O que são rios e lagos?

O mundo é constituído, em grande parte, por água; que é encontrada na natureza de várias maneiras, como em oceanos e mares, continente e atmosfera. As águas são identificadas na natureza em três estados físicos: sólido, líquido e gasoso.

Dentre as águas continentais (água doce), os recursos hídricos que mais se destacam são os rios e lagos; que são de extrema relevância para todas as civilizações. Pois a humanidade, durante a história, procurou se fixar nas proximidades desses mananciais. Agora vamos conhecer o conceito de rios e lagos.

Rios: são deslocamentos de água que acontecem de maneira natural, sem haver interrupção. Geralmente, um rio parte de sua nascente e corre em direção aos relevos mais baixos até atingir ou desembocar em outro curso maior, como o oceano, por exemplo; além da possibilidade de desaguar em um lago.
Os rios apresentam disparidades entre eles, a configuração de um rio depende do relevo (montanhas, planaltos, planícies, depressões) no qual o mesmo percorre, além de ser influenciado pelas características climáticas (chuvoso ou seco) da região.
Em geral, os rios são formados por águas subterrâneas, pelo encontro das águas de mais de um rio ou pelo derretimento de geleiras. Além disso, podem ser perenes (que não secam) ou temporários (que secam em determinados períodos do ano).

Lagos: podem ser definidos como um acidente geográfico em forma de depressão, abrangem um grande volume de água que não secam. Suas águas são oriundas de muitas fontes, dentre elas: chuva, nascente própria, rios e derretimento de geleiras.
Os lagos podem apresentar tamanhos e profundidades variados, grandes ou muito pequenos, rasos ou extremamente profundos. Existem lagos que possuem água salgada; há também os que não são naturais, constituídos a partir da construção humana, servem como reservatório de água.
A formação de lagos se dá pela sedimentação acumulada, que impede o escoamento da água, e também pelas rochas que, em geral, são impermeáveis e impossibilitam a absorção pelo lençol freático.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
Lago Monaire, Canadá.

Lago Monaire, Canadá.

Por: Eduardo de Freitas

Artigos relacionados

Águas subterrâneas

Águas subterrâneas, O que são águas subterrâneas, Onde são encontradas as águas subterrâneas, O que representa as águas subterrâneas para o homem.

Correntes marítimas

Correntes marítimas, águas oceânicas, oceanos, mares, desertos, umidade, continentais, litoral, ilhas britânicas, invernos, Golfo do México, zonas polares, zona intertropical, Terra, correntes quentes, correntes frias.

Diferença entre mar e oceano

Clique e descubra os critérios para estabelecer a diferença entre mar e oceano!

Paisagem

Confira o conceito de paisagem, sua utilidade e a diferença entre paisagem natural e paisagem humanizada.

Diferença entre rio, córrego, riacho e ribeirão

Clique aqui e saiba qual é a diferença entre rio, córrego, riacho e ribeirão e por que os cursos d'água recebem tantas denominações.

Tipos de ilhas

Você sabia que existem diferentes tipos de ilhas? Clique aqui e saiba mais sobre essa paisagem presente em ambientes aquáticos!

Oceanos e mares

Oceanos e mares, planeta, climático, economia, países, fluxos comerciais, exportação, importação, recursos hídricos, peixes, pescados, renda, jazida, petróleo, navegadores, terras, Américas, Pacífico, Atlântico, Índico, Ártico, Antártico, mares abertos, mares interiores, mares fechados.

Oceanos

Oceanos, o que é oceano, oceano Pacífico, oceano Atlântico, oceano Ártico, oceano Índico, oceano Antártico, para que os oceanos são importantes.

Relevo Submarino

Clique aqui e conheça as principais formas de relevo submarino!