Química Orgânica

Antigamente existia uma teoria chamada Teoria da Força Vital, proposta por Berzelius, que acreditava que alguns compostos só podiam ser sintetizados por organismos vivos (vegetais ou animais). Estes compostos passaram a ser chamados de “orgânicos”, e um exemplo é a ureia, obtida a partir da urina, que somente ocorria em organismos vivos por meio da degradação de proteínas.

No entanto, esta teoria caiu por terra quando o cientista Friedrich Wöhler produziu a ureia em laboratório, no ano de 1828. Ele não precisou de um rim humano, como ele mesmo citou, mas utilizou um composto chamado cianeto de amônio.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Deste modo, o significado de Química Orgânica mudou para então fazer referência ao ramo da Química que estuda os compostos do elemento carbono.

Por: Jennifer Rocha Vargas Fogaça

Seções de Química Orgânica

Grupos Funcionais

Na Química Orgânica, os compostos foram reunidos em grupos com características estruturais e propriedades semelhantes, formando, assim, grupos funcionais.

Introdução à Química Orgânica

Química Orgânica é o ramo da Química que estuda os compostos do elemento carbono.

Isomeria

A isomeria ocorre quando temos compostos de mesma fórmula molecular que apresentam diferentes fórmulas estruturais.

Polímeros

Polímeros são vários monômeros ligados entre si originando macromoléculas, por meio de uma reação chamada de polimerização.

Artigos de Química Orgânica

Ácidos graxos

O ômega-3 é essencial ao organismo e trata-se de um ácido graxo. Veja esse e outros ácidos graxos essenciais e suas fontes na alimentação.

Adrenalina

Conheça a fórmula, a atuação no organismo e a isomeria da molécula que nos prepara para enfrentar ou fugir de situações de tensão: a adrenalina.

Alcaloides

Você sabia que a morfina, a cocaína, a nicotina e a cafeína pertencem ao grupo dos alcaloides? Saiba mais sobre esses compostos lendo este texto.

Álcoois graxos

Conheça o grupo de compostos bioquímicos conhecido como álcoois graxos, muito usados como tensoativos e emulsificantes.

Classificação dos alcinos

Clique aqui e conheça como é realizada a classificação dos alcinos (em verdadeiros ou falsos), aprenda as características de cada classificação, além de como elas estão diretamente relacionadas com as reações orgânicas de oxidação (branda e energética) e de adição (halogenação, hidratação etc.).

Combustão completa e incompleta

As reações de combustão são muito importantes para a geração de energia e para outros processos do nosso cotidiano. Conheça como elas funcionam lendo este texto.

Desidratação intermolecular

Clique e aprenda o que é uma reação de desidratação intermolecular e quais são as substâncias utilizadas e formadas.

Extração de óleos essenciais das plantas

Conheça os principais métodos de extração de óleos essenciais das plantas que são usados para fabricar perfumes.

Glicerol

Clique e conheça as características, os métodos de obtenção e as principais utilizações do glicerol, também conhecido como glicerina.

Hidrogenação em alcinos

Clique e aprenda como ocorre uma reação de hidrogenação em alcinos e conheça ainda quais são os possíveis produtos desse tipo de processo químico.

Oxidação branda

Saiba mais sobre a oxidação branda de alcenos e alcinos, bem como sobre o teste de Bayer usado para diferenciá-los.

Oxidação branda de alcinos

Entenda a oxidação branda de alcinos e aprenda a montar suas equações e a determinar os produtos que podem ser formados nesse tipo de reação.

Oxidação branda em alcenos

Aprenda como ocorre a oxidação branda em alcenos e a construir as equações que representam esse processo!

Oxidação do metanol

Veja por que a oxidação do metanol é diferente de todas as outras oxidações dos álcoois, saiba quais são os produtos obtidos e quais são as etapas dessa reação.

Oxidação dos Álcoois Primários

Entenda como ocorre a oxidação dos álcoois primários, quais reagentes são utilizados, como ela ocorre na forma branda e na energética, e quais são os produtos formados.

Oxidação dos Álcoois Secundários

Entenda qual é o mecanismo das reações de oxidação dos álcoois secundários.

Oxidação energética de alcenos

Estude sobre reações orgânicas de oxidação energética de alcenos por meio deste texto.

