Polímeros em alta

Para quem não sabe, polímeros são plásticos, mas por que estes compostos se tornaram tão populares? Tudo tem explicação em seu concorrente: o vidro. Há alguns anos as únicas embalagens para produtos industrializados eram feitas do material vidro, cujas características são: peso elevado, inflexível e perigoso (por ser quebrável e cortante).

Foi então que a partir da década de 1960 iniciou-se o processo de modernização das embalagens. O novo material era derivado de polímeros, e possuía vantagens como baixo custo, impermeabilidade, flexibilidade e ao mesmo tempo resistentes a impactos.

Diante de tantos atributos, o plástico foi substituindo aos poucos as antigas embalagens, sendo assim consagrado e se transformando no material de sacolas para compras, lixo e embalagens para alimentos. Mas a utilização de polímeros não se limita apenas a esta função, conforme seu preparo são ainda empregados na fabricação de computadores, automóveis e até de nossas roupas.

Estudos mostram que nos países mais desenvolvidos são gastos anualmente mais de 100 quilos de polímeros por habitante, ou seja, estes materiais estão se tornando cada vez mais populares.

 

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
Usados desde a Segunda Guerra Mundial

Usados desde a Segunda Guerra Mundial

Por: Líria Alves

Artigos relacionados

Proteínas

Proteínas são poliamidas, formadas pela condensação de α- aminoácidos. Proteína é um tipo de polímero.

Polímeros de adição

Os polímeros de adição são formados por sucessivas adições de monômeros. Veja os principais polímeros de adição e sua aplicação no cotidiano.

Borrachas sintéticas

Entenda a diferença existente entre as borrachas naturais e as sintéticas e observe quais são os polímeros constituintes das borrachas sintéticas mais importantes.

Vulcanização da borracha

O processo de vulcanização foi uma das maiores descobertas para nossa era. Assim, veja como ele ocorre, sua importância e aplicação em nossa sociedade.

Poliuretano

Veja por que o poliuretano é um polímero tão importante na fabricação de vários produtos que contêm espuma em sua constituição.

Classificação dos polímeros sintéticos

Conheça as três classes em que os polímeros sintéticos são divididos e seus principais representantes.

PET: um poliéster importante

Conheça a constituição química, a fonte de obtenção, a reação de polimerização, as aplicações e propriedades de um dos polímeros mais importantes em nosso cotidiano: o PET.

Polímero PVC

Conheça mais sobre o polímero PVC, muito utilizado na fabricação de dutos e tubos rígidos para água e esgoto.

Composição do Teflon

Conheça a constituição química, as propriedades e as principais aplicações do polímero teflon, usado em revestimentos de panelas e frigideiras antiaderentes.

Polímero à prova de bala: Kevlar

Conheça mais sobre a poliamida kevlar, um polímero que é à prova de bala e muito resistente ao fogo e a ataques químicos.

Polímeros: Poluição e Lixo

Veja que embora os polímeros tenham melhorado nossa qualidade de vida, eles também aumentaram o problema de descarte do lixo e da poluição gerada por ele.

Polímero Náilon

Conheça um polímero muito importante, o náilon. Veja suas aplicações, características, fabricação, reação de polimerização e uso na Segunda Guerra Mundial.

Plástico verde

Conheça o que é o plástico verde, um polímero com estrutura idêntica ao polietileno, mas que possui o benefício de ser de fonte renovável, o etanol da cana-de-açúcar.

Polietileno

Conheça o polímero polietileno, formado a partir da reação de polimerização do etileno e que é muito utilizado em garrafas, brinquedos, embalagens, sacos plásticos, etc.

Polimetilmetacrilato (acrílico)

O acrílico ou plexiglass é, na verdade, o polimetilmetacrilato (PMMA). Saiba mais sobre esse polímero por meio deste artigo!

Acrilato de etila

O acrilato de etila é a principal matéria-prima de um tipo muito importante de polímero acrílico. Conheça mais sobre esse composto aqui neste texto.

Tipos de polímeros

Conheça os diversos tipos de polímeros sem os quais não conseguimos passar um dia sem ter nenhum contato, tanto naturais quanto sintéticos.

Estudo de alguns polímeros

Os polímeros se classificam em naturais ou artificiais.

Polímeros naturais e artificiais

Conjunto de pequenas moléculas denominadas monômeros.