Ácidos graxos

Os ácidos graxos são ácidos carboxílicos de cadeia longa saturados e insaturados presentes em óleos e gorduras vegetais e animais.

Alguns ácidos graxos essenciais, como o ômega-3 e o ômega-6, estão presentes no salmão, azeite, amêndoas, linhaça, canola etc
Alguns ácidos graxos essenciais, como o ômega-3 e o ômega-6, estão presentes no salmão, azeite, amêndoas, linhaça, canola etc

 Os ácidos graxos são ácidos carboxílicos que possuem somente um grupo – COOH na extremidade, ligado a uma cadeia carbônica longa, em geral com 12 ou mais átomos de carbono.

As suas fontes principais são óleos e gorduras naturais vegetais e animais, em que eles estão na forma de triglicerídeos (ou triacilgliceróis). Quando três moléculas de ácidos graxos (iguais ou diferentes) ligam-se a uma molécula de glicerol (glicerina), formam-se os triglicerídeos que possuem três grupos ésteres:

Reação genérica de formação do triglicerídeo a partir de três ácidos graxos e uma glicerina
Reação genérica de formação do triglicerídeo a partir de três ácidos graxos e uma glicerina

Cada molécula de triglicerídeo pode sofrer hidrólise (reação com água) sob aquecimento e em meio ácido, originando os três ácidos graxos que a formaram, ou seja, é a reação inversa da reação acima.

Essas cadeias dos ácidos graxos representadas na reação acima pela letra “R” podem ser saturadas (apresentam somente ligações simples entre carbonos), insaturadas (apresentam uma ligação dupla entre dois átomos de carbono) ou poli-insaturadas (apresentam duas ou mais ligações duplas entre carbonos).

Os ácidos graxos saturados são sólidos em temperatura ambiente, como é o caso da manteiga e da banha de porco. Dois ácidos graxos saturados importantes são mostrados a seguir:

* Ácido Palmítico (hexadecanoico): Esse é saturado e é encontrado nos óleos de palma, de soja, de algodão, de oliva (azeite), de abacate, de amendoim, de milho, na manteiga de cacau e no toucinho. Sua fórmula é: H3C ? [CH2]14 ? COOH.

*Ácido Esteárico (octadecanoico): Esse também é saturado e é obtido na gordura animal e na manteiga de cacau: H3C ? [CH2]16 ? COOH.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Já os ácidos graxos insaturados com conformação cis são líquidos, como os presentes em óleos vegetais (de milho, de oliva e de soja, por exemplo).

Existem alguns ácidos graxos que são chamados de essenciais porque, de fato, são imprescindíveis para o bom funcionamento de nosso organismo, contribuindo para a diminuição do risco de doenças coronárias. No entanto, eles não são sintetizados pelo nosso corpo, sendo obtidos apenas por meio da alimentação. Os principais ácidos graxos essenciais são insaturados e todos são isômeros geométricos de conformação cis. Entre eles, temos os mostrados a seguir:

* Ácido Oleico (ácido cis-9-octadecenoico): É monoinsaturado e é encontrado principalmente no azeite (óleo de oliva) em cerca de 83%. Sua fórmula é dada por:

Fórmula estrutural do ácido oleico
Fórmula estrutural do ácido oleico

* Ácido Linoleico (ácido cis-9-cis-12-octadecadienoico ou ômega-6): é poli-insaturado, com duas insaturações, uma saindo do carbono 9, e outra, do carbono 12, contando a partir do carbono ligado ao grupo carboxila. Ele é encontrado em óleos de milho, soja, girassol e de cártamo.

Molécula de ácido linoleico – ômega-6
Molécula de ácido linoleico – ômega-6

* Ácido Linolenílico (ácido cis-9-cis-12-cis-15-octadecatrienoico ômega-3): é poli-insaturado, com três ligações duplas saindo dos carbonos 9, 12 e 15. Ele é encontrado principalmente nos óleos de linhaça, de canola, de amêndoas, de abóbora e nos peixes.

Molécula de ácido linolenílico – ômega 3
Molécula de ácido linolenílico – ômega 3
 





Videoaula relacionada:

Por: Jennifer Rocha Vargas Fogaça

Artigos relacionados

Glicerol

Clique e conheça as características, os métodos de obtenção e as principais utilizações do glicerol, também conhecido como glicerina.

O que são triglicerídeos?

Conheça a estrutura dos triglicerídeos e entenda porque o excesso de gordura animal pode trazer sérios danos à saúde.

Ácidos Carboxílicos

Ácidos carboxílicos se caracterizam pela presença do grupo funcional carboxila.