Borrachas sintéticas

As mangueiras das bombas de gasolina são feitas de uma borracha sintética cujo polímero constituinte é o policloropreno ou neopreno
As mangueiras das bombas de gasolina são feitas de uma borracha sintética cujo polímero constituinte é o policloropreno ou neopreno

A borracha natural, também denominada látex, é o resultado de reações complexas que ocorrem dentro de várias espécies de árvores – principalmente a seringueira (Hevea brasiliensis). A constituição dela se dá por uma repetição de unidades isoprênicas, conforme mostrado na figura abaixo:

Reação de polimerização do isopreno para a produção do poli-isopreno

No entanto, os cientistas conseguiram sintetizar uma espécie de polímero de adição que apresenta exatamente a mesma estrutura da borracha natural. Esse poli-isopreno é um polímero diênico porque, conforme pode ser visto na sua estrutura mostrada acima, seus monômeros têm a estrutura de um dieno conjugado.

Além do poli-isopreno acima, por meio de reações análogas os químicos conseguiram sintetizar outros polímeros diênicos, como o polibutadieno e o policloropreno, ou neopreno, que são os mais comuns para a produção de borrachas sintéticas.

Reações de polimerização do polibutadieno e do policloropreno

Todos esses polímeros têm propriedades iguais às da borracha natural, como a elasticidade; assim, eles são chamados de borrachas sintéticas ou elastômeros. No entanto, se compararmos as borrachas naturais com as sintéticas, veremos que as sintéticas são até mesmo mais resistentes a variações de temperatura e ao ataque de produtos químicos. É por isso, que, por exemplo, as mangueiras de bombas de gasolina são de neopreno. Esse polímero também é usado em artefatos que ficam expostos à água do mar, como cabos de submarinos, correias transportadoras, roupas, luvas, revestimentos industriais e adesivos.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Essa borracha se torna resistente depois de passar por um processo denominado vulcanização, que é a adição de 2 a 30 % de enxofre à borracha, sob aquecimento e na presença de catalisadores, formando um polímero tridimensional com o enxofre servindo de ponte entre as cadeias carbônicas. 

Além desses polímeros de adição, que são formados por monômeros iguais, existem borrachas sintéticas que são constituídas também de copolímeros, isto é, são formadas pela união de monômeros diferentes. Dessas, a borracha mais importante é a utilizada na produção de pneus. Esses polímeros são conhecidos pela sigla em inglês GRS (government rubber styrene) ou SBR (styrene butadiene rubber). Essas siglas indicam que essa borracha é formada pela união dos monômeros do eritreno (buta-1,3-dieno) e do estireno, conforme a reação de polimerização abaixo. Esse polímero é também chamado de buna-S, sendo que o termo “bu” vem de “butadieno”, “na” vem de “sódio” (Natrium) e “S” de “estireno” (styrene). 

Polímero usado na produção de pneus

Por: Jennifer Rocha Vargas Fogaça

Artigos relacionados

Classificação dos polímeros sintéticos

Conheça as três classes em que os polímeros sintéticos são divididos e seus principais representantes.

Composição do Teflon

Conheça a constituição química, as propriedades e as principais aplicações do polímero teflon, usado em revestimentos de panelas e frigideiras antiaderentes.

Estudo de alguns polímeros

Os polímeros se classificam em naturais ou artificiais.

PET: um poliéster importante

Conheça a constituição química, a fonte de obtenção, a reação de polimerização, as aplicações e propriedades de um dos polímeros mais importantes em nosso cotidiano: o PET.

Polimetilmetacrilato (acrílico)

O acrílico ou plexiglass é, na verdade, o polimetilmetacrilato (PMMA). Saiba mais sobre esse polímero por meio deste artigo!

Poliuretano

Veja por que o poliuretano é um polímero tão importante na fabricação de vários produtos que contêm espuma em sua constituição.

Polímero PVC

Conheça mais sobre o polímero PVC, muito utilizado na fabricação de dutos e tubos rígidos para água e esgoto.

Polímero à prova de bala: Kevlar

Conheça mais sobre a poliamida kevlar, um polímero que é à prova de bala e muito resistente ao fogo e a ataques químicos.

Polímeros de adição

Os polímeros de adição são formados por sucessivas adições de monômeros. Veja os principais polímeros de adição e sua aplicação no cotidiano.

Polímeros em alta

Por que estes compostos se tornaram tão populares?

Polímeros naturais e artificiais

Conjunto de pequenas moléculas denominadas monômeros.

Polímeros: Poluição e Lixo

Veja que embora os polímeros tenham melhorado nossa qualidade de vida, eles também aumentaram o problema de descarte do lixo e da poluição gerada por ele.

Reação de Adição em Alcadienos

Entenda como ocorrem as reações de adição em alcadienos ou dienos isolados, conjugados e acumulados.

Regra de Markovnikov

Conheça a regra de Markovnikov e entenda quais são os produtos principais formados em reações orgânicas de adição de haletos de hidrogênio e de água.

Vulcanização da borracha

O processo de vulcanização foi uma das maiores descobertas para nossa era. Assim, veja como ele ocorre, sua importância e aplicação em nossa sociedade.