Polímero PVC

O nome químico que dá origem à sigla do polímero chamado comumente de PVC é policloreto de vinila (do inglês polyvinyl chloride).

Conforme se pode notar apenas pelo nome, esse é um polímero resultante da adição sucessiva de vários monômeros cloretos de vinila ou cloroetano, ou, ainda, cloreto de etenila. A seguir temos a reação de polimerização das moléculas de cloreto de vinila, para a obtenção do policloreto de vinila.

Reação de polimerização do policloreto de vinila.
Reação de polimerização do policloreto de vinila.

A massa molar média do PVC está entre 50 000 g/mol e 100 000 g/mol e sua densidade é de aproximadamente 1,39 g/cm3.

Ele possui boa resistência química e térmica, impedindo até mesmo a propagação de chamas, sendo, portanto, muitas vezes usado como isolante térmico.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Existem duas formas básicas de PVC: o flexível e o rígido. O PVC flexível é usado principalmente para produzir couros sintéticos. Também é usado para fabricar calças plásticas para bebês, bolsas, revestimentos de fios, brinquedos, forração de móveis, estofados de automóveis, capas de chuva, sapatos plásticos, discos de vinil, pisos, filmes para embalagens, etc.

O PVC rígido é conseguido misturando-o com um plastificante (como os ftalatos, que saturam a matriz tridimensional da resina plástica). Sua principal aplicação é na produção de tubos usados em tubulações para água e esgoto.

O símbolo que indica que produtos feitos desse material podem ser reciclados é o número 3 dentro de um triângulo formado por três setas, conforme mostra a imagem acima.

O polímero PVC é o principal constituinte de tubos de encanamento.

O polímero PVC é o principal constituinte de tubos de encanamento.

Por: Jennifer Rocha Vargas Fogaça

Artigos relacionados

Composição do Teflon

Conheça a constituição química, as propriedades e as principais aplicações do polímero teflon, usado em revestimentos de panelas e frigideiras antiaderentes.

Polímero à prova de bala: Kevlar

Conheça mais sobre a poliamida kevlar, um polímero que é à prova de bala e muito resistente ao fogo e a ataques químicos.

Polímeros: Poluição e Lixo

Veja que embora os polímeros tenham melhorado nossa qualidade de vida, eles também aumentaram o problema de descarte do lixo e da poluição gerada por ele.

Polímero Náilon

Conheça um polímero muito importante, o náilon. Veja suas aplicações, características, fabricação, reação de polimerização e uso na Segunda Guerra Mundial.

Plástico verde

Conheça o que é o plástico verde, um polímero com estrutura idêntica ao polietileno, mas que possui o benefício de ser de fonte renovável, o etanol da cana-de-açúcar.

Polietileno

Conheça o polímero polietileno, formado a partir da reação de polimerização do etileno e que é muito utilizado em garrafas, brinquedos, embalagens, sacos plásticos, etc.

Polimetilmetacrilato (acrílico)

O acrílico ou plexiglass é, na verdade, o polimetilmetacrilato (PMMA). Saiba mais sobre esse polímero por meio deste artigo!

Acrilato de etila

O acrilato de etila é a principal matéria-prima de um tipo muito importante de polímero acrílico. Conheça mais sobre esse composto aqui neste texto.

Borrachas sintéticas

Entenda a diferença existente entre as borrachas naturais e as sintéticas e observe quais são os polímeros constituintes das borrachas sintéticas mais importantes.

Classificação dos polímeros sintéticos

Conheça as três classes em que os polímeros sintéticos são divididos e seus principais representantes.

Estudo de alguns polímeros

Os polímeros se classificam em naturais ou artificiais.

PET: um poliéster importante

Conheça a constituição química, a fonte de obtenção, a reação de polimerização, as aplicações e propriedades de um dos polímeros mais importantes em nosso cotidiano: o PET.

Polímeros de adição

Os polímeros de adição são formados por sucessivas adições de monômeros. Veja os principais polímeros de adição e sua aplicação no cotidiano.

Polímeros em alta

Por que estes compostos se tornaram tão populares?

Polímeros naturais e artificiais

Conjunto de pequenas moléculas denominadas monômeros.

Poliuretano

Veja por que o poliuretano é um polímero tão importante na fabricação de vários produtos que contêm espuma em sua constituição.

Vulcanização da borracha

O processo de vulcanização foi uma das maiores descobertas para nossa era. Assim, veja como ele ocorre, sua importância e aplicação em nossa sociedade.