Relevo Submarino

Os fundos dos oceanos, assim como as porções continentais do planeta, também possuem irregularidades na sua composição, fenômeno classificado como relevo submarino.

O relevo é caracterizado como a forma da superfície terrestre, apresentando aspectos distintos conforme cada localidade. Os fundos dos oceanos, assim como as porções continentais do planeta, também possuem irregularidades na sua composição, fenômeno classificado como relevo submarino.

O desenvolvimento tecnológico obtido durante a década de 1960 proporcionou mecanismos para a realização do mapeamento do relevo submarino e, através de uma análise criteriosa, foi possível classificá-lo. As principais formas de relevo submarino são:

Plataforma continental: consiste no prolongamento submerso dos continentes, apresentando profundidades que variam de 10 a 500 metros. É de grande importância econômica, pois nessa porção do relevo submarino é obtida a maioria dos recursos minerais (petróleo), além de ser realizada a maior parte das atividades pesqueiras. No quesito ambiental, é nessa área que ocorre a fotossíntese e o crescimento do plâncton, que é imprescindível na cadeia alimentar.

Talude continental: com relevo irregular, essa área apresenta uma inclinação mais significativa que a plataforma continental, podendo atingir até 3 mil metros de profundidade. No talude continental é possível encontrar restos de espécies marinhas e argila muito fina.

Bacia oceânica: também chamada de planície abissal, a bacia oceânica, que se estende a partir do limite do talude continental até, aproximadamente, 5 mil metros de profundidade, é a maior do relevo submarino. Essa porção dos oceanos não recebe luz solar, apresentando baixas temperaturas.

Dorsais: compreendem as grandes cordilheiras. As dorsais dos oceanos Atlântico, Índico e Pacífico apresentam profundidades que variam entre 2 e 4 quilômetros.

Fossas abissais: são depressões compridas e estreitas, constituindo as regiões mais profundas do relevo submarino. Atingem profundidades entre 7.000 e 1.100 metros.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
Aspectos do relevo submarino

Aspectos do relevo submarino

Por: Wagner de Cerqueria e Francisco

Artigos relacionados

A biosfera

A biosfera, A biosfera é a esfera da vida, A biosfera oferece condições para o desenvolvimento da vida, O que é biosfera, A constituição da biosfera, Os elementos que compõe a biosfera.

Deriva Continental

Deriva Continental, O que é Deriva Continental, Quem desenvolveu a Teoria da Deriva Continental, Quando surgiu a Teoria da Deriva Continental, As evidências para elaboração da Teoria da Deriva Continental.

O movimento das águas marinhas

O movimento das águas marinhas, O que são os movimentos das águas marinhas, Como ocorrem os movimentos das águas marinhas, Quais são os fatores responsáveis pelos movimentos das águas marinhas.

O que são rios e lagos?

Rios, lagos, mundo, água, natureza, atmosfera, oceanos, mares, continentes, sólido, líquido, gasoso, recursos hídricos, civilizações, humanidade, história, relevo.

Oceanos

Oceanos, o que é oceano, oceano Pacífico, oceano Atlântico, oceano Ártico, oceano Índico, oceano Antártico, para que os oceanos são importantes.

Oceanos e mares

Oceanos e mares, planeta, climático, economia, países, fluxos comerciais, exportação, importação, recursos hídricos, peixes, pescados, renda, jazida, petróleo, navegadores, terras, Américas, Pacífico, Atlântico, Índico, Ártico, Antártico, mares abertos, mares interiores, mares fechados.

Oásis

Oásis, O que é o Oásis, Onde se localiza os Oásis, os tipos de Oásis, as características de um Oásis, como é formado o oásis.

Pangéia

Pangéia, O primeiro continente do planeta, O que é a Pangéia, As divisões da Pangéia, Quem criou a teoria da deriva continental, Como foi alcançada a teoria da deriva continental.

Placas tectônicas

Entenda as placas tectônicas. Saiba como elas se movimentam e a consequência desses movimentos. Conheça as principais placas tectônicas do mundo.

Seis curiosidades sobre vulcões

Clique aqui e confira seis curiosidades sobre os vulcões e aumente sua compreensão sobre o tema!

Tipos de Relevo

Os tipos de relevo, suas formas e classificações.