Oxidação energética de alcinos

Clique para conhecer as características das reações de oxidação energética dos alcinos.

Oxidação energética de ciclanos

Clique para conhecer as condições necessárias para a ocorrência da oxidação energética de ciclanos.

Oxidação energética em aromáticos

Clique e entenda como ocorrem as reações de oxidação energética em aromáticos e quais são os produtos formados nesses processos.

Ozonólise de alcenos

Entenda melhor sobre como ocorrem as reações orgânicas de ozonólise ou oxidação dos alcenos pelo ozônio seguida de hidratação.

Reação de Adição em Alcadienos

Entenda como ocorrem as reações de adição em alcadienos ou dienos isolados, conjugados e acumulados.

Reação de redução de álcoois

Clique e conheça como ocorre e quais são os produtos da reação de redução de álcoois!

Reação de saponificação

Conheça a reação de saponificação ou hidrólise alcalina, responsável pela produção dos sabões.

Reações de desidratação de álcoois

Entenda como ocorrem as reações de desidratação de álcoois, tanto a intramolecular quanto a intermolecular.

Reações de desidratação intermolecular em alcoóis

Clique e saiba como um alceno ou um éter são formados nas reações de eliminação ou desidratação em alcoóis. Esses fenômenos químicos que acontecem com as substâncias dessa função orgânica oxigenada são chamados de desidratação porque é formada uma molécula de água. Nesse processo, ainda é formado um composto orgânico.

Reações de Esterificação

Aprenda mais sobre as reações de esterificação, que são muito importantes na produção do biodiesel e de flavorizantes para a indústria alimentícia.

Reações de Hidratação

As reações de hidratação dos alcenos ocorrem com adição da água catalisada em meio ácido para a formação de um álcool.

Reações de hidratação em alcinos

Clique e conheça o mecanismo das reações orgânicas de hidratação de alcinos e aprenda ainda quais são os produtos formados nesse tipo de reação.

Reações de oxidação com alcoóis

Aprenda como ocorre a reação de oxidação com alcoóis e conheça os mecanismos desse tipo de processo orgânico e os produtos que podem ser formados nele.

Reações de redução de ácidos carboxílicos

Saiba mais sobre as reações de redução com ácidos carboxílicos e conheça seus mecanismos e produtos formados.

Reações de redução em aldeídos e cetonas

Clique e conheça quais são as condições, os princípios e os possíveis produtos das reações de redução em aldeídos e cetonas.

Reações de substituição em derivados do benzeno

Clique e aprenda quais são os critérios para a formação dos produtos das reações de substituição em derivados do benzeno.

Reações de Substituição em Haletos Orgânicos

Entenda como ocorrem as reações de substituição em haletos orgânicos, quais são as principais, os produtos obtidos e a ordem de reatividade.

Reações de substituição em hidrocarbonetos

Conheça os detalhes e mecanismos acerca das seguintes reações de substituição em hidrocarbonetos: halogenação, nitração e sulfonação.

Reações de substituição no benzeno

Clique e conheça quais são as reações de substituição que ocorrem com o benzeno e quais são os produtos obtidos nessas reações.

Reações Orgânicas de Adição

Conheça as principais reações de adição (hidrogenação, halogenação, hidratação e adição de halogenidretos) e veja exemplos de cada uma.

Reações orgânicas de desidratação

Clique e aprenda o que são reações orgânicas de desidratação e quais são os reagentes e os possíveis produtos formados nesses processos químicos!

Reações orgânicas de salificação

Saiba quais são os reagentes e os produtos de uma reação orgânica de salificação e entenda como esse fenômeno químico ocorre.

Regra de Markovnikov

Conheça a regra de Markovnikov e entenda quais são os produtos principais formados em reações orgânicas de adição de haletos de hidrogênio e de água.

Tipos de Reações Orgânicas

Conheça os tipos mais comuns de reações orgânicas: as reações de substituição, de adição e de eliminação.

Transesterificação

Clique para entender a reação de transesterificação, método químico em que é produzido um éster orgânico a partir de outro éster, um álcool ou um ácido carboxílico. Um dos objetivos desse método é a produção de biocombustíveis. Saiba mais a aqui!

Ureia

Entenda por que a ureia, chamada de diamonometanal, é considerada a principal amida. Veja também sua origem natural e sintética e suas aplicações.