Polietileno

O polietileno é um polímero de adição que é formado pela reação entre os monômeros de etileno (eteno):

Reação de polimerização do polietileno

O valor de n varia entre 2 000 a 100 000 e mesmo que as condições específicas da reação de polimerização sejam feitas de forma controlada e invariável, dificilmente o valor de n será o mesmo para todas as macromoléculas obtidas.

O polietileno possui alta resistência à umidade e ao ataque químico de solventes em geral. Seu custo é baixo e possui boa flexibilidade, embora possua baixa resistência mecânica.

Observe na reação mostrada acima que são usados catalisadores, além de haver uma determinada pressão e temperatura. Dessa forma, dependendo da variação dessas condições, os polímeros do polietileno podem se apresentar de duas maneiras diferentes: como polímero de cadeia reta ou como polímero de cadeia ramificada.

  • Polímero de cadeia reta ou de alta densidade: As cadeias lineares do etileno se agrupam para formar o polietileno de forma paralela. Em razão da grande interação intermolecular, o resultado é um polímero rígido com alta densidade.

Esse tipo de polímero é usado em vários materiais, como garrafas, recipientes diversos, tubos, brinquedos e outros objetos como os mostrados a seguir:

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Produtos de polietileno de alta densidade

Normalmente, na embalagem aparece o seu símbolo de reciclagem, que é o número 2 no interior de um triângulo formado por setas, e aparece também sua sigla que é PEAD ou HDPE.

  • Polímero de cadeia ramificada ou de baixa densidade: Nesse caso, a densidade do polietileno é baixa porque as ramificações dificultam as interações e o resultado é um polímero macio e flexível.

Sua sigla de identificação é dada por PEBD ou LDPE e seu símbolo de reciclagem é o número quatro no interior de um triângulo feito de setas. Suas aplicações incluem sacos plásticos, revestimento de fios, cabos e embalagens maleáveis.

Sacos plásticos feitos de polietileno de baixa densidade

Símbolos de reciclagem do polietileno de cadeia de alta densidade e de baixa densidade, respectivamente

Símbolos de reciclagem do polietileno de cadeia de alta densidade e de baixa densidade, respectivamente

Por: Jennifer Rocha Vargas Fogaça

Artigos relacionados

Polimetilmetacrilato (acrílico)

O acrílico ou plexiglass é, na verdade, o polimetilmetacrilato (PMMA). Saiba mais sobre esse polímero por meio deste artigo!

Acrilato de etila

O acrilato de etila é a principal matéria-prima de um tipo muito importante de polímero acrílico. Conheça mais sobre esse composto aqui neste texto.

Plástico verde

Conheça o que é o plástico verde, um polímero com estrutura idêntica ao polietileno, mas que possui o benefício de ser de fonte renovável, o etanol da cana-de-açúcar.

Polímeros: Poluição e Lixo

Veja que embora os polímeros tenham melhorado nossa qualidade de vida, eles também aumentaram o problema de descarte do lixo e da poluição gerada por ele.

Polímero à prova de bala: Kevlar

Conheça mais sobre a poliamida kevlar, um polímero que é à prova de bala e muito resistente ao fogo e a ataques químicos.

Polímero PVC

Conheça mais sobre o polímero PVC, muito utilizado na fabricação de dutos e tubos rígidos para água e esgoto.

PET: um poliéster importante

Conheça a constituição química, a fonte de obtenção, a reação de polimerização, as aplicações e propriedades de um dos polímeros mais importantes em nosso cotidiano: o PET.

Classificação dos polímeros sintéticos

Conheça as três classes em que os polímeros sintéticos são divididos e seus principais representantes.

Poliuretano

Veja por que o poliuretano é um polímero tão importante na fabricação de vários produtos que contêm espuma em sua constituição.

Polímeros de adição

Os polímeros de adição são formados por sucessivas adições de monômeros. Veja os principais polímeros de adição e sua aplicação no cotidiano.

Polímeros em alta

Por que estes compostos se tornaram tão populares?

Polímeros naturais e artificiais

Conjunto de pequenas moléculas denominadas monômeros.

Estudo de alguns polímeros

Os polímeros se classificam em naturais ou artificiais.

Composição do Teflon

Conheça a constituição química, as propriedades e as principais aplicações do polímero teflon, usado em revestimentos de panelas e frigideiras antiaderentes.