Águas subterrâneas

A água ocupa grande parte do planeta Terra, esse recurso é indispensável para a manutenção de toda forma de vida existente. Em nosso planeta, a água pode ser encontrada de diversas maneiras na natureza (rios, lagos, oceanos, calotas polares, atmosfera e no subsolo) e em três estados físicos (líquido, gasoso e sólido).

A maioria da água doce contida na natureza se encontra no subsolo. Os aqüíferos, juntamente com os rios, fornecem água para o consumo humano e também para os animais (domésticos e silvestres). A água é usada pelo homem para realizar a higiene corporal, residencial, além de servir para cozinhar os alimentos, beber e realizar atividades industriais.

No subsolo, a água se encontra em duas camadas. A primeira camada recebe o nome de zona não-saturada, nela se encontra oxigênio e água entre as rochas e solos. A segunda recebe o nome de zona saturada. Nesse caso, as lacunas dispostas entre os elementos rochosos se encontram repletas de água.

Sobre as águas subterrâneas existem dois tipos básicos de lençóis: freático e artesiano. O primeiro se encontra na zona não-saturada, próximo da superfície, fator que facilita a extração pelo homem e também a contaminação. Já as reservas de água dos lençóis artesianos se acumulam em camadas profundas do subsolo, fazendo com que sua extração seja mais difícil. O lençol artesiano está na zona saturada, por isso, para a realização de sua extração, é necessária a construção de poços artesianos, pois a água se encontra armazenada por debaixo de rochas, as quais devem ser atravessadas.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
Emersão de águas subterrâneas.

Emersão de águas subterrâneas.

Por: Eduardo de Freitas

Artigos relacionados

Água

A água, características da água, como a água pode ser encontrada, o ciclo da água, a água para ser consumida, o processo de tratamento da água.

Poluição das águas

Poluição das águas, Como ocorre a Poluição das águas, Poluição das águas e a escassez de água, Os agentes da Poluição das águas, Poluição das águas por resíduos industriais, Poluição das águas por esgoto doméstico.

Aquífero Guarani

Descubra como funciona um aquífero e conheça um pouco mais sobre o Aquífero Guarani, um dos maiores do mundo.

Hidrosfera

Confira algumas informações e dados sobre a hidrosfera terrestre e sua importância para o meio natural e para a sociedade em geral.

Diferença entre rio, córrego, riacho e ribeirão

Clique aqui e saiba qual é a diferença entre rio, córrego, riacho e ribeirão e por que os cursos d'água recebem tantas denominações.

Lençol freático

Entenda um pouco mais sobre o lençol freático, que corresponde a uma reserva de água doce proveniente da chuva que se infiltra através dos poros e fissuras do solo. Saiba por que essa água subterrânea armazenada é suscetível à contaminação e conheça a importância do lençol freático.

As etapas do processo de formação de um rio

As etapas de formação de um rio, Como se forma um rio, O que é um rio, O que é um olho-d’água, O que é um riacho, O que é um ribeirão, A interferência do relevo nos rios.

Clima

Compreenda o que é o clima, quais são as suas dinâmicas e os seus principais fatores e elementos determinantes.

Correntes marítimas

Correntes marítimas, águas oceânicas, oceanos, mares, desertos, umidade, continentais, litoral, ilhas britânicas, invernos, Golfo do México, zonas polares, zona intertropical, Terra, correntes quentes, correntes frias.

O movimento das águas marinhas

O movimento das águas marinhas, O que são os movimentos das águas marinhas, Como ocorrem os movimentos das águas marinhas, Quais são os fatores responsáveis pelos movimentos das águas marinhas.

O que são rios e lagos?

Rios, lagos, mundo, água, natureza, atmosfera, oceanos, mares, continentes, sólido, líquido, gasoso, recursos hídricos, civilizações, humanidade, história, relevo.

Oceanos e mares

Oceanos e mares, planeta, climático, economia, países, fluxos comerciais, exportação, importação, recursos hídricos, peixes, pescados, renda, jazida, petróleo, navegadores, terras, Américas, Pacífico, Atlântico, Índico, Ártico, Antártico, mares abertos, mares interiores, mares fechados.