como o próprio nome indica, é um triéster derivado do glicerol, ou seja, é quando três moléculas de ácidos graxos se ligam a uma molécula do glicerol:

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Formação de um triglicerídeo

A base geralmente usada é o hidróxido de sódio e como produtos da reação são obtidos o sabão e glicerina:

Reação de saponificação para fabricação de sabão

É por isso que ainda hoje alguns sabões são fabricados de maneira artesanal mediante o aquecimento de sebo (gordura animal que fornece o material graxo) e cinzas de fogueira (as cinzas de madeira possuem alto teor de substâncias alcalinas como carbonato de sódio e de potássio).

Os sabões são produzidos por meio de reações de saponificação

Os sabões são produzidos por meio de reações de saponificação

Por: Jennifer Rocha Vargas Fogaça

Artigos relacionados

Hidróxido de Sódio

Conheça a composição química, as aplicações e a fórmula molecular do hidróxido de sódio, comercializado como soda cáustica.

Água Dura

Conheça o que é a água dura, como ela interfere na atuação dos sabões, os prejuízos que ela pode causar e como eliminar sua dureza.

Oxidação energética de alcenos

Estude sobre reações orgânicas de oxidação energética de alcenos por meio deste texto.

Ozonólise de alcenos

Entenda melhor sobre como ocorrem as reações orgânicas de ozonólise ou oxidação dos alcenos pelo ozônio seguida de hidratação.

Transesterificação

Clique para entender a reação de transesterificação, método químico em que é produzido um éster orgânico a partir de outro éster, um álcool ou um ácido carboxílico. Um dos objetivos desse método é a produção de biocombustíveis. Saiba mais a aqui!

Ácidos Carboxílicos

Ácidos carboxílicos se caracterizam pela presença do grupo funcional carboxila.

Sais Orgânicos Derivados de Ácidos Carboxílicos

Os sais orgânicos são originários da substituição do hidrogênio do grupo carboxila de um ácido carboxílico por um cátion de um metal ou amônio.

Ésteres

Conheça as características físicas dos Ésteres.

Tipos de Reações Orgânicas

Conheça os tipos mais comuns de reações orgânicas: as reações de substituição, de adição e de eliminação.

O que são triglicerídeos?

Conheça a estrutura dos triglicerídeos e entenda porque o excesso de gordura animal pode trazer sérios danos à saúde.

Biodiesel

Veja a constituição química do biodiesel, suas principais fontes, a reação química envolvida em seu processo de fabricação e as vantagens do seu uso no lugar do óleo diesel.

Bases mais comuns no cotidiano

Neste texto, você verá quais são as principais bases usadas no cotidiano, seus nomes comerciais, suas aplicações e formas de obtenção.

Química dos Sabões e Detergentes

Entenda por que os sabões e detergentes conseguem remover a gordura e por que eles são denominados agentes tensoativos ou surfactantes.