Polímeros

Os plásticos são polímeros sintéticos.
Os plásticos são polímeros sintéticos.

Polímeros são vários monômeros ligados entre si originando macromoléculas por meio de uma reação chamada de polimerização. Essa palavra vem do grego, em que poli = muitos e meros = partes.

Existem polímeros naturais e sintéticos. Exemplos de polímeros naturais são celulose, proteínas e látex. Já os sintéticos são aqueles feitos em laboratório; e eles podem ser de adição ou de condensação.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
Por: Jennifer Rocha Vargas Fogaça

Artigos de Polímeros

A Classe de Polímeros dos Elastômeros

Conheça a classe de polímeros elastômeros, que são as borrachas, que possuem capacidade de se deformar e rapidamente voltar ao seu estado inicial.

Acrilato de etila

O acrilato de etila é a principal matéria-prima de um tipo muito importante de polímero acrílico. Conheça mais sobre esse composto aqui neste texto.

Baquelite

A baquelite foi o primeiro polímero artificial de importância industrial. Veja a sua constituição, propriedades e aplicações.

Borracha Natural

Conheça a constituição, obtenção e aplicações da borracha natural.

Borrachas sintéticas

Entenda a diferença existente entre as borrachas naturais e as sintéticas e observe quais são os polímeros constituintes das borrachas sintéticas mais importantes.

Celulose

Conheça a constituição química do polímero natural da celulose, quais são as suas fontes na natureza, suas aplicações pela indústria e a importância de sua ingestão diária.

Classificação dos polímeros sintéticos

Conheça as três classes em que os polímeros sintéticos são divididos e seus principais representantes.

Composição do Teflon

Conheça a constituição química, as propriedades e as principais aplicações do polímero teflon, usado em revestimentos de panelas e frigideiras antiaderentes.

Compósitos ou Composites Poliméricos

Conheça como são formados os compósitos ou composites, polímeros com propriedades melhores que os plásticos comuns, formados pela combinação de materiais já conhecidos.

Estudo de alguns polímeros

Os polímeros se classificam em naturais ou artificiais.

PET: um poliéster importante

Conheça a constituição química, a fonte de obtenção, a reação de polimerização, as aplicações e propriedades de um dos polímeros mais importantes em nosso cotidiano: o PET.

Policarbonato

Conheça a estrutura, as propriedades e a forma de obtenção do policarbonato, um polímero que parece com o vidro, mas que é muito resistente, sendo bastante utilizado pela sociedade.

Poliésteres

Os poliésteres são muito utilizados na indústria têxtil e na fabricação do polímero PET de garrafas de refrigerante. Veja a estrutura desse polímero e entenda por que ele é tão versátil.

Poliestireno

Conheça a reação de obtenção e as aplicações do polímero poliestireno, que dá origem ao tão utilizado isopor.

Polietileno

Conheça o polímero polietileno, formado a partir da reação de polimerização do etileno e que é muito utilizado em garrafas, brinquedos, embalagens, sacos plásticos, etc.

Polímero à prova de bala: Kevlar

Conheça mais sobre a poliamida kevlar, um polímero que é à prova de bala e muito resistente ao fogo e a ataques químicos.

Polímero Náilon

Conheça um polímero muito importante, o náilon. Veja suas aplicações, características, fabricação, reação de polimerização e uso na Segunda Guerra Mundial.

Polímero PVC

Conheça mais sobre o polímero PVC, muito utilizado na fabricação de dutos e tubos rígidos para água e esgoto.

Polímeros de adição

Os polímeros de adição são formados por sucessivas adições de monômeros. Veja os principais polímeros de adição e sua aplicação no cotidiano.

Polímeros de Condensação

Conheça os principais polímeros de condensação, formados pela reação entre moléculas iguais ou diferentes, com saída simultânea de um composto que não fará parte do polímero.

Polímeros de Rearranjo

Conheça mais sobre os polímeros de rearranjo e seu principal representante, o poliuretano, usado para produzir espumas flexíveis e rígidas.

Polímeros em alta

Por que estes compostos se tornaram tão populares?

Polímeros naturais e artificiais

Conjunto de pequenas moléculas denominadas monômeros.

Polímeros Termofixos e Termoplásticos

Descubra a diferença entre polímeros termofixos e termoplásticos, e veja exemplos das suas aplicações no cotidiano.

Polimetilmetacrilato (acrílico)

O acrílico ou plexiglass é, na verdade, o polimetilmetacrilato (PMMA). Saiba mais sobre esse polímero por meio deste artigo!

Poliuretano

Veja por que o poliuretano é um polímero tão importante na fabricação de vários produtos que contêm espuma em sua constituição.

Preservativos feitos de poliuretano

Conheça a constituição dos preservativos comuns e veja um novo tipo de camisinha feita de poliuretano que tem agradado a maioria dos usuários.

PVA

O PVA é um dos polímeros mais utilizados atualmente. Veja qual é a constituição e as possíveis aplicações desse polímero sintético.

Silicone

O silicone é amplamente usado na sociedade; veja em quais áreas, conheça a sua estrutura química, suas propriedades e entenda por que ele possui tantas aplicações.

Tipos de polímeros

Conheça os diversos tipos de polímeros sem os quais não conseguimos passar um dia sem ter nenhum contato, tanto naturais quanto sintéticos.

Vulcanização da borracha

O processo de vulcanização foi uma das maiores descobertas para nossa era. Assim, veja como ele ocorre, sua importância e aplicação em nossa sociedade.